domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Aniversário de 28 anos da Família Avelino Lopes


O Aniversário de 28 anos da Família Avelino Lopes


Inez & Joubert 26.02.12

Tivemos um privilégio ímpar neste mês de fevereiro: fomos convidados a ministrar no aniversário da Igreja Cristã da Família Avelino Lopes que aconteceu nos dias 10, 11 e 12. Foi um presente para nós poder rever os irmãos que já não víamos há mais de seis anos. De avião chegamos até Barreiras na Bahia e os irmãos Edno e Dárcio foram nos buscar de carro, fazendo-nos recordar antigos e continuamente belos cenários de matas e chapadões, agora já não por mais de quatrocentos quilômetros de estradas de terra repletas de “costelas de vaca”, mas pela suavidade de um bom asfalto.









A Inez ministrou para as mulheres em duas noites: 



  • dia 09, quinta-feira, - quando destacou exemplos de mulheres da Bíblia – com presença de mais de cento e vinte mulheres aproximadamente, e 
  • dia 13, segunda-feira, - quando enfatizou o relacionamento e o papel da mulher no casamento e família - numa reunião mais restrita às mulheres da igreja, com presença de oitenta participantes.







Pude ministrar a Palavra nas três noites de adoração e celebração, na escola dominical e numa reunião especial para homens enfocando os seguintes temas: 
  • dia 10, sexta-feira, – O Temor de Isaque – sobre a necessidade de buscarmos um mais profundo conhecimento de Deus; 
  • dia 11, sábado, – As Três Unções de Davi – onde vemos as fases e o progresso da experiência da mulher e do homem cristão rumo ao cumprimento do propósito de Deus; 
  • dia 12, domingo pela manhã, - A Amargura – estabelecendo um paralelo entre a experiência dos hebreus e a nossa vida e a solução de Deus para a cura da amargura em nossos dias; 
  • dia 12, domingo à noite, - A Mais Bendita das Esperanças – sobre os sinais da volta de Jesus e nossa expectativa perante este acontecimento. 
  • dia 13, segunda-feira, - A Perda da Alma e da Sensibilidade – numa reunião de homens, enfocando a atenção necessária ao cônjuge, filhos, irmãos e amigos do ponto de vista de Deus.







Nas noites de adoração e celebração estiveram presentes irmãos de quase todas as igrejas e congregações da região, com destaque para Pr. Barrista, de Faz. Campinas, Pr. José do Ó de Júlio Borges, Pr. Salvador de Curimatá, Arenilson do Bom Sossego, Jesuíno, líder  do Baixão do Mel, Pr. Candinho de Curimatá, com suas famílias. O Pr. Joel de América Dourada não pode estar conosco, tendo em vista o cuidado de seu pai enfermo. Além destes destacamos a presença amiga dos pastores da 1ª Igreja Batista de Avelino Lopes, Pr. Plinio e Pr. Carlos Jr., com suas famílias.







Ficamos particularmente emocionados quando, numas das noites de adoração ao Senhor, perguntei quantos dos presentes haviam entregue a vida a Jesus nos cultinhos que a “tia” Inez preparava. Calculo que mais de duas dezenas de braços se levantaram incluindo os homens e mulheres que hoje governam e lideram ministérios na igreja. A memória foi aguçada e as lembranças se acumularam do trabalhos infantis que chegaram a atrair quatrocentas crianças numa EBF, das viagens longas em visita aos vilarejos distantes, do estabelecimento de congregações que hoje são igrejas, dos encontros de jovens e adolescentes onde preparávamos assuntos desde astronomia, buscando no céu da noite localizar estrelas e conhecer seus nomes num mapa estelar e até como fazer desodorante ou trocar botijões de gás. Hoje eles são os astros de Deus que brilham no mundo.







O novo templo recém-inaugurado é um sonho que se cumpriu. O falecido Pr. Isaac esperava o dia de vê-lo pronto. O Governo atual presidido pelo Pr. Edno, o Pr. Adilto, Pb. Darcio, suas esposas e demais irmãos e irmãs, trabalharam assiduamente para levantar fundos a fim de terminarem a obra. E assim o fizeram de forma excelente como se pode ver.




















Avelino Lopes foi o lugar em que eu e a Inez, recém-casados, vivemos por quase dois anos (1988/90), há 24 anos atrás. Apesar de outros objetivos específicos , a grande semeadura daqueles dias ficou por conta do trabalho infantil, adolescentes e jovens. Uma semeadura que não foi em vão. Apesar das lutas, resistências e difíceis circunstâncias pelas quais passamos como igreja, aqueles pré-adolescentes que aceitaram a Jesus naqueles dias, hoje são os homens e mulheres, pastores, presbíteros e líderes de ministérios frutíferos, cuja vida comprometida com Jesus é evidente a todos que os conhecem. Nossa sensação é de que tudo isto aconteceu recentemente, no entanto, lá se vão quase um quarto de século...
















Hoje o progresso da região se evidencia nas facilidades de acesso em estradas asfaltadas, na comunicação dos celulares 3G, Internet e demais aparatos tecnológicos, lojas e serviços disponíveis. Muito diferente do tempo em que havia somente um telefone fixo disponível no município. A prosperidade da cidade e das famílias é uma profecia antiga que se cumpre aos nossos olhos e a nova geração que chega desfruta da alegria do hoje assim como nós das alegrias do ontem rememoradas para honra e glória daquele que nos possibilitou viver para ver cumpridas suas promessas. Estar com os irmãos e suas famílias foi revigorante como a chuva em tempos de seca.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário