terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

NOTÍCIAS DE LUANDA Janeiro 2016

NOTÍCIAS DE LUANDA

160130

Ano II


Luanda, 30 de janeiro de 2016.



O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém. Fp 4.19,20

Férias no Brasil e Gratidão

Depois de um ano distantes, matamos a saudade que nos acompanhou ao longo de 2015. Procuramos rever a família, os irmãos, as igrejas e visitar os médicos para exames de rotina. Porém, como dezembro é um mês curto em dias úteis, entramos numa correria de visitas, consultórios médicos, exames, igrejas, aproveitando o tempo ao máximo. Mesmo assim, não pudemos ver muitos de nossos queridos, incluindo parentes próximos. Agradecemos de coração o apoio consistente de irmãos que nos supriram em nossas necessidades, tanto particulares quanto das crianças. 

De várias maneiras, nós e nosso ministério, fomos alvos do amor e cuidado: do Pilar Missões da Igreja Cristã da Família, Família Anália Franco (apoio à alimentação das crianças) e seus pastores, Eduardo Achar, Ricardo Nunes (que, também, como dentista, bondosamente nos atendeu) e esposas; Família Vila Mariana e seus pastores Leini, Gerson Ortega, esposas e filhos; Família Brooklin, Pr. Samuel, Kátia e Maurício e, especialmente, dos casais Marcelo e Claudia – Planeta Azul - e Alon e Flávia. Com este auxílio cumprimos uma agenda que, de outra maneira, seria impensável. 

Como Paulo em Filipenses 4.10-20 (seria bom se você lesse), nos alegramos ao ver o envolvimento de queridos irmãos na obra missionária, ao “associarem-se” conosco em nossas carências. Quando o apóstolo, num contexto puramente missionário, disse: “Tudo posso naquele que me fortalece”, afirmava que a missão haveria de ser cumprida em qualquer situação. Sentimos intensamente o cuidado de Deus, através dos irmãos, de forma real e concreta. Por isso, desejamos, como Paulo, em certeza de fé, “o fruto que aumente o vosso crédito (ou conta)”.


Paulo lembra que a contribuição é um sacrifício que agrada a Deus e resulta no aumento do “crédito” na “conta” de quem dele participa, em bênçãos materiais e espirituais; por isso, a semeadura de cada um não será vã: “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. V.17,19. 


Imigração e fronteiras da alma

Angola encontra-se em crise econômica mais acirrada. O aumento dos combustíveis fez subir os preços dos produtos e do custo de vida. O transporte coletivo (vans) cobrou taxas com 100% de aumento. Houve greve. O assunto “país em crise” é comentado em todo o lugar. A recepção em Angola, após dias corridos e abençoados no Brasil, não foi das melhores. Depois de quinze cansativas horas de viagem – viemos por África do Sul – chegamos ao aeroporto de Luanda. Passei pela Imigração, mas a Inez foi impedida. Exigiam que a empresa contratante comprovasse a responsabilidade pelo empregado e pagasse uma caução no valor de uma passagem para o país de origem. Pediram que um responsável pela empresa apresentasse uns cinco documentos comprobatórios. O Pr. Mandela foi contatado e começou a buscar os documentos. 

Enquanto isto, a cada voo que chegava, mais casos semelhantes se apresentavam. Pessoas revoltadas não entendiam o porquê do constrangimento. Uma mulher começou a reclamar e se desesperar já a ponto de criar problemas com as autoridades; ela e o marido vinham de uma viagem de 40 horas. A Inez, sentada ao seu lado, propôs que orassem juntas e pedissem a Deus rápida resolução de seus casos. Ela concordou e imediatamente após a oração, em prantos, se acalmou. Enfim, ficamos oito horas no aeroporto, separados por 10m de corredor, considerado a fronteira do país, repleto de policiais que ostensivamente impediam nossa proximidade. Comunicávamos à distância por acenos e depois por celular. São provações assim que nos mostram os limites das fronteiras internas... Somente após a chegada do Pr. Mandela com os documentos e a apreensão do Passaporte - até o pagamento da caução – é que liberaram a Inez.

Extravio de Bagagem

Após estas horas de tensão e exercício de paciência, buscamos as bagagens e descobrimos que meu computador iMac, que enviei como Carga Frágil, em sua própria embalagem, não havia chegado na alfândega. Foi ali que soubemos que no aeroporto da África do Sul é comum o desvio de eletrônicos. Já era noite e o escritório da empresa aérea estava fechado. Dura coisa é esperar até o dia seguinte quando se tem a forte impressão de ter sofrido um prejuízo terrível. Muita oração e lutas interiores. Pela manhã do dia seguinte estive no escritório da empresa, no aeroporto, para descobrir que, após um extravio, o computador havia chegado num outro voo pela manhã. Ufa! Graças, Senhor!

Luta com papéis

Com o documento de apreensão do Passaporte da Inez deveríamos ir a determinado endereço no centro da cidade para emitir um boleto, depois irmos a um banco específico, pagarmos a caução, copiar em duas vias os documentos comprobatórios do pagamento, voltar no lugar da emissão do boleto, carimbar como pago, para depois, com mais duas vias do documento carimbado, levar à Imigração no aeroporto e retirar o Passaporte. Foram três dias de peregrinação para completarmos o processo. Quando peguei o Passaporte da Inez nas mãos lamentei não ter uma caixa de fogos de artifício para comemorar. Queria soltar rojões, proclamar a vitória de uma final de Copa do Mundo! Entendemos que a resistência espiritual está presente diariamente. Já comprovamos isto. A vigilância e a oração devem ser constantes e nossa resposta deve ser oposta ao que nossos sentimentos são estimulados a responder. Por isso pedimos aos irmãos, chamados à intercessão, que se lembrem constantemente de nós em suas orações.

Capacitação de Professores no 2º Ano do CEDUC

Se os primeiros dias em Luanda foram intensos e desgastantes, melhor foi o aprendizado e resultado: têmpera aprimorada e mais dependência de Deus na certeza de que, ao final, ele sempre nos dá uma saída não imaginada. 

A Inez assumiu o treinamento em EP dos novos professores, e entregou-se intensamente a esse propósito, tanto no estudo pessoal, quanto na ministração diária. Ajudei explanando sobre Cosmovisão Cristã e a Inez apresentou a Filosofia da Educação por Princípios e demais ferramentas. O efeito nos professores foi surpreendente. Ficaram impressionados com a visão da educação, visão cristã da criança, da família e da escola. Responderam muito bem ao entendimento de que esta educação devolve a Deus seu lugar na Criação, na História e na obtenção do Conhecimento.

Ao final, todos eles compreenderam que, com urgência, precisavam mudar sua maneira de pensar a própria vida e a maneira de ensinar para adequá-los aos princípios de Deus. Foram 20 professores novos que passaram pela capacitação. Enquanto isso, a secretaria lotava de pais à procura de vagas.

Muitas classes já estão sem vagas e os pais não se conformam. Querem conversar com a Diretora a fim de encontrar solução. Além da carência de escolas na região, o CEDUC fez um trabalho inédito em Luanda, que foi alfabetizar 70% dos alunos que recebera em 2015. 

A seriedade do trabalho em educação cristã mais a excelência no ensino mantida mesmo sob tais condições, tornou o CEDUC altamente desejável pelos pais (foto). Muitos vêm pedir vagas para seus filhos e chegam a literalmente chorar em nossa frente. Como resultado, temos 42 crianças na fila de espera, só na Educação Infantil. Fora as outras classes. Mas estamos nos esforçando para atendê-las.

Na Ponte-aérea Luanda - Brasil

Logo na semana seguinte à nossa chegada, Ionara, a administradora do CEDUC e irmã do Pr. Itamar, saiu de férias indo para o Brasil. Porém, junto com o Pr. Itamar, chegou a esposa do Pr. Alex, a tão aguardada Sub-Diretora, Coordenadora e Pastora Jabes, acompanhada de sua filha Alexia!

Agradecemos as orações pela Prª Fabiana, esposa do Pr. Itamar que, no Brasil, deu à luz a Rebeca, totalmente saudável, apesar de todo risco que corria. O Senhor guardou mamãe e filhinha sob sua mão. Em meados de fevereiro toda a família, que estava no Brasil, estará de volta à Luanda.

Mudamos de endereço

O contrato do aluguel de nosso apartamento expirou em janeiro. Encontramos um excelente apartamento exatamente em frente ao nosso, porta com porta, cujos proprietários são um casal da igreja Batista. Vimos o Senhor nos dando esta solução. O ap. anterior era mobiliado, mas o novo, não. Portanto, teríamos que comprar alguns móveis de emergência para nos instalarmos. 

Mudamos na sexta-feira, 22 de janeiro. Dia inteiro de arrumação, carregamento, montagem e desmontagem e muito suor. Apesar de poucos móveis, o vai-e-vem não tinha fim. Carreguei sozinho duas máquinas de lavar: uma do proprietário, tirando-a do lugar, e outra, a nossa, trazendo-a para o apartamento. Foi um mix de Jiu-Jitsu com engenharia corporal para abraçar, levantar e arrastá-las para seus lugares. 

Durante o dia o abastecimento de água falhava; à tarde a energia se foi. Quando chegou a noite, ambas estavam ausentes: água e energia elétrica. A primeira noite no novo apartamento significou banho de caneca e janelas abertas por causa do calor, o que significa acesso de pernilongos e noite mal dormida. Outra recepção não muito agradável, mas como as coisas ruins e difíceis, sempre terminam, a energia, a água e a alegria vieram pela manhã (acompanhados por uma dorzinha na coluna, é verdade!). A vista que temos no quarto e varanda da sala ajudam a acalmar o coração.


A Igreja das Crianças

A Prª Jô nos substituiu durante as férias. As crianças gostaram tanto que sempre perguntam por ela. Mas, ao chegamos no domingo seguinte na INSEJEC no Zango, as crianças nos receberam com um abraço coletivo. Foi emocionante e perigoso – quase caí – receber o abraço de dezenas de crianças ao mesmo tempo! Temos passado bons momentos no cultinho com um número médio de 150 crianças por domingo. Nas fotos, um período de oração. Orem pelo início da INSEJEC Zango para adultos! Até breve!




COMO AJUDAR?



Ajude-nos em Oração


  • Agradeçamos a Deus pela proteção e nascimento da Rebeca e pela restauração da saúde da Prof.ª Ginga que está de volta à escola. 
  • Ore pela nova igreja INSEJEC Zango que atenderá aos adultos. Muitos pais da escola, aguardam o início das atividades. 
  • Pela INSEJEC das Crianças para conversões genuínas e enchimento do Espírito de Deus.Pela Inez, por sabedoria, discernimento, proteção e recursos na direção da escola. 
  • Evangelização e libertação das famílias, pais dos alunos e vizinhos do CEDUC. 
  • Pelo equilíbrio econômico do país e manutenção financeira do CEDUC. 
  • Por nossa saúde, proteção, sabedoria e inspiração.
  • Por toda equipe de Pastores do Presbitério INSEJEC Luanda, suas famílias e igrejas: Ap. Itamar, Prª Fabiana, Pr. Mandela, Prª Sharlene, Pr. Alex, Prª Jabes, Prª Jô e nós.



CONTRIBUIÇÕES DE VOLUNTÁRIOS



Já pensou em vir aqui por alguns dias e oferecer algum tipo de serviço profissional que atendesse os carentes?


Já pensou em passar alguns dias conosco oferecendo um curso para professores, ensinando algo para crianças ou mesmo para igrejas locais?


Se tiver alguma proposta envie para nós. Vamos avaliar juntos







CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA CEDUC




CONTRIBUIÇÕES PARA O MINISTÉRIO DE INEZ E JOUBERT

Alguns irmãos, desejosos de contribuir e ajudar pessoalmente o casal missionário, perguntam como fazê-lo. Se você, após orar e consultar ao Senhor, desejar ofertar para o ministério de Inez e Joubert, poderá fazê-lo através desta conta:


Inez e Joubert 
(diretora e capelão) estão em Luanda, Angola, 
compondo a equipe que organiza e dirige a escola cristã 
de educação por princípios – 

CEDUC – Centro Educacional Cristão de Angola. 


Joubert de Oliveira Sobº
& Inez M. de Oliveira
Banco BRADESCO
Agência 619 (Av. Cupecê)
Conta Corrente 62163-3
CPF 023318308-60



Contatos:
Emfamilia23.blogspot.com
Facebook – Joubert de Oliveira Sobrinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário