domingo, 23 de dezembro de 2012

A pessoa mais aguardada dos séculos


A pessoa mais aguardada dos séculos


Joubert de O. Sobº
Devocional CRE de 21/08/06 – Nº. 12


Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel... ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor, Lc 2.25,26


A vinda de Jesus não foi uma surpresa. Ele era esperado há muito tempo. As promessas de Deus enviadas através de seus profetas e registradas nas Escrituras Sagradas haveriam de se cumprir. Por causa da promessa de Is 7.14 (uma virgem daria à luz um filho, o Messias), as virgens de Israel cultivavam a esperança de gerarem o Prometido, antes de se casarem. Portanto, a expectativa por sua vinda permeava a comunidade judaica da época.

A mulher samaritana aguardava sua chegada, João 4.25, e Jesus se apresentou como o Messias para ela, v.26. José de Arimatéia é apresentado como um homem que esperava o Reino de Deus, Lucas 23.51. Quando João Batista pergunta a Jesus: És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? Lucas 7.19, implícito está a expectativa por sua vinda. Os magos viajaram esperando encontrar o Rei dos judeus, afinal avistaram sua estrela no Oriente, Mateus 2.2.

No Antigo Testamento há mais de 300 profecias detalhadas a respeito da vinda de Jesus: Moisés o previu, Deuteronômio 18.15-19; Miquéias, 700 anos antes, profetizou que nasceria em Belém, Mq 5.2; Zacarias, 500 anos antes, que seria traído por 30 moedas de prata, Zc 11.12,13; Davi profetizou seu sofrimento na cruz de forma espantosa. Mil anos antes de Jesus nascer, no Salmo 22, ele profetizou que os soldados romanos repartiriam suas vestes e sorteariam sua túnica, v.18; profetizou a crucificação, v.16, modelo de tortura usado pelos fenícios somente 300 anos antes de Cristo.

Jesus ressuscitou e subiu ao céu, mas sua volta será em breve, nas nuvens, assim como subiu, At 1.11. Ele continua sendo aguardado. A Igreja, sua noiva, o espera ansiosamente. Como um relâmpago ele voltará, Mateus 24.27. Apressemos sua volta levando sua palavra ao mundo. Ele disse: E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim, Mateus 24.14.

Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! Ap 22.20.


Bibliografia
Não perca Jesus de Vista – Elben M. L. Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário