quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os pobres vestidos de Salomão



Joubert de Oliveira Sobrinho
Devocional CRE de 04.04.11

Vejam como crescem os lírios do campo... nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles, Mateus 6.28,29.

Antes de morrer, o rei Davi instruiu Salomão, seu filho e sucessor, encorajando-o a guardar os mandamentos do Senhor e a andar em seus caminhos para que tivesse um reinado abençoado, 1Re 2.1-12. Salomão assumiu o reino após a morte do pai e logo depois teve um sonho. Nele, o Senhor lhe deu a oportunidade de pedir qualquer coisa: “Pede-me o que queres que eu te dê”. Diante desta oferta extraordinária Salomão não se deixou levar por interesses próprios. Não pediu longevidade, riquezas nem a morte de seus inimigos, pelo contrário, reconheceu sua inexperiência e incapacidade para administrar seu povo, como seu pai fazia. Pediu, então, unicamente um coração compreensivo para poder atender as demandas do povo.

Deus se agradou do pedido de Salomão. Deu-lhe sabedoria e entendimento mais do que qualquer outra pessoa na terra. Deu-lhe ainda mais: riquezas, glória e longevidade, caso andasse diante de Deus como Davi seu pai, 1Re 3.3-15. Assim, Salomão se tornou um homem repleto de inteligência e discernimento, capaz de julgar as causas mais difíceis. Também se tornou muito rico, mais do que todos os que existiram antes e depois dele.

O brilho das ricas vestes

Sua fama se estendeu pelas nações. Falava-se da sabedoria e riqueza de Salomão nos lugares mais distantes do mundo. A rainha de Sabá quis conhecê-lo pessoalmente e, ao constatar a grandeza do seu reino, ficou impressionadíssima, 1Re 10.5. Dentre as coisas extraordinárias que ela viu estava a beleza dos vestidos que os oficiais, criados e copeiros trajavam. Todos os reis e autoridades que o visitavam traziam, dentre seus presentes, vestidos da melhor qualidade, 1Re 10.25. É evidente concluir que o próprio rei Salomão vestia-se do bom e do melhor; ele deveria ser exigente ao escolher o melhor dos tecidos e, com rigor e primor vestir-se dos mais belos. No entanto, o homem mais rico e sábio do mundo não tinha as melhores e mais belas vestes. Ainda havia algo mais lindo que as vestes gloriosas de Salomão.



As vestes do lírio

Jesus, ao recomendar que não nos preocupássemos com o que havemos de nos vestir, disse:
“Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”, Mateus 6.28,29.

Aos olhos de Jesus, os lírios do campo se vestiam muito melhor do que Salomão, por mais riqueza e glória que este tivesse. Diante da beleza e design do lírio, os vestidos mais caros de Salomão eram pobres trapos velhos. O rei de Israel, filho de Davi, o mais rico homem do mundo, jamais de vestiu como eles.

Há muitas espécies de lírio, porém, a pureza é o significado mais associado a esta flor. Principalmente porque algumas de suas espécies crescem no pântano, local cheio de lodo, de matéria orgânica em decomposição, cujo aroma pode não ser nada agradável. Mesmo assim, cresce nesse meio mantendo sua pureza e seu perfume. Suas vestes continuam as melhores e mais ricas.

O descaminho de Salomão em sua velhice

A sabedoria incomum que “vestia” Salomão não o impediu de afastar-se de Deus. Ele se uniu a setecentas mulheres e trezentas concubinas, muitas delas mulheres que ele não deveria se unir. Elas lhe perverteram o coração:

E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de que o SENHOR tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o SENHOR lhe ordenara. 1Re 11.1-10

Salomão não se manteve em pureza em meio ao pântano do pecado. No tempo de sua maturidade ele não manteve a fidelidade a Deus e pecou gravemente contra ele. Suas ricas vestes de sabedoria e inteligência jamais suplantariam a pureza dos lírios do campo. Um lírio sabe crescer e se manter puro em meio à sujeira. Salomão não cuidou de sua pureza diante de Deus. Suas veste aparentemente ricas não podiam cobri-lo da nudez de seu pecado.

Você é um lírio neste mundo

Se você entregou a vida a Jesus significa que recebeu um chamado para ser um lírio no pântano do mundo. Jesus é maior do que Salomão, Lucas 11.31. Ele partilhou com você as vestes de sua santidade. Você foi desafiado a brilhar onde só existe trevas, perfumar onde só existe odor fétido, embelezar ambientes horrorosos, declarar com tudo o que você é que há esperança de vida em meio ao lodo da morte. Você é um lírio. Tem sabedoria divina para dizer não à impureza, inteligência do Espírito para afastar-se do mal, discernimento da Palavra de Deus para saber o que é certo e o que é errado.

"Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.” Isaias 1.18.

Sujou-se? Ainda é tempo de voltar atrás de purificar-se de toda imundícia. Há outros lírios no campo que podem ajudar você a voltar a perfumar o mundo. Mantenha a sua pureza. Espalhe o seu perfume. Não se desvie do Senhor quando estiver rodeado da podridão dos pântanos. Não há virtude em cheirar mal enquanto o mundo emite o odor da morte. Há virtude, sim, em recender o perfume de Jesus em narinas cansadas de fedor. Você é um dos poucos lírios virtuosos que podem fazer isto.

Um comentário:

  1. adorei pastor Joubert, obrigado pela recomendação, li e gostei muito, grande abraço ass: Fausto Augusto

    ResponderExcluir