sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O que será deste país?



O que será deste país?
Meditações inspiradas no Horário Eleitoral Gratuito

Joubert de O. Sobº
Capelão CRE

No começo eu ri fartamente vendo o horário eleitoral gratuito, especialmente a parte dos deputados. Parece um programa humorístico de mensagens curtas. Cada um quer que seu recado seja mais relevante que os outros, diferente. Vale tudo para chamar a atenção e, por isso, acaba sendo inevitável que se desista da seriedade e se descambe para o tom irônico, divertido, sensual e burlesco.

Alguns são tão endurecidos na postura que gravam as vinhetinhas como se tirassem fotografia: mexem somente a boca. Outros repetem o seu número de candidato como se a gravação estivesse com defeito. Uns são tão cínicos que sorriem falando de coisas tristes. Outros imitam descaradamente a voz e a imagem dos que conseguiram atrair muitos votos no passado.

Outra se apresenta como mulher “fruta” e com curvas à mostra manda beijinhos pedindo voto. Enquanto os mais desesperados apresentam com rapidez seus currículos imensos tentando convencer pela incompreensibilidade.

O maior símbolo desta leva é o palhaço Tiririca. Pelo jeito vai estourar de tanto voto. Ele é o palhaço do povão. Porém com seu jeito característico diz com sincera irreverência:

- Vote em mim... Quero ser deputado pra ajudá os mais necessitado, inclusive a minha família...
- O que é que faz um Deputado Federal? Pergunta para logo em seguida responder:
- Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto...
- Vote no Tiririca. Pior do que tá não fica...
- Se você votá ni mim (sic) eu vô tá em Brasília fazendo o coisa da vida de nosso Brasil, a nossa vida, o nosso momento, o nosso...das coisa... que nóis temos...
- Vote no abestado!

Bem, depois de rir pensando que todo reino que se preze deve ter uns bons truões, os bobos da corte, comecei a lamentar profundamente. A lei eleitoral proíbe a entrevista de candidatos nas rádios e TVs. A única maneira de conhecê-los comparativamente é o horário eleitoral ou se você pesquisar profundamente e correr atrás das informações através de sites de seus partidos. Quantos farão isto?

O Tiririca com escrachos expôs o viés comum dos políticos: favorecimento de familiares e amigos, desconhecimento da real atividade de um deputado federal e sua responsabilidade perante a nação, desvalorização da casa das leis do país, junção de “abestados” de interesse próprio e não nacional.

O Deputado federal é o cidadão eleito para a Câmara dos Deputados (composta por 513 membros), uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil. A representatividade de cada estado é proporcional ao número de habitantes. De acordo com a Constituição federal do Brasil de 1988, é o representante nacional popular, eleito por voto direto. O mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições.

1.      Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais.
2.      Ele pode propor emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emendas à Constituição federal e propor emendas para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Constituição).
3.      Participa das Comissões Permanentes, que avaliam e emitem pareceres sobre as propostas em tramitação na Câmara.
4.      Cabe ao Deputado discutir a proposta de orçamento elaborada pelo Executivo, apresentar emendas e definir onde serão aplicados os recursos do Governo.
5.      Durante os quatro anos de seu mandato, participa das sessões plenárias e dos trabalhos das Comissões.
6.      Além disso, atende pessoalmente aos eleitores, encaminhando seus pedidos a órgãos governamentais ou apresentando, em Plenário, assuntos de interesse do segmento social ou da região que o elegeu.
7.      Ouve a opinião de grupos organizados que reivindicam a colocação de temas específicos em pauta.
8.      O deputado emite pareceres nas diversas comissões técnicas, sobre os projetos e demais assuntos acerca dos quais o Poder Legislativo deve manifestar-se. Pode também propor a instituição de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

(Retirado de um site de um parlamentar não citado para não fazer propaganda, ok?)

Não são poucas as responsabilidades de um Deputado Federal. Ele pode movimentar mudanças na Carta Magna, a Constituição do país, a maior autoridade da nação! Não deveria este cargo ser ocupado por gente preparada, com respaldo da comunidade no serviço comum, com o mínimo de condições para exercer as funções designadas a fim de não se tornar joguete ou voto comprável sob a pressão dos grupos de interesse?

A escola, que deveria formar minimamente as crianças para a cidadania, lhes dá uma formação vergonhosa. Ouvi recentemente uma escritora de teatro reclamar que os novos atores decoram os textos, mas não entendem o sentido do que lêem; falam, mas não captam a mensagem, porque são analfabetos funcionais. Agora numa casa em que leis são escritas e elaboradas, onde contextos devem ser entendidos e discernidos deveriam estar pessoas capacitadas para isto.

O que será de nosso país? Oremos pela misericórdia divina. Este gigante está crescendo com pés de barro e em algum momento não suportará o próprio peso.  

4 comentários:

  1. se depender do tiririca esse país vai ser uma grande piada! hahahaha!

    estou pensando em fazer um JayCBe especial para falar sobre política, eleições e sobre a participação Cristã na vida pública, se envolver ou não! o que vc acha? alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  2. A Política é uma arte, hoje mal pintada... Um dia foi, e um dia será quem sabé eficaz, estratégica como quem sabe "a lista de schindler" que sábiamente livrava o povo judeu do massacre alemão, da tirania de hitler. Enfim. Nesse pais vidas foram ceifadas por ideais de liberdade, justiça e igualdade, e a degradação da sociedade como um todo permite "este circo dos horrores". Pois preparados ou não, adentram pensando em interesses próprios, e do corporativismo da elite dominante deste pais. Além do "festival dos festivais" de dinheiros e mais dinheiros que correm as meias, cuecas e pastas de políticos. No pior dos casos, recursos destinados ao bolsa família não chega a quem precisa de direito (em alguns casos), pois prefeituras corruptas embolsam esses valores, pelos funcionários SERVIDORES públicos que infelizmente possuem a sensibilidade de Gerson, dos espertalhões. Realmente isso é muito triste, e o cenário politico e seus candidatos pioram a cada dia.

    Por José Augusto

    ResponderExcluir
  3. A politica hj em dia virou conversa de louco, palhaço ou no mínimo de gente séria de mais!!!! Dizem que política não se discute e é por isso que nosso país está assim, justamente pq ninguém discute sobre o assunto, principalmente em Brasilia, ode realmente deveria ser discutido. Mas respondendo a sua pergunta pastor:

    "Não deveria este cargo ser ocupado por gente preparada, com respaldo da comunidade no serviço comum, com o mínimo de condições para exercer as funções designadas a fim de não se tornar joguete ou voto comprável sob a pressão dos grupos de interesse?"

    R: Gente preparada, com respaldo, condições, são muuuitos adjetivos bons pra quem conhece somente adjetivos ruins, ou que pelo menos acham que desse 3 adjetivos bons o importante é ter somente 1 ou nenhum!! é só fazer uma graça, falar que vai dar leite, bolsa família para o povo do nordeste (nada contra os nordestinos) que pronto!!! já ganhou milhares de votos!!!
    O povo não se preocupa em saber do passado e principalmente do presente dos seus candidatos, nem imaginam que a Dilma está manipulando algumas igrejas em busca de votos e que é pior, seu vice é satanista!!!! O Serra ABANDONOU por 2 vezes São Paulo para se candidatar para outras eleições, fala mal do professor pq pede aumento de salário, sendo que o professor do Estado faz 10 anos que não tem aumento!!!!! Não estou aqui querendo defender a classe do professor, se fosse a do médico, advogado, ou do gari, estaria horrorizada da mesma forma!!!! Só digo do professor pq estou mais por dentro da situação!!! Enfim, espero um dia dizer que a politica do Brasil é séria e não um momento de parar em frente a TV e ter vontade de rir ou "xingar" nossos candidatos!!! Calma...meu xingar é chamar de idiota ou coisa e tal....heheheh. Mas por enquanto fico feliz de ter NET para mudar de canal.....eles são muito mentirosos, não tenho estômago para suportá-los!!!!
    Mas tenho que orar pelo nosso país, para que meus filhos não vejam isso!!!
    bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. É bem provável que quem elegeu o Clodovil, assim faça com o Abestado, (para mim o palhaço mais engraçado do Brasil na atualidade).!
    É provável que ele ganhe! Se isto acontecer, lamento dizer, mas o Abestado estará no lugar certo, fazendo o que o povo gosta de ver, palhaçada!! Afinal, todo poder emana do povo!
    Só sei que "povo" é "massa", a "massa engorda", quem não quer engordar, evite o "povo"!
    Dilma Não!
    Reginaldo Oliveira, o Régis!

    ResponderExcluir