segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

À procura de Jesus (mas, sem o endereço)


À procura de Jesus (mas, sem o endereço)
Que preço estamos dispostos a pagar para alcançar nossos objetivos?

Joubert de Oliveira Sobrinho
FCB 23.12.12
Mateus 2:1-23 
E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.
Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
E, enviando-os a Belém, disse:
Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.
E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.
Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.
Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:
Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem.
Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do SENHOR apareceu num sonho a José no Egito,
Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino.
Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.
E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado em sonhos, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia.
E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno. Mateus 2:1-23

Buscar ao Rei ou assistir de camarote???

Os magos buscaram Jesus para o adorar

Sem dúvida os magos do oriente receberam um “chamado”. Foram tão decididos e fiéis que nos deixaram um excelente exemplo: obedientemente saíram de suas casas para adorar o rei dos judeus, dispostos a encontrá-lo, mesmo “sem endereço”! Sim, eles tinham um sinal especial: uma estrela indicando o nascimento do rei. Esta estrela espetacular, fascinante, extremamente atraente, excepcionalmente intrigante que apontava para o Mediterrâneo, a região da Judéia.  Mas era o máximo que tinham de informações. Como encontra-lo sem o endereço? Mesmo assim eles se dispuseram a deixar sua terra, bens, família, atividades locais, trabalhos, pondo em risco a vida para viajar quilômetros por regiões inóspitas, numa viagem arriscada, perigosa, com destino inespecífico, generalizado, uma busca com uma dose razoável de incerteza, de mistério, de ausência de detalhes, sem endereço. Eles desejavam encontrar uma pessoa de grande valor para reconhecer, presentear e adorar!

Como eles souberam disto?

Teria Daniel, o servo de Deus e o chefe dos magos da Babilônia, deixado as Escrituras para eles no tempo do cativeiro? Teria ele anunciado que um dia viria o Messias com estas “credenciais”? Há no teu reino um homem (Daniel), no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores; Daniel 5:11

Corpos celestes eram tidos como divindades para astrólogos do passado. Virgílio, o grande poeta romano, menciona que uma estrela magnífica havia guiado o fundador de Roma até o lugar em que a cidade cresceu. Porém, alguns comentaristas acreditam que Daniel possa ter deixado as Escrituras e até instruções sobre as profecias judaicas para os magos na Babilônia, já que passou tanto tempo com eles sendo-lhes mestre! Afinal, Balaão profetizou: Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel... Números 24:17

Que Jesus é comparado a uma estrela lemos em 2 Pedro 1:19: E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. De uma forma ou de outra os magos tinham a informação relevante, o chamado, a certeza, um sinal especial, a revelação fundamental. O resto viria a seu tempo. Eles agiram por fé, de alguma forma à semelhança do patriarca Abraão que também peregrinou sem ter o “endereço”.

A lógica humana

Na verdade, por não possuírem informações detalhadas, eles seguiram a lógica - a pérola do pensamento humano. Um rei deve nascer numa capital! Um rei certamente nasceria num palácio! E acabaram informando o nascimento de um rei a quem não deveria saber: Herodes! Acabaram perguntando pela ovelha ao lobo, no meio do covil, entre a alcateia. Mostraram parte de um mapa do Tesouro ao rei dos piratas. Perguntaram pela vida a quem amava a morte. 

Embora a razão da morte das crianças de Belém tenha sido o nascimento de Jesus, os magos involuntariamente contribuíram com alguma parcela na tragédia: Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos, v.16. Não digo que sejam culpados. Menciono o lamentável e involuntário despertar de um mal. Refiro-me ao fato de não possuir todas as informações, de desconhecer pessoas e reações, de não contar com a contrariedade, com a inimaginável perversidade e crueldade dos corações humanos. Enquanto desejavam encontrar e adorar o novo rei, Herodes desejava de todo o coração matá-lo.

Herodes procurou Jesus para o matar

Herodes perturbou-se com a informação junto com toda Jerusalém, v.3. Pudera! Herodes era um homem fascinado, insano, enfeitiçado, obcecado pelo poder, sanguinário e vingativo. Ele não podia conviver com a possibilidade, ainda que remota, de ter seu trono ocupado por alguém que não ele mesmo.

Herodes não era judeu; ele era edomita, descendente de Edom, um povo que havia sido derrotado e levado à força ao judaísmo por um general judeu, João Hircano, em 130 a.C. Aproveitando-se dos plenos poderes que Roma lhe concedeu, Herodes resolveu vingar a derrota sofrida pelo seu povo 83 anos antes. E sua vingança foi macabra. Para poder aproximar-se da família de João Hircano, Herodes casou-se com uma das suas descendentes e foi assassinando seus parentes, um por um. Por fim, matou a própria esposa e os filhos que teve com ela, extinguindo da face da Terra aquela importante família de heróis do povo judeu. 

Mas, sua loucura não se limitou ao sangue de seus inimigos; mandou matar Antípatre, seu filho com outra esposa, para que ele não dividisse o reino com seu irmão. Matou, ainda, dezenas de outras pessoas. E providenciou para que, após a sua morte, todos os nobres da corte do rei fossem assassinados de uma só vez, para que “não houvesse falta de lágrimas” por ocasião do seu enterro. Por essas e outras Herodes é figura de Satanás.

Herodes consultou todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo do templo, v.4, e deu a informação obtida aos magos, v.5. Ele, além de perguntar-lhes em secreto sobre detalhes da estrela, v.7, solicitou informações exatas sobre a localização do menino, v.8. Vendo frustrada sua estratégia, furioso, mandou matar todas as crianças de Belém e arredores de dois anos para baixo, v.16.

Sanguinário como era faria qualquer coisa para o encontrar e matar. Não importava o custo, a impopularidade, a injustiça, a dor que pudesse causar.

A atitude de todos os príncipes dos sacerdotes e escribas que aguardavam o Messias

A classe sacerdotal e os escribas eram os portadores do conhecimento das Escrituras Sagradas. Eles sabiam o endereço!!! Deveriam ensinar as Escrituras ao povo e prepará-los com a esperança da chegada do Messias. Eram conhecedores profundos da mensagem dos profetas.

Deveriam ser os primeiros a investigar a informação que perturbou Jerusalém, v.2 e o rei Herodes! Deveriam buscar acuradamente pelas informações dos magos. Inteirar-se acuradamente da notícia perturbadora. Verificar com diligência para atestar se a informação era digna de crédito ou não. Mas não consta que nenhum deles se importou por verificar se a informação era falsa ou verdadeira!

Mencionamos que os magos levaram a informação do nascimento do rei a Herodes, que não deveria saber. Porém, será que eles saberiam o endereço do nascimento de Cristo se Herodes não os juntasse com esta finalidade? Se assim ocorreu, podemos pensar em quem mais contribuiu com a morte das crianças de Belém e arredores, pois, aqueles que tinham condições de discernir os acontecimentos através da Palavra de Deus foram os primeiros a desprezar e descrer de qualquer informação indicadora do cumprimento das profecias!!!

Mas diante da solicitação de Herodes eles trouxeram o endereço: E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.


Conclusão

Os magos fizeram de tudo para encontrar e adorar a Jesus. Quem tem esta disposição terá os céus ao seu lado. A Palavra de Deus os alcançará, os alumiará, os esclarecerá e os levará a Jesus.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:8

Herodes fez de tudo para matar Jesus. Queria destruir o novo rei. Impedir a chegada do Salvador do mundo. Mesmo assim, ele acabou sendo o portador do “endereço do Messias”. Teve que participar positivamente indicando aos magos a verdadeira localização do Cristo. Deus usa até malignos perversos para cumprir seu propósito. O homem cruel e sanguinário, na ausência de servos e portadores fiéis da Palavra, é usado para levar o “endereço” a quem realmente necessita dele.

E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. Lucas 19:40

Os sacerdotes e escribas doutores da Lei não moveram uma palha. Não investigaram nem se interessaram em verificar os fatos e informar o povo perturbado de Jerusalém. Simplesmente expuseram as Escrituras ao lobo Herodes, sob pressão, e se aquietaram.

Por isto Jesus dizia aos príncipes e escribas: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer. Mateus 21:28-33

A Palavra de Deus é poderosa para alcançar corações verdadeiramente ansiosos por Deus. Se portadores legais da Palavra forem infiéis e descrentes e não a levarem, o Senhor a fará chegar por outro meio.  

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:8-11

Com que grupo você se identifica? Com os que procuram a Jesus ansiosamente para o adorar; com os que buscam Jesus para o destruir e matar a fim de que não governe sobre suas vidas; ou com os que possuem os “endereços” divinos, os portadores da Palavra, mas que não creem que ela possa se cumprir diante de seus olhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário