segunda-feira, 16 de maio de 2011

Por um tesouro mais valioso


Joubert de Oliveira Sobrinho
Devocional CRE de 09.05.11


Ainda que também podia confiar na carne: se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu, Circuncidado ao oitavo dia da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo, Fp 3.4-8

 

No texto acima, o apóstolo Paulo mostra que, na qualidade dos valores humanos, da projeção pessoal, do ganho por herança e das conquistas pelo próprio esforço, ele estava em posição privilegiada em relação à maioria das pessoas comuns. Com estas credenciais ele poderia se apresentar orgulhosamente perante a sociedade e receber o reconhecimento que poucos possuiriam.

 

No entanto, algo muito poderoso levou Paulo a inverter completamente seu raciocínio, a ponto de considerar como perda ou algo sem valor o que dantes era ganho, lucro. O que era motivo de orgulho pessoal passou a ser tão desprezível quanto o esterco, o estrume, o excremento de animais. Afinal, o que aconteceu na vida de Paulo que fez com que aquelas coisas perdessem o brilho? Ele conheceu a Jesus e isto mudou toda perspectiva que possuía.

 

Agora nenhuma das vantagens anteriores poderia ser comparada ao valor descoberto em Cristo. Este passou a ser a maior riqueza e a maior busca de sua vida. Paulo menciona que em Jesus estão “escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”, Cl 2:3; manifesta desejo de conhecê-lo cada vez mais, bem como a virtude de sua ressurreição, Fp 3.10. Enfim, valores estes não estão sujeitos à degeneração do tempo e dos costumes humanos.

 

Milhões de pessoas tiveram a mesma percepção ao conhecerem a Jesus. Uma delas é William Thompson - que passou a ser conhecido como Lord Kelvin por suas conquistas no campo da ciência. Nascido na Irlanda em 1824, Lord Kelvin era físico, matemático e engenheiro, ícone das ciências físicas do século XIX. Ele fez importantes contribuições na análise matemática da eletricidade e termodinâmica e na unificação das disciplinas emergentes da física em sua forma moderna. Adquiriu notoriedade por desenvolver a escala Kelvin de temperatura absoluta e participou também no projeto de transmissão telegráfica por cabo submarino.



Certa vez um jovem fez uma longa viagem até a Escócia para entrevistar e conhecer pessoalmente Lord Kelvin. Diante do grande cientista o jovem disse:

- Vim conhecê-lo, depois de longa e difícil caminhada, movido apenas pelo desejo de lhe fazer uma pergunta. Vejo que as paredes de sua sala de estudos estão forradas de milhares de livros. Creio que o senhor já deve ter lido todos eles... Sei que o senhor é autor admirado de vários compêndios e que viajou pelo mundo inteiro comunicando-se com os homens mais sábios, guias do pensamento, orientadores de opiniões. Permita-me perguntar, depois de tantos anos consumidos no estudo de tantas ciências, e das experiências adquiridas, qual o conhecimento que o senhor considera mais valioso?

Lord Kelvin, emocionado pelas palavras, tomou as mãos do jovem entre as suas e disse-lhe:

- Meu caro amigo, mais preciosas que todos os conhecimentos que amontoei no cérebro, são duas lições que aprendi de valor incalculável: a primeira que sou um grande pecador; e a segunda que Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador. Na aquisição destas duas verdades inabaláveis e indubitáveis, aplicadas à minha própria experiência, repousa toda a minha felicidade, repousam todas as minhas esperanças!

Semelhante a Paulo, Lord Kelvin tinha o conhecimento de Cristo como infinitamente superior a toda sabedoria adquirida neste mundo e a todo sucesso obtido aqui.

Você já se deu a oportunidade de conhecer a Jesus? Proponho uma maneira de começar a conhecê-lo: leia o evangelho de João, um capítulo por dia. Medite nas palavras de Jesus em cada situação descrita. Você terá grandes chances de descobrir o tesouro e de iniciar uma amizade que durará para a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário