quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O maior tesouro dos pais

A mais rica herança que os pais podem deixar para seus filhos


Joubert de O. Sobº, pr
Culto de Comissionamento do CRE 1 - em 27/01/09

Porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos. 2Coríntios 12:14b

Entesourar é ajuntar e armazenar, amontoar, acumular riquezas, manter em estoque, reservar. Pensar no amanhã dos filhos é parte da constante preocupação de muitos pais. Com isto em mente muito esforço é dirigido ao acumulo de bens que facilitem suas vidas. Convém destacar algumas verdades bíblicas que podem aprimorar este justo esforço.

1. O tesouro para os filhos não deve se constituir somente de valores temporais. 

Herança material, terras, casas, bens, móveis, imóveis, jóias, negócios, empresas, aplicações, investimentos, tem utilidade tanto quanto fim. Que o diga aquele homem, um dos mais ricos da Alemanha, que suicidou-se por causa das perdas oriundas da crise. 

2 Pedro 3:7 Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios.



Tudo o que se vê, são tesouros que se guardam para o fogo. Um dia se queimará!

2. O principal cofre do tesouro é o coração humano

Todos têm um tesouro em seu coração. Tudo que é valorizado é guardado no coração, quer seja de boa natureza ou má. 

Lucas 6:45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

Mateus 6:21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

3. Os pais elegem o que é valioso para sua família. A eles cabem a escolha do que tem valor para ser cultivado. 

Eles juntam ao redor e em si as riquezas que representem suas reais escolhas. E com estes valores orientam a sua conduta e a dos filhos.

Mateus 13:52 E ele disse-lhes: Por isso, todo escriba instruído acerca do Reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.


4. Qual é o melhor tesouro, a melhor riqueza que se possa entesourar para os filhos? O tesouro do conhecimento de Deus. 

Os pais que, por exemplo, se esforçam por colocar seus filhos numa escola cristã que associa a verdade bíblica ao conhecimento acadêmico e à Ciência, estão juntando tesouro do conhecimento de Deus para os filhos. 

Abrir a oportunidade aos filhos de conhecerem o Criador é o maior tesouro que os pais podem juntar para eles. É um ato de amor:

1 João 4:7,8 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade.

Este conhecimento contínuo edifica o caráter, orienta a conduta, abençoa a vida, traz satisfação ao coração e propósito à vida.

Oseias 6:3 Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR...

5. Os pais que trabalham para que seus filhos conheçam a Deus colherão frutos excelentes.

De acordo com a Palavra de Deus, o resultado desse investimento operado pelos pais será que os seus filhos obterão:


  • Vitória sobre o maligno 
  • Conhecimento de Deus
  • Força
  • A Palavra de Deus habitará neles
  • Vitória sobre o mal

1 João 2:13,14 Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

6. Os pais não devem esquecer que Deus escolheu colocar do seu valioso tesouro eterno no coração de frágeis criaturas humanas.

Tal consciência nos livrará do engano da soberba e do veneno do orgulho quando Deus enriquecer nossos filhos e os colocar em honra em seu reino. Havemos de reconhecer em humildade a plena suficiência do Senhor, autor da vida.

2 Coríntios 4:7 Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário