sábado, 23 de outubro de 2010

Receba o Presente e CARPE AETERNITATEM


Receba o Presente e
CARPE AETERNITATEM

Joubert de Oliveira Sobrinho, pr.
Devocional 22.10.10

Era tudo o que eu queria!
Uma vez eu e minha esposa ganhamos de presente um apartamento, frente para praia, em Pitangueiras, no Guarujá. É verdade! Aconteceu assim: eu estava retirando o carro da garagem e a Inez esperava no portão. Um taxi parou e dele desceu uma senhora, uma irmã que freqüentava a igreja. Ela cumprimentou a Inez e, enquanto remexia o fundo da bolsa, foi dizendo: - Trago boas notícias, veja que coisa boa... Não é uma bênção? Ela tirou um molho de chaves, o entregou à Inez e explicou com um grande sorriso na face: - Sabe o meu apartamento do Guarujá? Pois bem, agora pertence a vocês!

A Inez admirada, mas percebendo o “clima”, com raciocínio ligeiro de uma psicóloga versada, respondeu: - Puxa! Muito obrigada, irmã! É uma grande bênção! Mas, acontece que o Joubert não vai poder ir ao apartamento tão cedo. Ele está cuidando da reforma da igreja, como a irmã sabe... E se a irmã ficasse com as chaves e cuidasse do apartamento para nós? Enquanto falava devolveu as chaves para a mão da irmã a tempo de fechá-la apertando-a com as duas mãos.

A senhora concordou imediatamente. Com prazer ela cuidaria do apartamento e nós não precisaríamos nos preocupar. Assim que quiséssemos poderíamos procurá-la. Antes de voltar ao taxi e partir, ela deixou um bilhete para mim. Nele estava escrito a razão dela nos presentear com aquele apartamento: um texto do Antigo Testamento, Números 5.9,10, “Semelhantemente, toda oferta de todas as coisas santificadas dos filhos de Israel, que trouxerem ao sacerdote, será sua. E as coisas santificadas de cada um serão suas; o que alguém der ao sacerdote será seu”.

Porque fomos os felizardos
A distinta senhora era uma fiel irmã em Cristo, elegante, inteligente e de família abastada. Sofria, porém, de um quadro clássico de psicose: esquizofrenia paranóide. Ela traduziu um livro do inglês para o português que explicava detalhadamente o tabernáculo de Moisés. O fato é que, a partir dali, seus delírios passaram a conter elementos bíblicos descritos naquele livro. E a razão dela decidir doar o apartamento do Guarujá para nós foi pelo seguinte acontecimento. Ela havia emprestado o apartamento para as férias de um casal amigo nosso. Como eles não tinham carro, nós os levamos até lá. Antes de sairmos, o casal pediu que orássemos para que tivessem um abençoado descanso naqueles dias. Assim oramos naquele apartamento. A senhora, ao saber disso lembrou-se do texto de Números e considerou que eu, sendo sacerdote, ao orar, estava santificando o apartamento. Isto, de acordo com a Lei de Moisés, interpretada pela mente em delírio psicótico, me tornava o novo proprietário...

O Termo ou Contrato de Doação
Digamos que, em delírio contínuo e extrema insensatez, eu tomasse posse do presente ofertado - à parte a evidente e incapacitante enfermidade da irmã que a torna inapta para decisões desse tipo -, onde o “caldo engrossaria” para o meu lado? Certamente quando a família dela solicitasse o termo ou contrato de doação com a concordância dos demais proprietários.

Conto-lhes este caso verídico como comprovação de que o ato de doar é uma ação de grande responsabilidade. Assim como sem um recibo de compra e venda não se pode passar um bem para o nome do novo proprietário, assim também uma doação. É preciso documentá-la de modo aceitável perante a Lei.

Tanto é que, juridicamente, um dom ou presente é definido por três partes indispensáveis: a) alguém tem de oferecer algo; b) alguém tem de aceitar/receber algo; c) o que aceita algo não paga por isto. Portanto, um presente ou dom é algo oferecido gratuitamente e recebido sem qualquer ideia de pagamento.

O Presente de Deus para Você
A Salvação é descrita na Bíblia como um dom, um presente gratuito de Deus para nós. Diante disto podemos chegar a algumas conclusões:

1.       Jesus é o presente de Deus, o seu dom, ofertado a nós gratuitamente.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6.23
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2.8,9
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16

A finalidade do presente de Deus para nós, Jesus, é nos levar de volta ao pleno relacionamento com Ele. Tudo que nossa alma anseia, nossa mente deseja e nosso espírito tem sede está em Jesus. Ele pagou com a vida e ressuscitou para que nós pudéssemos ter a vida eterna com o Pai que tem por cada um de nós amor incomparável, razão desta oferta gratuita.

2.      Portanto de acordo com a natureza jurídica de um presente, Jesus, o Dom de Deus, precisa ser RECEBIDO.

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, João 1.12

Você percebe que no caso da oferta de um presente não existe neutralidade? Quando alguém lhe oferece um presente só há duas escolhas: RECEBER ou REJEITAR. Não há meio termo. Quem não o recebe está automaticamente rejeitando-o.

3.       Devemos aproveitar a oportunidade que temos para RECEBER a Jesus agora, imediatamente. Pode ser que o tempo oportuno de recebê-lo se acabe.

Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação. 2 Coríntios 6.2

Nós não temos domínio sobre nosso futuro. Não governamos sobre nosso tempo de vida. A oportunidade precisa ser aproveitada enquanto se apresenta. Hoje, agora, é o momento certo para decidir pela aceitação do Dom de Deus.

Quando se escolhe rejeitar o Presente
Lembro-me do jovem que numa briga matou um homem e foi condenado à morte. Uma verdadeira multidão da cidade fez uma petição de perdão ao Governador que, em resposta resolveu perdoá-lo e ir pessoalmente entregar ao jovem o documento que anulava a sentença. O Governador era também um clérigo e, com as roupas de sacerdote foi até a prisão. Ao aproximar-se da cela o jovem gritou pelas grades: - Saia daqui! Não quero ouvir mais nada sobre religião. Estou cansado desta inutilidade! - Jovem espere, tenho algo para você; deixe-me falar. – Se você não sair vou chamar o carcereiro! - Tenho boas notícias para você, as melhores possíveis. Você vai permitir que eu lhe conte? – O senhor não ouviu o que eu disse? Se não sair imediatamente vou chamar o carcereiro! – Muito bem. Replicou o Governador que retirou-se triste.

O carcereiro ouviu tudo e disse: - Vejo que você recebeu a visita do Governador! – O quê? Este sacerdote era o Governador? – Sim. E ele trazia no bolso o seu perdão, mas você nem quis ouvi-lo! Arrependido o jovem escreveu uma carta ao Governador pedindo perdão pelo modo como o tratou. O Governador leu a carta, anexou-a ao perdão rejeitado e escreveu nas costas do documento: “Não mais interessado neste caso”.

Antes de ser enforcado o jovem pediu oportunidade de falar à multidão presente: - Digam aos jovens deste país que não estou morrendo pelo crime que cometi. O Governador me perdoou. Estou morrendo porque eu não aceitei o perdão. Eu não quis ouvir o oferecimento do Governador.

Receber o presente é a nossa parte. Nem Deus nos obriga a recebê-lo, embora deseje muito que o aceitemos. Ele respeita nossa escolha. Assim disse John Marshal, Membro da Corte Suprema dos EUA, ao aceitar que um condenado à forca recusasse o perdão que lhe foi oferecido:

“O perdão é um documento cuja validade depende da entrega e esta não é completa sem ser aceita. Pode, portanto, ser rejeitado pela pessoa a quem se destina e, nesse caso, não tem a Corte poder para impô-lo”.

Os quatro passos para receber o Presente de Deus
Para receber a salvação em Jesus Cristo basta que você dê estes quatro passos.

1.    Admita que Deus não tem estado em primeiro lugar em sua vida e peça que Ele perdoe os seus pecados;
2.    Creia que Jesus morreu para pagar pelos seus pecados, que ressuscitou dentre os mortos e está vivo hoje;
3.    Aceite que o Dom da Salvação é de graça, você não precisa pagar por ele;
4.    Convide Jesus Cristo para entrar em seu coração e ser Senhor de sua vida.


Você pode dar estes quatro passos por meio desta simples oração:

Senhor Jesus, obrigado por ter me criado e me amado, mesmo quando eu o ignorava e andava nos meus próprios caminhos.

Eu sei que preciso de ti em minha vida. Lamento muito pelos pecados que eu cometi e peço que tu me perdoes.
Eu te agradeço porque me aceitas como sou e perdoas os meus pecados.

Obrigado por morrer na cruz por mim e vencer a morte.
Senhor Jesus, abro agora a porta da minha vida e te recebo como meu Salvador e Senhor.

Por favor, ajuda-me a conhecê-lo melhor.
Desejo estar dentro do teu plano para mim e ser uma nova pessoa.
Eu recebo o presente da Salvação que o Senhor hoje me dá. Amém.

Agora Carpe Aeternitatem!
Esta oração, na dimensão espiritual, significa a assinatura de um Termo ou Contrato doação, um documento espiritual, de que Deus lhe deu o Presente e você o recebeu. A partir de agora ninguém poderá questionar a veracidade de sua recepção. O presente é seu. Foi recebido gratuitamente.

Grande parte dos valores desta vida é delírio. Desvanecem em mais ou menos tempo. Um pouco parecidos com o apartamento que por alguns segundo possuí no Guarujá.

Ao fazer sinceramente esta oração, o Dom da vida eterna poderá ser desfrutado por você inteiramente desde já. Depois de receber a Jesus seu lema não será mais CARPE DIEM (aproveite o dia), mas sim CARPE AETERNITATEM (aproveite a eternidade). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário