quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pela fidelidade de Jesus

Pela fidelidade de Jesus



Joubert de O. Sob
Devocional CRE de 22.08.11


Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Ap 2.10

Para que pudéssemos ter a Vida Eterna, Jesus teve que cumprir uma missão, uma obrigação, um compromisso até o fim. Para que se possa cumprir uma missão é necessária a virtude da fidelidade. Sem fidelidade nada garante que cumpriremos nossas obrigações até o fim. Mas, o que é ser fiel? Ser fiel é guardar a fidelidade, é cumprir aquilo a que se obriga, é ser exato, pontual, constante, firme, perseverante. É fácil concluir que Jesus é Fiel.

Jesus poderia desistir no meio do caminho. Poderia se livrar da enorme pressão que passou a sofrer. No Getsêmani ele pediu ao Pai que, se possível, afastasse o cálice do seu sofrimento, mas ele declarou preferir fazer a vontade do Pai. Na hora de sua prisão Pedro tentou defendê-lo ferindo Malco na orelha com sua espada, mas Jesus o impediu dizendo que se quisesse poderia pedir ao Pai doze legiões de anjos a seu favor, mas que não o faria, por ter um compromisso a cumprir.

E assim, por assumir fielmente seu compromisso de nos salvar, deixou que o prendessem e o matassem na cruz para ressuscitar no domingo pela manhã. Ele foi fiel à vontade do Pai e fiel ao seu amor por nós. Não desistiu da missão.


No ano 76 d.C., o vulcão Vesúvio entrou em erupção e destruiu as cidades de Herculano e Pompéia. A destruição foi descrita por Plinio, o jovem que estava numa cidade distante de onde podia visualizar Pompéia. Ele relata uma forte explosão do vulcão do qual subiu uma fumaça preta que atingiu as mais altas camadas da atmosfera, abrindo-se depois como um pinheiro. Uma hora depois desceu sobre Pompéia uma chuva de pedras ferventes. Os telhados não suportavam e as pedras atingiam as pessoas dentro das casas. Para se ter uma ideia, houve lugares em que se acumulou mais de quatro metros de pedras. Logo após desceram as cinzas envoltas em gases, com calor em torno de quinhentos graus, ceifando quem ainda estava vivo.

Junto a uma das portas de Pompéia estava um soldado romano de sentinela. Enquanto o povo corria para salvar a vida, os superiores do soldado devem ter se esquecido dele. Como não tinha ordem de sair dali, ficou no posto heroicamente até morrer talvez pelos vapores sulfurosos asfixiantes ou pelas cinzas ardentes que rapidamente atingiram a cidade. Séculos depois ao escavarem as ruínas de Pompéia, encontraram os restos do destemido soldado que morreu em seu posto cumprindo seu dramático dever militar. O capacete, a lança e a couraça desta sentinela fiel estão hoje no Museu de Nápoles como exemplo de fidelidade ao dever.


Todos nós temos obrigações a cumprir: com Deus, com as pessoas que nos rodeiam e conosco mesmo, com os nossos valores. Sempre que pensarmos em desistir de nossas obrigações é bom que nos lembremos da sentinela. Se por um dever humano, militar, um soldado entrega a vida, muito mais devemos nos dedicar para cumprir a missão que Deus nos deu. Ele nos prometeu os recursos e a sua presença.

Não desista de suas obrigações. Seja fiel; cumpra-as até o fim. Se hoje você pode ser perdoado de seus pecados e herdar a vida eterna foi porque Jesus foi Fiel.

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Mt 10.22

Nenhum comentário:

Postar um comentário