segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Rocha


A Rocha



 Joubert de Oliveira Sobrinho
Devocional CRE – 16.05.12 - FCB – 20.05.12

Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. 
1 Coríntios 10:1-4



No Antigo Testamento a rocha simboliza segurança e defesa de um refúgio alto e inacessível, Is 32.2; 33.16, um alicerce inabalável, Sl 40.2.
Deus é descrito como a Rocha que traz segurança e firmeza ao seu povo, Dt 32.4,13,15,18,30,31,37; 2Sm 22.32
As profecias apresentaram o Messias como a Rocha rejeitada pelos edificadores do Templo, Is 8.14; Sl 118.22; Is 28.16

No Novo Testamento, Jesus, de rocha de escândalo se torna a pedra de esquina do verdadeiro templo de Deus, a Eclesia cristã, a Igreja, Rm 9.33; 1Pe 2.6. Para Pedro e os discípulos Jesus é a Pedra na qual a Igreja é edificada, Mt 16.18; At 4.11; 1Pe 2.5; é o fundamento de Paulo, 1Co 3.11.

Para Paulo, de acordo com o texto de abertura, Jesus era a rocha cuja água nutridora supria os Israel no deserto, 1Co 10.1-4

Três fatos sobre Jesus, a Rocha

1) Da primeira vez, para que o povo pudesse beber água, a Rocha deveria ser ferida por Moisés – A Rocha foi FERIDA.


Estarei diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu FERIRÁS a rocha e dela sairão águas, e o povo beberá... Êx 17.6

Rocha, do hebraico tsur = rocha baixa, penhasco, laje de pedra. Vem da raiz tsuwur = atar, sitiar, confinar, apertar, demonstrar hostilidade, ser um adversário, tratar como inimigo.

Representa o Cristo abatido e sofredor a quem os judeus ataram, cercaram, prenderam, foram hostis, adversários e trataram como inimigo.

 ü   Para que bebamos e matemos a sede, Jesus teve que ser FERIDO, morto na cruz, rejeitado, tratado como inimigo.



2) Da segunda vez, para beber água, Moisés deveria somente falar à Rocha que ela daria água (mas Moises a feriu novamente com a vara contrariando a Palavra de Deus) – A Rocha foi OFENDIDA.

Pegue a vara... e FALE àquela rocha e ela verterá água... E bateu na rocha duas vezes... Nm 20.8,11

Rocha, do hebraico sela = rocha elevada, rochedo, fortaleza de Yahweh, segurança, rocha olhada do ponto de vista de sua elevação.

Representa o Cristo exaltado, ressuscitado, que sofreu apenas uma vez para realizar nossa salvação e está agora glorificado.

Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado. Números 20:8-12


Não crestes em mim - incredulidade
Para me santificar – separar, resguardar a verdadeira imagem
Moisés, por impaciência e por não obedecer ao Senhor, perdeu a oportunidade de entrar na terra prometida.

Paralelo

Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. Hebreus 6:4-6

Os que se voltam à incredulidade após conhecerem as riquezas de Deus desprezam o sacrifício de Jesus, mas querem se apresentar com outros sacrifícios impuros, insuficientes, inúteis diante de Deus. Se desprezam o sacrifício de Jesus, não terão acesso ao Pai, não mais se arrependerão, pois para isto, teriam que crucificar outra vez a Cristo. Em figura Moisés feriu a Jesus duas vezes!

Não santificar é não separar, não exaltar, não glorificar, não dar glória devida a Ele, não adorar. É apresentar uma imagem de Deus que não corresponde à realidade.

 ü  Para que bebamos e matemos a sede nesta etapa da vida, Basta ir a Jesus e PEDIR, CLAMAR, FALAR. Não mais é necessário nenhum outro sacrifício. A morte de Jesus é suficiente!


3) A fenda da Rocha – Onde Moisés se abrigou para ver a Deus – A Rocha FENDIDA


Rogo-te que me mostres a tua glória... Homem nenhum verá a minha face e viverá... Te porei numa fenda da penha e te cobrirei com a minha mão... Me verás pelas costas, mas a minha face não se verá, Êx 33.18,20,22,23

Moisés não pode ver a Deus, mas, hoje, vemos o Pai em Jesus:

Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? João 14:9

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. m1 João 5:20

Eu sou o caminho...Ninguém vem ao Pai senão por mim, Jo 14.6


 ü  Através de Jesus, abrigados nele, escondidos nele, conheceremos a Deus, pois ele aniquilou-se (fendeu-se) para que nele pudéssemos nos abrigar, Fp 2.5-8

Aparência da Rocha/Jesus

 Aparentemente Imóvel, mas segue.
Aparentemente Pesada, mas se move.
 Aparentemente Forte, mas podia ser ferida/deixou-se fragilizar.
 Aparentemente Insensível, mas, hoje, responde ao falar.
Aparentemente Esconde, mas possibilita ver Deus, o Pai.
Aparentemente Seca, mas dessedenta: “Quem tem sede venha a mim e beba...”, Jo 7,37,38; Ap 21.6.
Aparentemente Muda, mas fala, Rocha de Israel a mim me falou...”, 2 Samuel 23:3


Nenhum comentário:

Postar um comentário