segunda-feira, 25 de abril de 2016

O MAIOR AMOR DE UM PAI


O MAIOR AMOR DE UM PAI  



                                   Joubert de Oliveira Sobrinho
                                          Devocional CEDUC de 17.03.16



Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu:  Eis- me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai- te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Gn 22.1,2


Para muitos, a provação a que Deus submeteu Abraão - pedir seu filho Isaque em sacrifício - é de difícil compreensão. Dentre os muitos acontecimentos extraordinários que Abraão e Sarah viveram com Deus, este é especial. Deus havia chamado Abrão para sair da casa de seu pai, para uma terra que lhe seria mostrada; fez com ele uma aliança; sendo Sarah estéril, prometeu-lhe uma descendência incontável como as estrelas do céu e as areias do mar; mudou-lhe o nome de Abrão (pai exaltado) para Abraão (pai de uma multidão) e; quando Sarah estava com noventa anos e Abraão com cem, fez Sarah engravidar e dar à luz Isaque, a alegria, esperança e riqueza da família.

Depois de tudo isso Deus pede a Abraão que sacrifique Isaque em holocausto nos montes de Moriá. Deus especifica: “teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas”. E Abraão obedeceu. Deu o seu maior amor para Deus. Depois de prepararem o altar de pedras e colocarem a lenha, Abraão amarrou Isaque como se amarra um cordeiro. Quando estava prestes a imolá-lo ouviu o brado de um anjo: – Não toques no menino! Ao mesmo tempo viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto, pronto para substituir Isaque e morrer em seu lugar. 

Deus simulou na vida de Abraão e Isaac um paralelo, uma figura, uma analogia, de si mesmo, ao entregar o Filho Jesus em sacrifício, em favor de toda humanidade. E encontrou em Abraão um pai disposto a fazer o mesmo. Pois, apesar de Isaque ter sido poupado, Deus o considerou como entregue. Razão porque confirmou uma aliança com Abraão que jamais será quebrada!

Entregar o que mais se ama é o maior sacrifício. Sem Lei revelada, Abraão cumpriu o maior dos mandamentos: Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Mc 12.28-31. A verdade é que quem ama a Deus acima de tudo poderá amar ao próximo com maior perfeição. 


O Pai, por amor a você, entregou seu único Filho em sacrifício em seu lugar, como o cordeiro que morreu em lugar de Isaque. Como você responde a esta declaração de amor tão imensa? Quem é digno de seu maior amor?

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna. João 3.16 BAMSG





Nenhum comentário:

Postar um comentário