sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Se Ele falou, eu confio!


Se Ele falou, eu confio!


Joubert de O. Sobº - Devocional CRE de 07/08/13

Jó, de G. Doré
Quando as coisas não vão bem temos a tendência de justificar nossa situação colocando a culpa no destino, na má sorte, nas circunstâncias, em nós mesmos ou em outra pessoa. Alguns diretamente culpam a Deus por suas dores, tristezas e tragédias. Consideram-se traídos, decepcionados, frustrados, pois esperavam ser atendidos, poupados da dor e protegidos, mas agora sofrem solitários e abandonados.

Estas considerações, embora comuns, podem, na verdade, ser um grande engano ou a manifestação de uma grande injustiça, devido à nossa limitada visão e falta de compreensão do momento em que vivemos. Embora nossa conclusão seja esta, pode ser que, no mundo espiritual, esteja acontecendo algo totalmente oposto.

Esta foi a experiência de Jó. Lendo sua história, vemos que Deus admirava sua retidão e fidelidade a ponto de manifestá-la ao próprio Satanás. Deus, sem avisar a Jó, o escalou para uma batalha espiritual das mais trágicas, pesadas e renhidas, que lhe custaria saúde, bens e a vida dos filhos. Vale dizer que o fato de Deus não avisar a Jó das razões do que aconteceria em sua vida seria algo parecido com um professor que, sabendo as respostas da prova, não as revela aos alunos por justiça, de acordo com a lei vigente.

Jó, sem saber a razão das profundas dores que sofria, também concluiu que Deus o havia condenado por alguma razão. Desesperado por saber porque, clamava a Deus: 

Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo. Jó 10:2

Sabemos que Deus não o estava condenando e nem o tratando como um inimigo. Deus não estava brigando com Jó. Embora em silêncio por algum tempo, Deus nunca o havia abandonado nem desprezado.

Ao contrário, Deus o havia convocado para uma guerra em que venceria simplesmente confiando e mantendo a fé que sempre teve. Deus não era seu inimigo. Pelo contrário. Deus confiava tanto em Jó que colocou na mão dele a sua própria reputação, como disse Yancey. Sem saber, mantendo-se fiel, recusando-se a blasfemar e insistindo em esperar em Deus, Jó estava destruindo a Satanás nos lugares celestiais à favor de Deus e do seu plano, concordando com Deus, dando razão a Deus!

Lembre-se que, antes de Jesus, Satanás tinha total acesso, governo e direito legal sobre as vidas dos homens, escravizando-os, por causa do pecado. Além disso, Jó não possuía a revelação das Escrituras, nem a manifestação e habitação do Espírito em si, nem o amparo da família, nem o bom senso dos amigos que o molestavam, enfadavam e acusavam ao invés de consolá-lo. E, pior, sem um aviso antecipado de Deus que muito poderia ajudá-lo. 

Enfim, um frágil homem na terra, que decidiu ser fiel a Deus, destituiu Satanás nos lugares celestiais, deu-lhe uma das maiores e mais vergonhosas “surras” já sofridas, antecipando a derrota definitiva que sofreria sob a mão de Jesus. Depois, Deus apareceu para Jó, conversou com ele, o restaurou e Jó ficou satisfeito, mesmo sem nunca saber em vida, porque sofreu tudo aquilo. Ele foi campeão sem saber.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem. Hebreus 13:5-6

Deus promete nunca nos deixar nem nos desamparar. Por que ele prometeu e não é homem para mentir, podemos ousadamente confiar de que ele está sempre conosco e não nos abandonará. Isto é crer em sua Palavra, isto é o significado de fé: crer no que ele nos diz.

Nick Vujicic, sem braços e pernas, anuncia sua fé em Jesus 
O Pr. Moody ilustra este fato ao contar-nos a história do jovem que, prestes a casar-se com sua noiva, foi convocado para a guerra. Durante uma movimentação de tropas, um acidente ocorreu onde o rapaz acabou perdendo os dois braços. No hospital, entendendo que seu futuro estaria arruinado, considerou que o mais certo a fazer seria dispensar a noiva que tanto amava do relacionamento, liberando-a para se casar com outro que pudesse tratar melhor dela e lhe dar uma vida mais digna. Ditou tudo isto numa carta e pediu que a enviassem para a noiva. Considerou que essa era a atitude mais justa. Enquanto ficou internado não recebeu nenhuma resposta.

Após sair do hospital, voltou para sua cidade. Ao descer do trem na estação lá estava sua noiva aguardando para recebê-lo. Ela correu para o abraçar com alegria e ternura e, antes que ele lhe dissesse algo, declarou: Eu
 nunca desistirei de você; jamais o abandonarei; eu cuidarei
 sempre de você!

Seria o amor de Deus por você menor que o daquela noiva? Certamente que não! Ele é amor! Você já permitiu que Jesus governasse sua vida? Você reconheceu e se arrependeu de seus pecados e recebeu a Jesus como seu Senhor e Salvador? Então, ainda que digam, pareça ou até sinta que Deus o condenou, se tornou seu inimigo e o desamparou, não creia. Seja ousado(a)! Mantenha-se fiel e confie que Deus está com você e nunca vai lhe abandonar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário