quinta-feira, 4 de março de 2010

PREÇO DE GRAÇA


Joubert de Oliveira Sobrinho
Devocional CRE de 22.02.10

Ef 2.4-9 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Rm 5.20 A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda

2Pe 3.17.18 Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!

Definição

· Graça refere-se às ações amorosas de Deus para com a criação e a favor da humanidade em particular.

· Graça é o transbordar generoso do amor de Deus-Pai por meio do Filho, Jesus Cristo.

· Graça é o favor, a bênção imerecida, livremente concedida ao homem por Deus

· Graça inclui a ideia do poder divino que equipa o homem a viver uma vida moral (consciência do certo e o errado).

· Graça envolve todos os benefícios provenientes de Deus: perdão, salvação, regeneração, arrependimento, justificação, esperança, amor de Deus, vida eterna.

A Teologia discrimina vários tipos de graça, conforme sua atuação na vida humana. Para nosso entendimento geral do significado da graça destacaremos as duas descrições principais: a graça comum e a graça especial.

Graça Comum

É a graça geral, universal. Toda a humanidade a recebe sem discriminação por meio de seu cuidado providencial.

· Na ordem da Criação

Hb 1.1-3 - Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas;

Mt 5.45 - para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.

· No governo e controle da sociedade humana

Rm 13.1-7 - Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

· Na lei moral da consciência humana

Rm 2.15 os quais mostram a obra (norma) da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os,

Graça Especial

É a graça salvífica, regeneradora, capacitadora, pela qual redime, santifica e glorifica seu povo, dada somente àqueles chamados por Deus, mediante a fé em Jesus.

2Co 5.18 E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

1Co 15.10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.

A graça de Deus no AT

No AT a graça não estava no primeiro plano e era aplicada principalmente para Israel.

Há duas palavras hebraicas referentes à graça no AT:

· Hesedh – traduzida centenas de vezes como misericórdia e dezenas de vezes como bondade, longanimidade.

Esta é uma palavra de dois fios:

o Aplicável a Deus (graça), Lm 3.22 - As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

o Aplicável aos homens (amor constante), Os 6.6 - Porque eu quero; misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

Freqüentemente associada com a palavra aliança, e denota a atitude de fidelidade com que ambas as partes de um pacto devem caracterizar-se. Sugere-se traduzi-la como “amor de pacto”.

· Chen – Significa a ação de um superior (humano ou divino) para com um inferior; ou favor imerecido.

o Aplicável a Deus – Jr 31.3 - Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí

o Aplicável aos homens, Gn 33.8,10,15 - E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor... Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão, porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim... E Esaú disse: Deixarei logo contigo desta gente que está comigo. E ele disse: Para que é isso? Basta que eu ache graça aos olhos de meu senhor. Rt 2.2,10 - E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela lhe disse: Vai, minha filha. Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?

· A graça e Noé

Gn 6.8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

· A graça e Abraão

Gn 12.1-3 - Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

· Gl 3:18 Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão.

· A graça e José

Gn 39.21 – O Senhor, porém, estava com José e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.

· A graça e Israel

Israel foi escolhido por livre escolha de Deus e não pela retidão do povo. No pacto do Sinai a iniciativa partiu de Deus.

Dt 7.7,8; 8.18. O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; Mas porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. ...Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder; para confirmar o seu concerto, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.

A graça de Deus no NT

A partir da encarnação de Jesus e sua manifestação ao mundo a graça de Deus passou a estar em primeiro plano. Em Jesus, toda bondade e benefícios espirituais se disponibilizaram à humanidade e os detalhes da graça passaram a se evidenciar através dos escritos dos apóstolos.

· Charis – palavra grega usada para traduzir hen (Eleos – traduz Hesedh – porém, menos usada)

1. Graça;

1a) aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso

2. Boa vontade, amável bondade, favor;

2a) da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs

3. O que é devido à graça

3a) a condição espiritual de alguém governado pelo poder da graça divina

3b) sinal ou prova da graça, benefício

3b1) presente da graça

3b2) privilégio, generosidade

4. Gratidão (por privilégios, serviços, favores), recompensa, prêmio

Jesus e a graça

Jesus usou a ideia de graça, embora não tenha mencionado a palavra graça nos evangelhos. Toda a vida e mensagem de Cristo é graciosa: Lc 19.10 - Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Todos os que estavam ao redor o admiravam por sua graça: João 1.14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade

As parábolas da graça

· Os trabalhadores na vinha, Mt 20.1-16 – O senhor contrata trabalhadores em horários diferentes e paga o mesmo valor a todos. Mostra que Deus não presta contas a ninguém por seus dons graciosos.

· A parábola da grande Ceia, Lc 14.16-24 – demonstra que o privilégio espiritual (primeiros convidados) não assegura a felicidade final e que o convite do evangelho é para todos.

· O filho pródigo, Lc 15.20-24 – O filho pródigo foi recebido por seu pai de uma maneira imerecida.

O Evangelho e a Graça

Lc 4.22 E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José?

At 14.3 Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.

At 20.24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

Graça resulta em coragem e testemunho eficaz

At 4.33-E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

At 12.43-E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.

O Espírito Santo e a Graça

O Espírito de Deus é chamado de Espírito da Graça, demonstrando que a graça é parte do caráter da trindade.

Zc 12.10 - E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

Hb 10:29 - De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?

Desequilíbrios em relação à graça

Vê-se com que facilidade ocorre o desequilíbrio no entendimento da graça. Os extremos historicamente conhecidos são os seguintes:

· Antinomismo – nega qualquer lei absoluta ou externa. Rejeita a lei ao se considerar liberto pelos méritos de Cristo. Rm 6. Embora não sejamos salvos por observar a lei, temos a responsabilidade de viver retamente em obediência à lei do amor de Deus, servindo uns aos outros, Gl 5.13,14, andando no Espírito, Gl 5.16, o qual opera de contínuo para transformar-nos à imagem de Cristo, Cl 3.1,7-10.

· Legalismo – Ou moralismo - Atitude que identifica padrões morais com observância rigorosa das leis ou que encara a aceitação de códigos morais como elemento determinante na comunidade. Supõe-se que a obediência das leis e códigos morais é um meio de alcançar o favor divino (salvação por obras).

Graça e gratuidade

Cada pecado perdoado por Jesus foi cobrado devidamente na cruz do calvário. Uma vez que nenhuma obra humana poderia amenizar ou pagar nossa dívida, Jesus pagou pelo sacrifício de si mesmo, possibilitando-nos absorver a salvação gratuitamente.

Rm 3.23,24 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,

Rm 5.15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

Custo da graça

Hb 2. 9 vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos

Graça como chamada à consagração

Uma vez que a graça de Deus nos livra do pecado e nos une a Ele, somos chamados a viver de acordo com a capacitação que ela nos proporciona: uma vida de dedicação a Deus e santidade, cada vez mais atraídos à sua presença, livrando-nos das amarras interiores e exteriores.

Hb 12.14-17 - Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou.

Sofrer em lugar de outro também é graça

A capacitação da graça nos leva a imitar a Cristo por amor a Deus e ao próximo. A disposição de sofrer para a libertação de outros é conseqüência de sermos alcançados pela graça divina.

Tiago 5:20 saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.

1 Pedro 4:8 Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros, porque a caridade cobrirá a multidão de pecados,

A seguinte história ilustra a graça do amor cobrindo uma multidão de pecados.

Havia um chefe tribal muito admirado pelos seus companheiros pela bondade, justiça, coragem e força com que liderava, mantendo toda a tribo em paz e em ordem. Um dia alguém reclamou de um furto em uma tenda. Levaram o assunto ao chefe que reuniu a tribo e anunciou o castigo para quem fosse pego furtando: 10 chibatadas.

Dias depois ocorreu novo furto. O chefe reuniu toda a tribo e clamou dizendo que seja quem for, a partir daquele momento, se fosse pego, seria castigado com 20 chibatadas.

Mais alguns dias se passaram e outra vez ocorreu um furto. Tribo reunida, o chefe elevou o castigo para 30 chibatadas. Ao mesmo tempo pediu com amor e firmeza, que a pessoa que estava a praticar este ato parasse imediatamente, pois sofreria imensamente com o castigo.

Novamente ocorreu um furto. Na reunião o castigo foi elevado a 40 chibatadas. Agora o chefe alertou a todos que mais cedo ou mais tarde o culpado seria pego e sofreria por não dar ouvidos à sua repreensão. Poucos dias se passaram quando um alvoroço na tribo despertou a atenção de todos. Muitos chegaram à frente da tenda do chefe dizendo que haviam apanhado em flagrante a pessoa que fazia os furtos. O chefe logo ordenou que trouxessem o ladrão. No entanto notou apreensão e constrangimento na face dos acusadores. Ao questioná-los, um deles logo lhe falou:

- Chefe, a pessoa que praticava os furtos é a sua mãe.

Após um longo silencio, o chefe bradou: - As quarentas chibatadas serão aplicadas!

Logo trouxeram sua mãe. À sua ordem, rasgaram os seus vestidos da senhora idosa nas costas, pondo à mostra os ossos das costelas e a coluna encurvada. - Preparem a chibata! – Gritou o chefe para espanto dos presentes, ao vê-lo com rigor para com a própria mãe.

Enquanto separavam a vara, o chefe tirou a parte de cima de seu vestido expondo o tronco largo e musculoso. Aproximou-se da mãe e abraçou-a por detrás, cobrindo-lhe as costas com seu peito e expondo as suas costas ao executor, e disse: - Que se dêem as 40 chibatadas!

A mãe chorava ao saber que seu filho sofria em seu lugar. Todos viram o bom chefe dizer palavras de amor e de graça ao ouvido da mãe enquanto tremia a cada chibatada que sofria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário