segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Por uma fé viva e provada


Joubert de O. Sobº - pastor e capelão do CRE

1 Tm 1.19 ...conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé.

1 Pe 1.7 para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo;

Temos o desafio de manter a fé saudável ao longo do tempo. O tempo pode corroer a fé? Como manter a fé ao longo da vida? Como ter uma fé permanentemente produtiva? Como não correr o risco de naufragar na fé? Essas questões se enchem de significado quando pensamos no futuro de nossos filhos. Eles permanecerão fiéis quando não pudermos mais conduzi-los?

O que é fé? - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem, Hb 11:1.

Fé não é somente crer, é confiar, ter certeza da ação divina, em razão de sua palavra. É a convicção da verdade de algo. A fé carrega a idéia predominante de confiança em Deus que nasce dele. Fé é fidelidade, lealdade, o caráter de alguém em quem se pode confiar. A fé é gerada ao sermos instruídos pela Palavra de Deus, Rm 10.17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Sem fé não podemos agradar a Deus, Hb 11:6.

A história da fé vem desde o Gênesis. A fé foi minada em Adão por satanás. Ali a Palavra de Deus foi posta em dúvida com aceitação do homem e da mulher causando a separação de Deus, a queda. A nossa fé nasceu em Abraão quando ele creu na palavra de Deus, Gn 12.1-5. A fé de Abraão apontava para o descendente, Jesus Cristo. Portanto, esta fé precisava ser preservada ao longo de sua descendência, como foi profetizado em Gn 18.17-19; Gl 3.16. A fé de Abraão foi chancelada, oficializada, quando do oferecimento de seu filho único, Isaque em sacrifício a Deus. Deus jurou por si mesmo que cumpriria a promessa, dando origem a uma aliança com Abraão e sua descendência, Gn 22.16-18.

A aliança da fé foi e é combatida até hoje

Esaú, neto de Abraão, desprezou a fé, vendeu a primogenitura, Gn 25.27-34 – era fornicador e profano, Hb 12.16. Através de José, o irmão desprezado, Deus preservou a família de Jacó e a fé (eles eram receptores e transmissores da promessa), Gn 50.15-21. Os Filhos de Israel foram escravizados no Egito com tirania e com pena de morte para crianças, Êx 1.11-21. Mas Deus preservou e chamou Moisés para libertar o povo do Egito, Êx 3.6-10. Não fosse a fé de Josué e Calebe e a intercessão de Moisés o povo de Israel não entraria na terra prometida por ter perdido a fé, Nm 14.1-20. O livro de Josué mostra a conquista da terra prometida. O povo se manteve fiel enquanto Josué e os anciãos que viram aqueles fatos viviam.

Em alguns momentos a fé não foi preservada. Veio uma geração que não conhecia ao Senhor: Jz 2.7-14 E serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que prolongaram os seus dias depois de Josué e viram toda aquela grande obra do SENHOR... e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco a obra que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e serviram aos baalins. E deixaram o SENHOR, Deus de seus pais...,.

O desafio da manutenção da fé nos indivíduos é constante. Há inúmeros casos bíblicos tanto de indivíduos como de famílias e nações que não conseguiram manter a fé saudável ao longo do tempo da vida. Tanto jovens como pessoas maduras. Os reis Davi, Salomão e Uzias, cometeram pecados na maturidade desprezando a fé.

A história da Ilha Pitcairn

Nesta ilha se refugiaram menos de trinta pessoas homens e mulheres. A maioria amotinados do navio Bounty. Com as disputas entre si, a violência os dizimou a ponto de sobrar apenas um dos marinheiros originais. Este encontrou uma Bíblia e começou a ensiná-la aos demais da comunidade recém-formada. Vinte anos depois os americanos encontraram uma comunidade cristã exemplar: sem violência, morte, degeneração ou qualquer crime.

Esta comunidade de Pitcairn, desde então, se tornou exemplo de como a Palavra de Deus transforma a sociedade. E, sempre que se queria exemplificar o poder transformador das Escrituras, usava-se a história da ilha. Até que li esta notícia em 2004 em 29 de setembro, 2004: Metade dos homens de ilha na Polinésia são réus em caso de pedofilia (15h31 GMT (12h31 Brasília) Phil Mercer de Sydney). O artigo mostrava que a liderança da ilha de Pitcairn, descendentes dos cristãos originais, estavam envolvidos em abuso sexual de menores. O fato é que a fé foi sendo minada ao longo do tempo e as gerações que sucederam os homens e mulheres transformados pelo impacto do evangelho nas páginas das Escrituras não preservaram o legado de virtude. Antes perverteram sua conduta a ponto de se tornarem vergonha para o mundo. Recentemente uma longa reportagem foi publicada na Revista Seleções (setembro de 2009) sobre a história de pedofilia dos habitantes da ilha e seus julgamentos e condenações pelo governo britânico.

A fé sofre embates e ameaças que a colocam em condições difíceis: há os que não têm fé por incredulidade, há os que têm pouca fé; os que são enfermos na fé; os que tiveram fé pervertida por ensinos errados; os que se desviaram da fé pela falsa ciência; os que se desviaram da fé pelo amor ao dinheiro; os que negam a fé por descuidarem da família, enfim, a fé saudável sofre contrariedade.

Jesus e a fé QUE CRESCE como grão de mostarda - Um enfoque mais detalhado do ensino de Jesus sobre a fé nos posiciona ativamente na manutenção e crescimento dela. Lc 17 3-6, na Tradução de Weymouth diz: “Se tivésseis que cresce como um grão de mostarda”; dá a entender como em Mt 13.31,32, que não é pouca fé, mas fé crescente que faz muitas coisas. Pouca fé fará algumas coisas, mas muita fé fará muito mais. Esta fé deve crescer para o ideal que Jesus ensinava. Lembremo-nos que há outro tipo de fé: o dom da fé, 1 Co 12:9 com outra finalidade. Aqui falamos da fé desenvolvida, crescente, que Jesus quer que esteja em todo cristão.

A fé precisa ser preservada com cuidado, 2Tm 4.6-8, Paulo diz: guardei a fé. A palavra guardar significa atender cuidadosamente, tomar conta; manter algo ou alguém no estado saudável e a salvo, observar.

A fé se alimenta e se mantém pela visão das coisas futuras, Hb 11.1 -3. O exemplo dos mártires nos mostra isso. A fé foi mantida, como ainda hoje é, por homens e mulheres que decidem perseverar na confiança em Deus ao longo de suas vidas. A fé sempre será combatida, mas a decisão de manter-se fiel é uma escolha de nossa parte. Muitos caíram na jornada, no entanto muitos permaneceram fiéis até a morte e são exemplos para a nós hoje: Hb 11. 33-40.

Como faremos a manutenção da fé?

Estes são os passos fundamentais para a manutenção da fé com base em Hb 12.1-3:

1. Inspiração: Os heróis da fé, Hb 11; Os que lhes pregaram a palavra inicialmente, Hb 13.7, o testemunho dos mártires de Hb 11

Testemunha = martus = Testemunha num sentido legal ou histórico; alguém que presencia algo. Num sentido ético é aquele que por seu exemplo provou a força, genuinidade e pureza de sua fé em Cristo por sofrer morte violenta.

2. Incentivo: Olhar para Jesus Cristo, Alfa e Ômega, O que iniciou a boa obra e há de terminá-la, Autor e Consumador, Iniciador e Destino, Hb 12.2; 2.10

3. Condição:

a. Largar os pesos (práticas, idéias, relações, etc. que, sem ser pecaminosas em si, nos prejudicam no avanço espiritual), Mc 4.17-19; Fp 3.8-12,

b. Largar os pecados (não somente um pecado individual, mas nossa pecaminosidade), 1Jo 1.6-9

4. Exigência: Perseverança, Hb 12.1,3

Perseverança significa estabilidade, constância, tolerância; no NT, é a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade à fé e piedade, mas persiste mesmo diante das maiores provações e sofrimentos; alguém que permanece pacientemente, firmemente, esperando por alguém ou algo com lealdade.

Nossa visão educacional é permeada com esta esperança. Queremos trabalhar pela manutenção da fé saudável e crescente no coração de cada aluno até que se cumpra o propósito de Deus em suas vidas. Queira Deus que em aliança com os pais alcancemos nosso objetivo continuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário