segunda-feira, 21 de março de 2016

UMA PESCA FORA DO COMUM



Uma pesca fora do comum






Joubert de Oliveira Sobrinho

Devocional CEDUC de 03.03.16







(Jesus)...disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes” Lc 5.4,5




Subir ao barco de Pedro e afastá-lo um pouco da areia foi a única maneira de toda multidão ouvir a Palavra de Deus através de Jesus, ali na praia do Mar da Galileia, naquela manhã. Enquanto Jesus ensinava a multidão, Pedro, Tiago e João lavavam as redes depois de uma noite de frustração e prejuízo: a pescaria não lhes rendeu nem um peixe. Pedro deve ter ficado surpreso ao ouvir Jesus mandá-lo ao mar para pescar novamente. Talvez, tudo que Pedro desejasse era ir para casa e dormir, aborrecido pelo tempo perdido. Agora tinha que decidir se obedeceria uma ordem totalmente fora do comum (não se pesca de dia, mas, sim, de madrugada) de um homem de Deus ou se negaria, considerando o pedido um absurdo.




Pedro, resolveu obedecer a Jesus por tudo que vira e ouvira, mesmo que fosse um pedido na contramão da lógica, quase uma afronta ao padrão. Teve a maior surpresa: uma pescaria maravilhosa, anormal, abarrotada, com dois barcos cheios, feita de dia, contrariando toda experiência da profissão.



Quando a Bíblia diz que para Deus nada é impossível, significa que nem sempre Deus vai agir dentro da normalidade. Ele pode ir além do andamento da natureza, das leis da ciência. Ele não está, como nós, aprisionado aos limites humanos. Quanto antes aprendermos isto, melhor! Em alguns casos, cumprir a Palavra de Deus parecerá o oposto da lógica ou daquilo que nos parece óbvio. Vai valer a confiança, a decisão de obedecer ou não.



Depois da inimaginável pesca, Pedro começa a enxergar a si mesmo a ponto de temer carregar tanta iniquidade tão perto de Deus. Acaba por concluir que o melhor para Jesus é que se afaste dele, um pecador indigno de ser visitado por tamanha santidade. Jesus logo o acalma, dizendo: Não temas; de agora em diante, será pescador de homens. Muitas vezes o momento do espelho, quando não temos como escapar da realidade de nossa limitação e pecaminosidade, é o momento de nosso chamado mais sublime e desafiador. Estar perto de Jesus implica em ter um encontro com quem realmente somos e com o real estado em que nos encontramos. Por esta razão muitos fogem de Jesus; não querem ver quem realmente são nem como estão.



Você vai dispor o barco de seu coração para Jesus entrar e falar às multidões? Prepare-se, então, para grandes descobertas a respeito de si mesmo e de seu futuro com Ele. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram, Lc 5.11.

 

Abração

Joubert, pr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário