sexta-feira, 21 de maio de 2010

Transmissoras de fé

Transmissoras de fé


Devocional CRE - Dia das mães – 08.05.10

Joubert de O. Sobº - Capelania CRE

...trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2Tm 1.5-7

O dom a que nos referimos remete à qualidade ou característica especial que as mães possuem de transferir, de forma única, valores aos filhos. Paulo escreve a Timóteo e destaca um valor em especial que este adquiriu através de sua mãe e de sua avó: a fé sincera, não fingida. Esta prerrogativa ou vantagem concedida às mães, se bem utilizada, pode aplainar o caminho dos filhos e facilitar o desempenho deles diante dos embates e desafios da vida.

Acredita-se que Timóteo receava assumir tamanha responsabilidade que se apresentava perante ele. Era um tempo em que líderes cristãos inevitavelmente sofriam perseguições e prisões por causa de sua fé. Paulo o convida a participar das aflições e sofrimentos do evangelho, v.8, sem se envergonhar do testemunho de Jesus, nem do fato dele ser um prisioneiro.

Paulo o estimula a afastar qualquer temor, uma vez que havia recebido o espírito de fortaleza, amor e moderação, v.7, reforçando que a plenitude e os dons do Espírito Santo fornecem toda a condição necessária para exercer o ministério. Ainda insistiu que Timóteo reavivasse a chama do dom especifico que recebeu pela sua imposição de mãos, v.6.

Mas chamo sua atenção ao fato de que, antes de fazer estas colocações específicas de incentivo, Paulo lembrou a Timóteo onde havia iniciado a história de seu ministério: na fé genuína e sincera que habitava em sua avó Lóide, que habitou em sua mãe Eunice e agora habitava nele. A partir de então, Paulo o incentiva dizendo: “Por esta razão...”.

A fé, o firme fundamento das coisas que se esperam, a prova das coisas que se não vêem, Hb 11.1, habita, isto é, vive dentro do coração e influencia a vida de quem a possui. O privilégio das mães é poder transmitir essa fé sincera fazendo-a habitar no coração dos seus filhos. Certamente Lóide e Eunice providenciaram a Timóteo uma educação cristã, respeito e amor pelas Escrituras e um ambiente familiar espiritual em que ele pode crescer no conhecimento de Deus. A fé lhe foi-lhe semeada no coração desde a infância pela mãe e avó: E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus, 2Tm 3.15.

E, justamente por isso, Paulo pode estimular Timóteo a afastar o temor das grandes responsabilidades e despertar a chama de sua vocação. Insisto em repetir: Paulo instruiu e incentivou Timóteo com êxito porque nele habitava uma fé sincera recebida como herança de sua mãe e avó. Este é um dos dons que as mães possuem. Um privilégio que deve ser aproveitado ao máximo, pois será o diferencial que fará com que o propósito e o ministério dos filhos sejam cumpridos conforme a vontade de Deus.

Um comentário:

  1. Olá Pastor, vejo muito vc por ai....no bom sentido, em pessoas falando de vc e tb já assiti a um casamento por vc....sou da Vila, a quase 5 anos, ok? e conheço algumas pessoas q vc conhece mais ainda....então resolvi te conhecer por um e-mail q o pr Gerson acaba de mandar....ok?
    Deus abençoe, e se quiser conhecer o meu cantinho, mas coloca a mulher do lado, hehehe, será um prazer, Deus abençoe!

    ResponderExcluir