quarta-feira, 5 de agosto de 2015

NOTÍCIAS DE LUANDA - JULHO 2015


Inez e Joubert (diretora e capelão) 
estão em Luanda, Angola, 
compondo a equipe que organiza 
e dirige a escola cristã de 
educação por princípios - CEDUC.

           NOTÍCIAS DE LUANDA - 150731




Luanda, 31 de julho de 2015.

Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade, Sl 92.1,2



DOAÇÕES DA ODEBRECHT E KAMBAS DO BEM

Meses atrás, representantes da ODEBRECHT e da KAMBAS DO BEM nos visitaram. Avaliaram o trabalho em andamento e solicitaram-nos conhecer as necessidades imediatas da escola. Através de uma lista já elaborada, tomaram conhecimento das maiores carências. Após alguns dias, ambas as instituições anunciaram o suprimento das necessidades listadas. As doações, então, começaram a chegar.

· Brinquedões para o pátio


Com grande satisfação o CEDUC recebeu a doação de brinquedões para o pátio: dois escorregadores, uma casinha de madeira, duas casinhas de plástico com portas e janelas, uma centopeia com “túneis” para percorrer, enfim, o pátio mudou: ficou preenchido, ganhou cor e movimento!


Os professores e membros da equipe testemunharam a ansiedade e alegria com que as crianças receberam estes brinquedos que, em escolas normais, não são recursos comuns. Ao ver as crianças brincando, um dos funcionários comentou quão inédita era a cena. As crianças da escola, não acostumadas aos brinquedos, ficaram muito animadas e precisaram ser ajudadas a se organizar para usá-los em segurança. As crianças da vizinhança também tiveram o interesse despertado e vieram conhecer.

· Cobertura e piso do pátio central


Além dos brinquedos, a escola recebeu a doação da cobertura e do piso do pátio central - que antes era aberto e com piso coberto de brita. Os trabalhos estão adiantados e em breve teremos um pátio maior para as crianças, além de um grande espaço para encontros, festas e eventos especiais.

· Fichários e armários nas salas de aula








Alunos e professores ficaram felizes com os fichários - que é um dos instrumentos do método de ensino por princípios - e com os armários nas classes, com espaços para cada aluno guardar seus materiais. Com o fichário e armário, a organização, o senso de ordem e mordomia podem ser destacados e ensinados.

FÓRUM EDUCAÇÃO PARA A VIDA-ONG ATUACÃO VOLUNTÁRIA


Recebemos sete integrantes da ONG ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA: Pr. Larry/PR; Derivaldo/RJ; Heron e Helvia/MG; Juliana Helpa/PR; Silvia/PR; Gerda/PR. Há três anos a equipe visita a atua em várias cidades do Brasil, Angola (Lubango, Benguela e Luanda) e Guiné Bissau (600 crianças) com um programa, em contra-turno, de transformação integral da criança: físico, emocional, intelectual e espiritual com filosofia de Educação Por Princípios. Aqui em Luanda a equipe promoveu o Fórum Educação Para a Vida voltados à reflexão, criação e disseminação de propostas educacionais para educadores que atuam nas quatro esferas de Educação: Família, Igreja, Escola e Projetos Sociais.

O Fórum aconteceu nos dias 03 e 04 de julho, no CEDUC com participação de 125 pessoas, desde pais do CEDUC, professores, líderes, representantes de várias igrejas e interessados. Na semana seguinte a equipe realizou o mesmo Fórum em Lubango e Benguela. No dia 21, novamente no CEDUC, a equipe fez um reforço na capacitação dos professores e interessados, inspirando através de palestras pautadas na metodologia da Educação por Princípios aplicadas às necessidades e desafios da educação em nosso tempo. Desde então, a Diretora do CEDUC, Inez M. Oliveira passou a coordenar o programa Educação Para a Vida em Luanda.


DIA-A-DIA EM OUTRA CULTURA

Ao mergulhar numa cultura diferente, nada como o tempo e a atenção paciente para nos ajudar a entender o pensamento e a prática de um povo. Angola saiu de uma guerra civil há poucos anos. Muito armamento foi adquirido pelas partes envolvidas no conflito. Com o fim da guerra as empresas de segurança passaram a oferecer serviços especializados usando os armamentos disponíveis. Por isso, hoje, é muito comum por aqui vermos operativos (seguranças ou vigias de empresas privadas) às portas de lojas, comércios e casas, carregando armamento ostensivo, relativamente “pesado”, que impressiona os menos avisados. Apesar da aparência, a sociedade angolana é cordial, pacífica, educada e respeitosa, principalmente com os mais velhos.

EXPRESSÃO ESPONTÂNEA


Periodicamente somos abordados pelos alunos do CEDUC que, espontaneamente, nos presenteiam com desenhos, trabalhos manuais, cartas e até poesias, demonstrando seus talentos inatos. Numa das poesias (abaixo), uma menina pede a Deus que o ódio seja retirado de seu coração e o amor mantido.


Todos os dias reunimos as classes em filas a fim de começarmos o dia com oração e comunicarmos algum aviso importante. Na semana passada fomos surpreendidos com a expressão de oração de dois alunos. Quando começamos a orar, eles espontaneamente se ajoelharam e acompanharam a oração desta maneira até o final. Nosso coração se dobrou com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário