terça-feira, 13 de julho de 2010

Podemos contar com você?



Joubert de O. Sobº, pr.
Devocional para o retiro TRUE LIFE & JayCbe
Jovens do Campo Belo de 08 a 11.07.10
Devocional CEDUC em 06.10.16


Como dente quebrado e pé deslocado, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia. Pv 25.19

Você emprestaria sua dentadura para um banguela?

É muito ruim ter um dente quebrado, não é? Além da estética comprometida e dificuldades na mastigação, dói a ponto de nos fazer parar de falar. Um pé deslocado também é triste. Já imaginou querer correr e não conseguir? A gente acaba mancando e desistindo de ficar em pé. Essa é a comparação que o sábio usa para se referir a uma pessoa infiel. Confiar nela num momento de necessidade é tão ruim quanto ter um dente quebrado ou um pé deslocado. A verdade é a seguinte: quem depende de alguém que é infiel nunca tem descanso!


Você é digno de confiança?

Responda para si mesmo: quem pode contar com você? Você é confiável? Alguém colocaria a “mão no fogo” por sua fidelidade? Quando alguém precisa de alguém fiel, confiável você é uma das opções? O rei Davi resolveu andar em sinceridade diante de Deus e resistir ao mal. Uma das providências que resolveu tomar foi procurar pessoas fiéis que morassem com ele, Salmo 101.6. Você seria um de seus convidados?


Você daria seu dinheiro a administradores que não confia?

Jesus contou a parábola dos talentos onde um homem resolveu confiar seus bens aos seus servos a fim de que negociassem por ele. Você daria seus bens para serem negociados por pessoas que não confia? Portanto aquele homem confiava em seus servos. Eles deveriam ter se sentido bem por terem sidos considerados dignos de tão importante tarefa. Mas um deles não retribuiu com seriedade a confiança que lhe foi atribuída. Não negociou o talento de seu senhor; preferiu enterrá-lo. Não o colocou no banco, onde poderia obter juros e ainda disse que o patrão era "cruel".  Este servo foi punido, não porque não fosse capaz de negociar, mas porque foi infiel. Os fiéis foram premiados e promovidos porque eram confiáveis, Mt 25.14-30.


Como posso ser fiel?

Podemos crescer em fidelidade praticando-a nas pequenas coisas, por exemplo: cumpra suas promessas, utilize bem o seu tempo, seja leal aos seus amigos, use sabiamente seu dinheiro, seja fiel no seu trabalho, cuide bem do que não é seu, faça bem feito suas tarefas e assuma compromisso em sua igreja. Afinal Jesus deixou muito claro como avaliar a fidelidade de alguém:

Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito, Lc 16.10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário