quarta-feira, 6 de maio de 2009

Guarde o seu coração

Devocional da Capelania
CRE – Centro Renovo de Educação – 04 de maio de 2009
Pr. Joubert de Oliveira Sobrinho

Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas (fontes) da vida.

Não é verdade que protegemos com cuidado as coisas que a gente gosta? Quando ganhamos um brinquedo novo nós não o deixamos na chuva, no sol ou largado para o cachorro morder! Pense numa jóia valiosa; um anel de ouro com brilhantes! Você brincaria de chutá-lo como se fosse uma bola? Não! Nós guardamos com cuidado, protegemos. Guardar é conservar, defender, preservar. É isto que devemos fazer com o nosso coração. Dentre as muitas coisas que devemos conservar, proteger, defender e preservar, o coração é o primeiro.

Mas, o que é o coração na Bíblia? Não se refere ao órgão que bate no peito bombeando o sangue pelo corpo. Coração é a sua vida mais íntima, sua vida oculta, onde estão os pensamentos, desejos, sentimentos, planos, medos, simpatias. O coração é a sua alma mais a sua consciência (parte de seu espírito).

As saídas ou fontes que jorram

O coração precisa de nosso cuidado porque é dele que nascem as saídas ou as fontes da vida. Tudo que se refere à nossa vida começa no coração. Quando estas coisas saem do nosso coração elas aparecem de alguma maneira: Palavras, Ações, Esforços, Trabalhos, Movimentos, Conduta.

Tudo o que fazemos expressa o nosso coração, Lucas 6:45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

Por que devo guardar meu coração?

Estas são as razões porque você deve ter cuidado com o seu coração:

· O que está dentro do coração, em algum momento, vai sair.

Mc 7.21-23 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

· Porque tudo o que aceitamos no coração, no pensamento, fica no caráter.

Provérbios 23:7 Porque, como imaginou na sua alma, assim é; ele te dirá: Come e bebe; mas o seu coração não estará contigo.

· Porque Deus olha o coração e não a nossa aparência.

1 Samuel 16.7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

· Porque o que temos no coração prova o que somos enquanto nossa conduta é apenas o que fazemos.

Gênesis 27:41 E aborreceu Esaú a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão.

· Porque satanás quer encher o nosso coração.

At 5.3 Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?

Como devo guardar meu coração?

· Lendo a bíblia, a Palavra de Deus.

Salmos 119:9 Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Salmos 119:11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

· Conversando com Deus em oração.

Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Sl 51.10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.

· Praticando boas atividades

Salmos 1.3 (Aquele que medita na Palavra de Deus) ...será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
Salmos 37:3 Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.

· Convivendo com boas pessoas.

Provérbios 2.20 Para que andes pelo caminho dos bons e guardes as veredas dos justos.

Quando devo guardar meu coração?
SEMPRE!
Mateus 15:19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
Mateus 5:8 bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

· Quando estivermos na presença de gente perversa (não permita que a corrupção do coração dos outros entre no seu coração).
· Quando estivermos na Internet (que sites você tem visitado? O que você tem posto diante dos olhos?).
· Quando formos tentados (...com a tentação (Deus) dará também o escape, para que a possais suportar, 1Co 10.13).
· Quando estivermos sozinhos (Na verdade nunca estamos sós, Mt 28.20).
· Quando a vida parece difícil (Jesus conhece suas angústias, Hb 4.15).
· Quando a decisão mais fácil vai contra a Palavra de Deus (Leia a seguinte história).

Como você responderia a pergunta da professora missionária?
Havia uma professora americana que dedicou sua vida a ensinar os filhos de missionários na Tanzânia, África. Ela trabalhou por 30 anos naquele país e ensinou muitas crianças. Por causa dessa dedicação exclusiva ela não pôde se casar e viveu a maior parte de sua vida longe de sua família. Quando ela voltou, começou a percorrer o país procurando seus antigos alunos para ver como estavam. Afinal ela havia dedicado sua vida para que eles tivessem uma boa formação.

Um deles, Daniel Egeler, nos contou que foi procurado por ela quando estava prestes a entrar na faculdade. Ele era filho de um pastor e tinha tomado a decisão de não querer seguir o caminho do pai. Achava que o pai havia perdido a vida longe de tudo e de todos, num lugar escuro de um país distante, e não queria para si aquela vida, não seria um missionário. Agora ele queria ser jogador de futebol e, nisto, ele era bom! Haveria de ganhar muito dinheiro e ser reconhecido em todo o mundo! Isto o interessava.

A professora marcou um almoço com ele na escola onde ele estudava. Ele até ficou sem jeito diante de seus amigos por estar conversando com uma senhora que foi sua professora do primário... Depois do almoço ela abriu um livrinho preto. Nele estava o nome de todos os alunos a quem ela deu aula na vida. Ela procurou o nome dele na lista e começou a fazer perguntas sobre sua vida, seus planos, o curso que estava fazendo e por fim fez uma última pergunta: Como você está investindo em sua vida com vistas à eternidade? Isto é, ela queria saber o que ele tinha no coração para cumprir a vontade do Deus Eterno. Será que ele queria fazer a vontade de Deus ou tinha outros planos no coração? Desejava plantar sementes eternas ou estava pensando somente nos interesses desta vida?

Chocado com aquela pergunta, Daniel não soube responder. Não tinha o que responder. Ele definitivamente não estava investindo em sua vida pensando na eternidade. Daniel notou que ela esperava mais. A professora se levantou, se despediu e foi embora, mas não estava feliz. Daniel percebeu tristeza e frustração em sua face.

Naquela noite Daniel se ajoelhou em seu quarto e chorou na presença de Deus. O Espírito Santo rasgou seu coração e ele abriu mão de seus planos pessoais dizendo: - Senhor, eu abro mão de meus desejos e vontades. Rejeito meus planos pelos seus. Se o Senhor quiser usar minha vida na África ou onde quer que seja, eu estou disposto.

Daniel Egeler é hoje Vice-Presidente Internacional da ACSI, uma Associação Internacional de Escolas Cristãs, uma organização que apóia escolas cristãs em todo o mundo. Ele já viajou por todos os continentes e disse que só não foi à Antártida porque lá ainda não há uma escola cristã.

Daniel resolveu guardar, cuidar de seu coração e tirar de lá as coisas que não pertenciam à vontade de Deus. Deus, por sua vez, tem usado sua vida para fazer muito mais do que ele havia imaginado. O trabalho árduo, o ministério aparentemente pequeno daquela professora foi multiplicado pelo mundo. Assim será para todos os que guardarem seus corações para Deus.
Provérbios 23:26 Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário