segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Redenção do Barquinho

A Redenção do Barquinho
Comprados de volta 

Joubert de O. Sobº
Devocional CRE -  08.11.10

1 Tm 2.5,6 Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

Deus é Redentor

A ideia de redenção é muito forte nas Escrituras. Ela é apresentada como parte da essência do próprio Deus. Ele, desde o início é descrito como o redentor que redime a Israel:

Salmos 130:7 - Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção,
Salmos 111:9 - Redenção enviou ao seu povo; ordenou o seu concerto para sempre; santo e tremendo é o seu nome.

O significado da palavra redenção

A princípio redenção significa livramento de algum mal ou liberdade adquirida através do pagamento de um preço. No passado os prisioneiros de guerra poderiam ser soltos através do pagamento deste preço cujo nome era resgate. A palavra redenção tem três significados. Unindo-os temos o significado geral:


  • Comprar no mercado; 
  • Tirar do mercado; 
  • Pagar um resgate de modo que o prisioneiro possa ficar livre.
Portanto, de forma ampla podemos entender que redenção é comprar e retirar do mercado (o escravo), libertando-o para uma nova vida.

O preço da redenção

Com base na afirmação de Jesus de que “todo o que comete pecado é escravo do pecado”, Jo 8.34, Paulo menciona que, ao viver na carne, ele mesmo era um vendido à escravidão do pecado, Rm 7.14, isto é, vendido a um cruel senhor de escravos, estado de todos os que estavam sem Jesus, Rm 6.17. Para que os condenados no pecado se libertassem desta escravidão era necessário que um preço fosse pago. A cruz de Cristo foi o preço do resgate. Sua vida entregue em sacrifício foi a redenção dos escravos da carne e do pecado e, por conseguinte, do império da morte, Hb 2.14.

Resgate também exprime ideia de esforço, isto é, Deus se empenhou, investiu com zelo e vigor, aceitou promover este livramento com o custo de si mesmo: a morte expiatória que cumpre a pena do escravo e o reabilita. O sangue de Jesus é o preço da redenção:

Efésios 1:7 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
Hebreus 9.12 - nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

O barquinho perdido

Conta-se que um menino ganhou de aniversário um barquinho. E ele gostou muito daquele brinquedo. A alegria do garoto era brincar com o barquinho no lago de um parque. Ocorre que um dia caiu uma repentina tempestade. O vento forte levou o barco para fora do seu alcance. Como a chuva forte encheu o lago, as águas escorreram com força pela saída do reservatório. O barquinho do menino foi junto para os esgotos e riachos da cidade.

Como o garoto ficou triste! Era o seu melhor brinquedo. Dias depois, ele passou por uma loja de brinquedos e, através da vitrine, viu algo que o deixou pasmado: o seu barquinho perdido! Entrou rápido para vê-lo de perto. Não havia dúvidas. Era o seu barquinho. Chamou o dono da loja e contou-lhe o que havia acontecido. Para provar mencionou que seu pai havia inscrito no casco do barco as iniciais do seu nome. O dono da loja pegou o barco, olhou o casco e viu que era verdade o que o garoto dizia.

O homem foi dizendo que sentia muito, mas alguém havia trazido o brinquedo à loja, fez uma oferta de venda e ele o comprou. Agora pertencia a ele. E foi direto: - Para que você leve o barquinho terá que pagar o que eu paguei por ele.

O menino voltou para casa ainda mais triste. O barquinho lhe pertencia, mas não poderia tê-lo, pois não tinha dinheiro para comprá-lo. Sentia que aquilo não era justo. Naquela noite, quando o pai voltou para casa, soube por que seu filho estava ainda mais triste. No dia seguinte o pai foi à loja e comprou de volta o barquinho e o devolveu ao filho, o real proprietário.

Somos como o barquinho

Esta história exemplifica muito bem o que é redenção. O barquinho foi comprado de novo e retirado do “mercado” para ficar na “liberdade” de pertencer ao seu verdadeiro dono. Nós fomos criados com a “marca” de Deus. O pecado nos afastou dele. Então, Jesus, morreu por nós para pagar a nossa dívida, comprando-nos de volta para Deus, retirando-nos do mercado do pecado e libertando-nos da escravidão do império da morte. Fomos redimidos, em Jesus está a nossa redenção. Agora pertencemos ao verdadeiro proprietário de nossas vidas. O Espírito Santo nos selou para proteger-nos de sermos levados pela correnteza do pecado. Concordemos com ele e vamos nos alegrar em gratidão por tão grande amor.

Ef 1.13,14 - fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.
Efésios 4.30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário