segunda-feira, 28 de setembro de 2015

NOTÍCIAS DE LUANDA SETEMBRO 2015

Inez e Joubert (diretora e capelão) 
estão em Luanda, Angola, compondo 
a equipe que organiza e dirige a escola 
cristã de educação por princípios - CEDUC.


NOTÍCIAS DE LUANDA 150930


Luanda, 30 de setembro de 2015.


Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Rm 8.31,32








Uma Visita Especial

No início do mês recebemos uma visita especial: Luciana Arce (ODEBRECHT) acompanhada das representantes da ONG Kambas do Bem. Luciana mudou-se de Angola para Portugal ao final de 2014, logo após a entrega do prédio que viria a ser o CEDUC. Ela encontrou a escola em plena atividade, admirou-se de tudo que já foi alcançado em tão pouco tempo e incentivou-nos a continuar o trabalho nesta qualidade tão necessária para a mudança social. Ela foi especialmente recebida e homenageada pelas crianças por acreditar e investir na realização deste sonho educacional.



INSEJEC Zango - Uma Igreja de Crianças

A INSEJEC Zango foi inaugurada em 30 de agosto passado. As características iniciais foram mantidas e confirmadas: é uma Igreja de crianças! Em todos os cultos até hoje temos recebido em média 80 crianças e em torno de 20 adultos. A reunião começa com louvor adequado à idade, oração, depois a Inez conta uma história de cunho moral, eu conto a história bíblica. Depois fazemos uma história com fantoches, lanches e concurso (versículos, detalhes da semana anterior, louvores, etc.).



Os adultos participam tanto que, na hora do concurso, querem responder às perguntas das crianças! Na verdade, os adultos são sempre considerados em toda a programação. Assim vai se estabelecendo a nova igreja com características próprias, atingindo a localidade onde estão os alunos da escola e suas famílias – objetivo primeiro da INSEJEC Angola.

Discipulado de meninas pré-adolescentes



A Inez sentiu a necessidade de aproximar-se de algumas alunas que careciam de formação, informação, amizade e afeto. Diante da necessidade, escolheu dez meninas de 10 a 13 anos, e elaborou um programa de variadas matérias: artesanato, Inglês, culinária, bordado em ponto-cruz, orientação vocacional, costuras, tricô, boas maneiras, ética, aconselhamento e estudo bíblico (este, em todas as reuniões). O grupo já começou e a expectativa é grande. Ao final, as meninas queriam que a reunião acontecesse várias vezes por semana!


Nova Célula no CEDUC


No dia 24, quinta-feira às 17h, iniciamos no CEDUC a primeira Célula composta pelos adultos que frequentam a INSEJEC Zango. São pais e familiares dos alunos da escola. Estiveram presentes cinco adultos e uma criança. A célula é a reunião de um grupo pequeno de participantes, o que facilita a comunhão, o cuidado e o aprendizado. Cumprimos assim a ordem bíblica apresentada no livro de Atos de nos reunirmos no templo e nas casas.

Chegada do Pr. Alex e da Prª Jô



A Prª Jabes ainda está no Brasil recuperando-se da cirurgia e deve chegar aqui no final do ano. No entanto, seu esposo, Pr. Alex, já chegou reforçando o Presbitério. Ele também atua no louvor e vai ajudar tanto na área ministerial quanto profissional ao lado do Ap. Itamar.



Algumas semanas depois, chegou mais um tremendo reforço ao Presbitério de Luanda: a Prª Jô. Ela pastoreava a INSEJEC do Rio de Janeiro e veio cumprir um antigo chamado. Com sua experiência e ministério atuante, Prª Jô vai apoiar fortemente as igrejas INSEJEC de Luanda, trazendo unidade, alinhamento e visão. Nosso bem-vindo a ambos os irmãos e desejamos que seus ministérios sejam frutíferos em todo o tempo.

Um novo instrumento de trabalho

Acaba de chegar nosso carro, instrumento de trabalho tão necessário aqui em Luanda. É um PANDA, mais conhecido no Brasil como UNO. Agradecemos ao Pr. Itamar pelo uso do seu carro JIMNY por oito meses e, também, por sua liberalidade ao nos emprestar o valor total do PANDA - pago à vista - permitindo-nos devolver em prestações. Agradecemos também à uma querida irmã que enviou sua oferta especialmente direcionada para este propósito. Sem essas ajudas não teríamos condições de obtê-lo antes de 2016.



Estado de Atenção da Economia

Angola sofre com a baixa do preço internacional do petróleo, sua maior produção. As grandes obras do país frearam e aguardam a estabilidade econômica. Associado à crise das nações parceiras de negócios, tais como o Brasil, as condições financeiras complicaram. A ATOSH é a mantenedora das obras sociais (CEDUC e ONG ATOS - cursos profissionalizantes). O CEDUC ainda não é autossuficiente, o que torna a escola (em torno de 50%) dependente da mantenedora e de ofertas eventuais. Todos somos assalariados pela mantenedora e muitas necessidades prementes da escola acabam sendo proteladas a fim de equilibrar o orçamento. Este é um forte motivo de ação e intercessão da igreja.

As maiores necessidades do CEDUC



Temos aprendido que onde há necessidade, há oportunidade de serviço. Este é o princípio da existência dos MINISTÉRIOS; cada MINISTÉRIO é um serviço prestado onde há maior carência. Sendo assim, toda necessidade apresentada no CEDUC é uma oportunidade para servir e ajudar.

· Alimentação Diária


A maior necessidade do momento é a escola oferecer uma alimentação diária nutritiva aos alunos. Há um número relevante de alunos que vêm para a escola sem comer o “mata-bicho” – nome do café-da-manhã - e sem trazer nenhum alimento. Na hora do recreio, muitas delas vão direto para os brinquedos do pátio, enquanto outros poucos alunos comem seus lanches nas mesas.

Atendemos com frequência desmaios por falta de alimentação, enquanto muitas delas reclamam de dor de cabeça ou estômago pelo mesmo motivo. Sabemos que uma criança mal alimentada perde a capacidade de concentração e atenção, torna-se física e mentalmente fraca, sonolenta, irritadiça e mal-humorada. Enfim, significa dificuldade na aprendizagem. Eis aqui uma oportunidade de oferecermos um lanche diário para as crianças através de ofertas específicas.

· Bolsa de Estudos

A segunda necessidade é conceder bolsa de estudos para alunos de famílias carentes. Temos grande parte dos alunos com bolsa parcial e integral. Na realidade, a mensalidade da escola já constitui uma bolsa parcial, visto que é um valor bem abaixo do praticado pelas escolas normais. Temos aqui outra oportunidade de, através de ofertas, cobrirmos meses ou o ano letivo de alunos carentes.

COMO AJUDAR?

Contribuições para a escola CEDUC

Há três maneiras de agir em missões: orando, indo e contribuindo. Sugerimos que você ore e decida de que forma ajudar. Caso o Senhor coloque em seu coração o desejo de suprir algumas dessas necessidades das crianças, você pode fazê-lo através da conta da escola no Brasil.

· Alimentação mensal de uma criança = R$60,00
· Mensalidade escolar de uma criança = R$150,00

INSEJEC ESCOLA
BANCO DO BRASIL
Agência: 1634-9
Conta Poupança: 20317-3
Variação: 96

Contribuições para o nosso Ministério Pessoal

Alguns irmãos, desejando contribuir e nos ajudar pessoalmente, nos perguntam como fazê-lo. Se você, após orar e consultar ao Senhor, desejar ofertar para o ministério do casal missionário Inez e Joubert, pode fazê-lo através desta conta:

Joubert de Oliveira Sobº
Inez M. de Oliveira

Banco BRADESCO
Agência 619
Conta Corrente 62163-3
CPF 023318308-60


Porque para Deus nada é impossível, Lucas 1.37


Motivos de Oração

· Pela obtenção de apoio financeiro para que possamos dar alimentação às crianças que vem para escola sem o café-da manhã (aqui chama-se “mata-bicho”).
· Pelo equilíbrio econômico do país e manutenção financeira do CEDUC.
· Pela INSEJEC Zango – já estamos alcançando crianças e famílias da região.
· Pela saúde da professora Ginga da 2ª classe – Continua em tratamento dos pulmões.
· Gratidão pela compra do nosso carro.
· Por nossa possível viagem ao Brasil neste final de ano (orem por condições favoráveis).
· Por nossa saúde, proteção, sabedoria e inspiração.
· Evangelização e libertação das famílias.
· Ainda há crise com empresas que recolhem o lixo – perceber-se, sem dúvida, uma situação espiritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário