terça-feira, 9 de junho de 2009

A Sabedoria em Pessoa


Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Tiago 1:5 

 

CRE - Centro Renovo de Educação

Devocional da Capelania - 08/06/2009

Pr. Joubert de Oliveira Sobrinho


A sabedoria divina

 

Quando se fala em sabedoria muita gente é levada a pensar em filósofos de barba branca e comprida que falam coisas tão difíceis de entender, assuntos profundos, questões irrespondíveis e indecifráveis a ponto de dar sono. Mas a sabedoria verdadeira não é assim. Ela não se origina nas meditações profundas ou trabalho intelectual. Na Bíblia a sabedoria não é teórica, mas intensamente prática. Ela é a arte de ser bem sucedido, de formar o plano correto para alcançar os resultados desejados.

 

Em seu aspecto mais amplo a sabedoria pertence exclusivamente a Deus, Jó 12.13; Is 11.2; Dn 2.20-23, e se origina no temor do Senhor (temor é a admiração reverente, respeito, percepção ou compreensão do crente sobre Deus):

·         Sl 111.10 - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento tem todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre.

·         Jó 28.28 - Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Tiago diz como ela é:

·         Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Tg 3.17.

 

A sabedoria humana

 

Porém, sabemos que existe a sabedoria humana que, segundo Tiago, é terrena, animal e diabólica, Tg.3.15. Esta é a sabedoria dos invejosos, dos egoístas, dos facciosos, dos perturbados e perversos. A sabedoria humana é limitada, pobre, insensata e até diabólica, isto porque está desvinculada da revelação divina.

 

O valor da sabedoria

 

Quanto custa uma ação sábia na hora certa?

Conta-se que numa indústria uma enorme máquina hidráulica parou de funcionar. Vieram os técnicos gastaram um dia inteiro e não conseguiram resolver o problema. Chamaram os engenheiros que procuraram, consultaram os manuais, os mapas, testaram e lá se foi mais um dia de prejuízo. Os gerentes e diretores já não sabiam o que fazer. Era já o terceiro dia de prejuízo de milhões. Até que alguém sugeriu que se chamasse um velho encanador do bairro. Desesperados, incrédulos, mas sem opções chamaram o velhinho que chegou com seu macacão surrado e sua caixa de ferramentas. O gerente, com desprezo incontido, relatou a história da máquina, do barulho que fez quando parou de funcionar e as tentativas dos especialistas. Depois calou cético.

 

O velhinho rodeou a máquina no galpão, procurou as entradas e saídas dos encanamentos. Parou e colocou um ouvido no chão ao lado da máquina. Levantou, sorriu com o canto da boca e abaixou para ouvir de novo. Ainda ajoelhado abriu a caixa, pegou um martelo e começou a bater no chão com força meia-dúzia de vezes. Imediatamente a máquina fez um barulho e começou a funcionar. Foi uma festa e uma surpresa fenomenal; ninguém esperava aquilo. O gerente impressionado elogiou o velhinho e perguntou quanto custou o serviço. Sem titubear o velhinho disse: - Mil dólares. O gerente espantou-se: - Espere, o senhor não trabalhou quinze minutos!

– É o meu preço, respondeu o velhinho.

- Não sei se o financeiro vai concordar com isso... Bem, então descreva o serviço num relatório que eu vou enviar... Não garanto.

O encanador pegou uma folha em branco e após os dados pessoais, descreveu o serviço:

·         Algumas marteladas – 01 dólar;

·         Dar as marteladas no lugar exato – 999 dólares.

 

A sabedoria é valorosa. Ela provê soluções quando ninguém as tem, trás alívio na tensão, resolve crises, acalma corações, faz justiça e satisfaz.

 

O pedido de Salomão

 

O texto com o qual abrimos este devocional diz que Deus dá generosamente a sabedoria a quem a pedir. Salomão é o maior exemplo, 1Re 3.5-14. Deus lhe ofereceu dar qualquer coisa que ele pedisse e, ao invés de pedir riqueza, poder, glória, etc., pediu sabedoria, entendimento para julgar o povo, para ser rei. Deus se agradou de seu pedido e além de sabedoria lhe deu tudo o mais. Por esta razão seu reino foi esplendido. Ficou famoso pela riqueza, mas muito mais pela sabedoria.

 

A sabedoria divina é prática

 

Uma vez minha conta de água aumentou em demasia. A empresa me notificou a existência de algum vazamento interno. Duvidei, a princípio, pois não havia sinal visível. Então chamei um encanador que, fazia um serviço numa igreja. Expliquei-lhe o ocorrido e ele, crente, logo foi dizendo que confiava que Deus o ajudaria a descobrir o vazamento. Deixei-o a sós enquanto se preparava para iniciar o trabalho. Meia hora depois ele me chamou para avisar que havia encontrado o local do vazamento dentro de um banheiro na parte de baixo da casa. Ele quebrou apenas dois azulejos e consertou o encanamento. Admirado perguntei como o havia descoberto tão rapidamente e ele, como quem conta um segredo, disse: - Pastor, eu entrei neste banheiro, troquei de roupa e, antes de começar a trabalhar, ajoelhei-me e orei ao Senhor, como sempre faço, pedindo sabedoria para solucionar o problema. Ao final da oração resolvi começar quebrando ali naquele azulejo. Era exatamente o lugar onde estava o vazamento.

 

Jesus, nossa sabedoria

 

No Antigo Testamento a sabedoria é personificada, dá conselhos e fala de si no livro de Provérbios:

·         Pv 8.15-23. Por mim, reinam os reis, e os príncipes ordenam justiça. Por mim governam os príncipes e os nobres; sim, todos os juízes da terra. Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão. Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça. Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e as minhas novidades, melhores do que a prata escolhida. Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo. Para fazer herdar bens permanentes aos que me amam e encher os seus tesouros. O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra.

 

No Novo Testamento temos a revelação plena da essência e da Pessoa da sabedoria:

 

·         Jesus Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus, 1Co 1.24.

 

Ele é a fonte suprema de toda a sabedoria para nós cristãos, 1Co 1.30. A sabedoria é necessária em todos os momentos da vida, quer sejam de decisão, perigo, tentação, serenidade, provação ou escolhas. Isto implica em dar a Deus, em sua vida, o lugar apropriado. Isto fará toda a diferença na qualidade dos frutos que havemos de colher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário