segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Não saia da rota prevista


Não saia da rota prevista

Devocional CRE – 01.02.12
Joubert de Oliveira Sobrinho

Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade. Provérbios 4:26-27



Viajar de navio parece ser emocionante. Principalmente se o navio é grande e luxuoso, oferecendo variadas opções de lazer e diversão. Este era o caso do navio Costa Concórdia que levaria 3.200 passageiros e 1.100 tripulantes num passeio de uma semana por cidades do Mar Mediterrâneo. Porém, duas horas depois da partida, enquanto a maioria dos passageiros jantava, o capitão da embarcação resolveu tirar o navio de sua rota original para fazer uma manobra chamada “saudação”, passando perto da ilha de Giglio, acendendo todas as lâmpadas e tocando as sirenes.


Ocorre que o comandante imprudentemente desconsiderou as rochas de granito submersas próximo ao litoral. Ao passar por elas um rasgo de 70 metros foi aberto no casco. Em poucos minutos o navio começou a afundar. Para evitar o naufrágio em águas profundas, o comandante aproximou-se da ilha. Ali o navio encalhou em começou a inclinar.



Pessoas em pânico, correria, despreparo, demora em ordenar evacuação do navio trouxeram prejuízos de vidas. Até agora encontraram 17 corpos e 15 estão desaparecidos. O capitão, Francesco Schettino, em prisão domiciliar, está sendo acusado de homicídio múltiplo e de ter abandonado o navio antes da total evacuação dos passageiros e da tripulação.


Vale lembrar onde tudo começou: o capitão resolveu sair da rota original... Ele sabia qual era a rota correta, mas resolveu desviar por conta própria, experimentar “algo novo, diferente”, mas que trouxe morte para muitos.


Estamos sempre diante de escolhas que podem cobrar um alto preço de nossas vidas: fumar um cigarro, experimentar uma bebida, concordar com um comportamento errado, aceitar uma proposta suja, roubar uma pequena coisa de alguém, falar uma pequena mentira, etc. Isto é um desvio do caminho certo. Um desvio que pode ser fatal.



Diferente foi a postura de um outro capitão, experiente, que habitualmente viajava pelos mares do mundo. Alguém perguntou se ele conhecia todos os pontos perigosos existentes nos oceanos emU que ele passava. Com humildade e segurança o capitão respondeu:

-              Conheço apenas o canal em que devo navegar e dele não me afasto.



A Palavra de Deus nos oferece a rota original; ela nos ensina o caminho que devemos escolher e seguir. Se formos obedientes não seremos surpreendidos por armadilhas mortais. Andar em obediência à Palavra de Deus é andar em sua presença:

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. Gn 17.1

Seguir a Jesus é ter a certeza do caminho:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Jo 14.6

Que seja esta a nossa contínua oração enquanto percorremos o tempo de vida:
Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. Sl 119.35.

5 comentários:

  1. Ao passar encontrei seu blog, li algumas coisas e fiquei ciente de que o autor é um vaso nas mãos de Jesus,creio que é algo importante ser-se rendido e submetido ao serviço do Mestre, é bom encontrar blogs onde o autor não tenha medo de desmascarar o pecado venha ele de onde vier.Sei que ninguém é perfeito, mas o que caminha para a perfeição deixa atrás de si o que impede de ser perfeito.
    Deixo a paz de Jesus e minhas saudações.
    Ps. Gostava que pertencesse aos meus amigos e seguidores na Verdade Que Liberta.

    ResponderExcluir
  2. Pastor, esse foi um dos textos mais lindos e perfeitos que o senhor fez!!!! amei!!! Deus abençoe cada vez mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Uau !!!! Tremendo ... precisamos tannnnnnnto de pessoas assim aqui em Portugal. Vemmmmmmmmmmm pr. Joubert !!!!

    ResponderExcluir
  4. a Referencia esta errada, o certo é João 14:6 " Eu sou o caminho, a verdade e avida; ninguém pode chegar ao Pai a não ser por mim - Jesus disse "

    ResponderExcluir