domingo, 6 de outubro de 2013

Proclamação discreta

Proclamação discreta

Joubert de O. Sobº 06/10/13

O Verbo tem alcançado corações em muitos lugares e por muitos meios.
O título até parece incoerente  mas é exatamente a natureza da boa notícia do Reino dos céus. Veja o vídeo e depois pense um pouco comigo:


Sempre me chamou a atenção esta característica discreta da Igreja.
Uma distinção do caráter de Jesus e que se apresenta em seus ensinos.

Jesus soube disso e afastou-se daquele lugar. Uma grande multidão o seguiu, e ele curou todos os seus doentes.
Proibia-lhes formalmente falar disso (advertindo-lhes, porém, que o não expusessem à publicidade - RA),
para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías:
Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos.
Ele não disputará, não elevará sua voz; ninguém ouvirá sua voz nas praças públicas.
Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça.
Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança, Mateus 12:15-21(Versão Católica)

É a parte do fermento que, às escondidas, tudo leveda.
É um princípio da discrição, modéstia ou reserva que se aplica às ações da igreja.

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Mateus 6:3

Essa palavra esmola, é traduzida por ação de misericórdia, piedade, fazer caridade ou benefício, além de, propriamente, doação ao pobre.
Levar a Palavra bem como suprir o carente são ações regidas por este princípio. Não se gasta energia com "publicidade". 
O que é aparece por si no âmbito necessário; não se esconde uma cidade edificada sobre um monte.

Então, pode ser que, por eu não saber que outros fazem - por minha cegueira, pessimismo, incredulidade, mau-humor ou coisa parecida - posso concluir que algo importante não está sendo feito!
Mas, como visto neste programa da BAND, tem muita gente fazendo a parte que lhes cabe nesta colheita com as forças e meios que possuem.

Concluo, confirmando para mim mesmo, mais uma vez, que:
  • há muitos que estão fazendo o que precisa ser feito, ainda que eu não saiba;
  • há muito o que fazer porque a seara é grande e há poucos ceifeiros;
  • aumenta minha urgência de fazer o que me cabe com as forças e meios que possuo; 
  • minha parte não feita, outros até poderão fazer ou não, mas quem dará conta sou eu.
Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Lucas 12:43

Nenhum comentário:

Postar um comentário