quinta-feira, 14 de março de 2013

Você também pode!


Você também pode!

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13-14


Joubert de Oliveira Sobº
Devocional CRE de 13.03.2013

O apóstolo Paulo escreveu esta conhecida frase após mencionar que havia aprendido a contentar-se com o que tinha, quer tivesse em abundância e estivesse farto ou quer estivesse abatido, com fome ou necessidade. Ele alegou encontrar forças para enfrentar todas estas situações em Jesus.

Na Bíblia encontramos crianças e adolescentes que enfrentaram grandes desafios, aprenderam e venceram. Elas são exemplos para nós que desejamos também alcançar o máximo de sucesso ao enfrentar as lutas e desafios da vida.

O pequeno Samuel

Ana clamou e chorou diante do Senhor pedindo que pudesse gerar um filho e foi ouvida. Nasceu-lhe Samuel. Ela com gratidão entregou o filho para ser instruído por Eli, o sacerdote, pois ela cumpriu o voto que fez de entregar o filho recebido a Deus para ser um sacerdote do Senhor. Nos primeiros capítulos do livro de 1Samuel lemos o quanto o menino aprendia e crescia.


Certa noite ouviu chamar seu nome. Pensando ser Eli, foi atende-lo. Eli mandou deitar-se porque não o havia chamado. Isto aconteceu por três vezes. Até que Eli entendendo que Deus queria falar com Samuel ensinou-o a responder: “Fala, porque teu servo ouve”. A partir dali, Samuel se tornou um dos maiores Juízes e Sacerdotes de Deus da história do povo de Israel.


Você também pode aprender a ouvir a Deus

Ainda criança aprendeu a ouvir a Deus e ser seu instrumento. Você também pode. Você foi chamado para aprender a ouvir a Deus e praticar a sua Palavra. Jesus disse: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; Mateus 7:24; Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mateus 13:9; Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 2:29

A menina escrava

Em uma guerra contra Israel, os sírios levaram pessoas cativas. Dentre elas uma menininha que acabou sendo escrava e servindo a família de um importante general do exército da Síria chamado Naamã. Ela viu a crise familiar quando Naamã informou sua esposa de que tinha lepra, naquela ocasião, uma doença incurável. A menina então expôs um informação que abalaria nações, reis e mudaria a vida das pessoas ao redor: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra" 2 Reis 5:3


A esposa de Naamã informou ao seu marido as palavras da menina. O general repetiu ao rei as palavras da menina. O rei da Síria, então, escreveu uma carta ao rei de Israel dizendo: "Junto com esta carta estou te enviando meu oficial Naamã, para que o cures da lepra", 2 Reis 5:6. O rei de Israel desesperou-se pensando que aquela carta era uma provocação, uma maneira de justificar uma futura guerra. Mas o profeta Eliseu, ao saber da preocupação do rei, disse: Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel". 2 Reis 5:8.

Naamã veio ao encontro de Eliseu com muitos presentes a oferecer: trezentos e cinquenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e mais dez mudas de roupas finas! Mas o profeta Eliseu nem o recebeu. Mandou um moço dizer que se banhasse sete vezes no rio Jordão e ficaria curado. Naamã, sentindo-se desprezado por não ter sido recebido pelo homem de Deus, ameaçou ir embora. Convencido por seus servos mergulhou sete vezes no rio Jordão. Na sétima vez saiu com sua pele limpa como de uma criança. Ele reconheceu que havia Deus verdadeiro em Israel e adorou. Voltou-se a encontrar com o profeta para ofertar seus presentes de prata, ouro e roupas, mas Eliseu não aceitou nada e o mandou embora em paz.


Você também pode proclamar a mensagem que cura e dá vida

Quem iniciou todos estes acontecimentos que mudou vidas e trouxe cura para um importante general leproso? Uma menina que não sabemos nem o nome! A escrava que ousou falar sobre Deus e seu profeta no meio de uma família carente de Deus. Você também pode levar uma mensagem para as pessoas carentes de Deus. A Palavra de Deus pode curar toda a nossa vida: Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte, Salmos 107:20; você pode anunciar uma palavra de libertação que vai abalar nações, agitar reis, mudar, salvar e curar vidas. Disse Jesus: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. Marcos 16:15. "A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração, isto é, a palavra da fé que estamos proclamando”, Romanos 10:8; E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele (Jesus) com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos, Mateus 8:16.

O jovem Davi


Quando o adolescente Davi ouviu o gigante Golias afrontando e desafiando o exército de Israel, seu coração se encheu de indignação: Quem é, pois, este incircunciso (alguém sem circuncisão, sem aliança com Deus)  filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? 1 Samuel 17:26. A história você conhece. Ele se dispôs a enfrentar Golias confiante de que Deus estava com ele. Davi lançou uma pedra com sua funda diretamente na testa do gigante de quase três metros de altura que caiu no chão. Davi usando a espada do próprio Golias cortou sua cabeça.


Você também pode enfrentar os gigantes que querem destruir sua vida e de sua família. Os gigantes de hoje não são pessoas, mas situações, enfermidades, tribulações, problemas diversos ou ainda, como disse o apóstolo Paulo e também Jesus, podem ser espíritos malignos que querem nos roubar, matar e destruir:


O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10; pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:12; Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37

O jovem cientista

Jack Andraka é um norte-americano que criou um sensor que detecta câncer no pâncreas com um teste 168 vezes mais rápido que os testes atuais (bastam 5 minutos), 26 mil vezes mais barato (R$0,06), 400 vezes mais sensível e quase 100% preciso. Com qual idade ele descobriu isto? 15 anos. Hoje, no ensino médio e com 16 anos, quer criar um aparelho para reconhecer 15 tipos de doenças. Ele conta que enviou e-mail para 200 professores apresentando seu projeto e buscando orientação. Recebeu 199 rejeições e um “talvez”. Mas perseverou até conseguir finalizar seu trabalho. Ele é um cientista, um pesquisador que ama o que faz, que investiu no talento que descobriu ter.


Você também pode se destacar em alguma área para o louvor de Deus e benefício de muitos. Ame e se dedique em pesquisar e fazer o melhor que puder com tudo o que lhe vier à mão. O resultado abençoado de seu esforço poderá ajudar milhões de pessoas como Jack o fez. A cada um Deus deu dons e talentos que pudéssemos fazer crescer e progredir. A bênção de Deus nos dá condições para que nosso esforço seja frutífero: O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem. Provérbios 19:8; Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:3; Nele (em Jesus) estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Colossenses 2:3

2 comentários:

  1. Olá, graça e paz Pr Joubert!

    Muito bom o seu post, Deus falou tremendamente ao meu coração. Muitas das vezes, pensamos que não temos a capacidade de desempenhar algo (apesar que dependemos de Deus), nos sentimos inferiores até mesmo de sermos instrumentos nas mãos de Deus (claro que toda a honra seja dada a Ele). Mas, como podemos observar na própria Palavra de Deus, que ele usou pessoas normais, até mesmo aquelas pessoas que você nunca imaginaria que poderiam ser usadas por Ele. E como o próprio Samuel diz: "Fala, que o Teu servo te ouve", que nós como Samuel possamos realmente nos colocar em disposição para entender e fazer a vontade de Deus. E como no útimo caso já no finalzinho do post, o do jovem pesquisador, que se desempenhamos algo com excelência, que esse algo seja para a glória de Deus.

    Deus te abençoe grandemente, e que o senhor possa realmente ser um intrumento nas mãos do Senhor, para honra e glória Dele.

    :D

    ResponderExcluir
  2. O maior obstáculo, na maioria das vezes, está em se acreditar que é possível e iniciar a caminhada. Objetivos sempre estão além da zona de conforto.
    Um forte abraço.
    Washington

    ResponderExcluir