terça-feira, 29 de maio de 2012

A velha e a nova natureza


A velha e a nova natureza

Apóstolo Paulo

Joubert de Oliveira Sobrinho
Devocional de 16/04/07 – Revisto em 22.05.12

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2Co 5:17 

O apóstolo Paulo tem autoridade para dizer isto. Ele experimentou fortemente o que é ser nova criatura. Ele mesmo nos conta o quão diferente era no passado.

  • Houve um tempo em sua vida que seu objetivo era destruir a Igreja de Cristo.
  • Foi com sua permissão como autoridade religiosa que os judeus apedrejaram Estevão, At 7.58;.

Apedrejamento de Estevão
  • Ele assolava a igreja, prendendo os cristãos. At 8.1.

Paulo prendia os cristãos
  • Depois pediu autorização para o sumo sacerdote para prendê-los em Damasco e trazê-los para Jerusalém. Atos 9.1-31. Foi nessa viagem para Damasco que uma luz o envolveu e ele caiu por terra. Jesus se apresentou a ele e sua vida nunca mais foi a mesma.
Paulo teve um encontro com Jesus

  • Ele confessou que foi um blasfemo! 1Tm 1.13


Muitos suicidas não desistiriam da vida se soubessem que é possível desvencilhar-se do passado, deixar as coisas velhas para trás e viver coisas novas. Basta receber a Jesus como Senhor e Salvador. A vida começa de novo.

A nova natureza

Paulo passou a viver, pensar e agir de forma diferente. Adquiriu uma nova natureza. De perseguidor, passou a defensor da fé cristã, de carrasco a prisioneiro, de religioso a cristão, que significa: semelhante a Cristo. Ele passou a sofrer por Jesus. Os sofrimentos de Paulo estão descritos em 2Co 11.22-30.


Quando recebemos a Jesus também recebemos uma nova vida. Nossos pecados são perdoados e descobrimos a razão de viver. É nosso dever, portanto, permitir que a nova vida se manifeste e a velha se dissipe.

A nova vida se manifesta


Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. 
Gálatas 6:15

Cada um age de acordo com a sua natureza

Sobre a ponte o jovem viu o escorpião

Certa vez alguns jovens que se dedicavam a buscar a Deus passavam por uma ponte sobre um rio. Olharam para as águas e viram um escorpião levado pela correnteza. Um deles correu para a margem, entrou nas águas e estendeu a mão para o inseto e, enquanto o trazia para a margem, este o picou. 




Devido à dor, o jovem deixou-o cair novamente no rio. Voltou então para a margem, pegou um galho de árvore e correu novamente para o rio a tempo de alcançar o escorpião e trazê-lo para a terra. Seus amigos, que assistiam a tudo perplexos e penalizados, logo foram dizendo:

- Você deve estar doente! Para quê salvar esse bicho peçonhento e ingrato? Ele picou a mão que o salvara. Não merecia sua compaixão! 

Mas o jovem calmamente respondeu:

Ele agiu conforme a natureza dele... e eu de acordo com a minha.

Você tem agido de acordo com qual natureza?
A dos outros ou a sua?
A velha ou a nova?
Você tem a nova natureza que Jesus oferece?

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. 
Ef 4.22-24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário