segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A Palavra de Deus - As poderosas analogias da revelação divina


A Palavra de Deus
As poderosas analogias da revelação divina

Pr. Joubert de Oliveira Sob° Devocional CRE – 22.08.12


Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.
Salmos 119:97-98


O autor do salmo publica seu profundo afeto pela Palavra de Deus e menciona que ela é o motivo de sua constante meditação. Essa postura indica a compreensão correta do conteúdo da Palavra, como alguém que sabe colher o fruto por dentre a folhagem de uma árvore. Por outro lado, alguns, por causa de uma visão superficial, rasa e sem instrução da Bíblia, deixam de enxergar os princípios do caráter divinos que estão nela disponíveis e permeados.

Para demonstrar o poder de ação da Palavra de Deus, o Senhor a comparou com várias coisas que permitem compreender seu valor e importância. Vejamos estas figuras e aprendamos sobre ela.

A Palavra de Deus é SEMENTE



Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; Lucas 8:11

Quando recentemente cientistas viram brotar sementes de trigo encontradas dentro de uma pirâmide de mais de 2000 a.C., os especialistas não puderam deixar de admirar o poder de vida mantido e concentrado por mais de quatro milênios dentro de cada grão.
Muito maior é o poder da Palavra de Deus semeada em nossos corações. Pode aparentar um simples grão, porém, o potencial de vida eterna (As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. João 6:63) transforma nossos corações e mentes, alterando definitivamente o rumo de nossas vidas.

A Palavra de Deus é ESPADA



Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:17
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb 4.12

O Espírito Santo usa a Palavra como um cirurgião usa um instrumento de corte para acessar as profundezas do nosso ser e extirpar imperfeições em áreas inacessíveis aos terapeutas, aos religiosos, às filosofias, às ideologias. Ela é viva, tem poder vital em si mesma, e eficaz, isto é, ativa, capaz de discernir nossas motivações ainda inconscientes.

A Palavra de Deus é LÂMPADA


Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Sl 119.105

Uma candeia ilumina o suficiente para que saibamos onde colocaremos nossos pés evitando tropeços, bem como permite que saibamos se estamos ou não no caminho certo.

A Palavra de Deus é ÁGUA PURA


Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5:26

Assim como a sede física é um sofrimento insuportável, a sede da alma também. O salmista disse que sua alma tinha sede de Deus, Sl 42.2. Jesus prometeu tirar a sede de quem se achegar a ele, Jo 7.37. Jesus purifica sua igreja e, para isto, usa a sua Palavra. Desprezar a Palavra de Deus é permanecer sujo, acumulado de impurezas. Ninguém que se exponha à Palavra de Deus permanece impuro.

A Palavra de Deus é ESCUDO

Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Pv 30.5

Paulo fala que parte da armadura de Deus é o escudo da fé com o qual apagaremos os dardos inflamados do maligno, Ef 6.16. Ora a fé é gerada pela pregação da Palavra de Deus, Rm 10.17. Desprezar a pregação da Palavra é abandonar o escudo e ficar desprotegido na guerra contra o diabo. Sem a Palavra de Deus qualquer dardo inflamado pode nos incendiar com o pecado. Proteja-se confiando em sua Palavra!

A Palavra de Deus é FOGO


Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: "Porque falaram essas palavras, farei com que as minhas palavras em sua boca sejam fogo, e este povo seja a lenha que o fogo consome. Jeremias 5:14

Fogo tem a ver com juízo e purificação. Quando Jesus, sem ser reconhecido, citou a Palavra de Deus ensinando os discípulos no caminho de Emaús, eles sentiram arder o coração, literalmente, queimar, consumir com fogo! No fogo do juízo de Deus nossas obras serão provadas com fogo. Se forem inúteis, se consumirão. Se forem de real valor, permanecerão, 1Co 3.12,13.

A Palavra de Deus é MARTELO


Não é a minha palavra como o fogo, pergunta o Senhor, e como um martelo que despedaça a rocha? Jeremias 23:29

Segundo Jesus, pedras representam tentações, angústias e perseguições por causa da Palavra de Deus que podem estar em nosso coração, Mt 13.21; Lc 8.13. Isto impede o crescimento da Palavra em nossas vidas. A promessa de Deus em Ezequiel 11.19;36.26 e que o coração de pedra seria trocado por um de carne, isto é, sensível a Deus. Para quebrar estas pedras, basta a Palavra de Deus.

A Palavra de Deus é ALIMENTO



Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 1 Pe 2:2
Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Sl 119:103
Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. Lc 4:4

Se a fome do corpo é cruel à saúde, a fome da alma adoece todo o ser. Há famintos e desnutridos ao nosso redor. Pedro volta a salientar como o salmista a maneira como devemos desejar a Palavra de Deus: afetuosamente! Ela nos alimenta, nos satisfaz, nos faz crescer. Paulo afirma que a Palavra de Deus na profecia nos edifica, encoraja e consola, 1Co 14.3.

Em breve continuaremos a enfatizar o poder da Palavra de Deus enfocando a pessoa de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário