segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Condições para a existência da vida

Condições para a existência da vida



Se a concentração de oxigênio fosse maior no ar tudo que existe orgânico na terra poderia se queimar espontaneamente e não existiria vida, se fosse menor não poderíamos respirar. Se a concentração de CO2 na atmosfera fosse menor as plantas não cresceriam e os animais não existiriam. Se não existisse os mares deste tamanho não existiriam as chuvas e sem a umidade relativa no ar tudo se secaria.

Se não existisse a camada de ozônio morreríamos de câncer de pele pela exposição ao UV. Se não existisse o campo magnético da terra morreríamos pela exposição da chuva radiativa do sol. Se a terra estivesse mais próxima do sol torraríamos e se tivéssemos mais longe, toda a água congelaria. Se a lua não existisse no tamanho e posição certa, não protegeria a terra de meteoritos e se não existisse os planetas como saturno e júpiter, grandes cometas cairiam na terra e extinguiriam a vida.

Se o tamanho da terra fosse diferente ou a espessura da atmosfera fosse diferente ou o tempo em horas de cada dia não fossem tão certo, também não existiria vida. Se a Via Láctea tivesse um outro tipo de buraco negro no seu centro, não existiria uma terra como a nossa e se o sol estivesse em uma posição mais próxima ou longe do centro da galáxia , não existiria vida na terra.

Se as placas tectônicas de movessem mais rápidas, se chocando, existiriam muito mais vulcões em erupção contaminando a atmosfera de enxofre e fuligem e não existiria a vida, se não existisse o magma quente em movimento no interior da terra, não existiria este controle de temperatura possível para a vida na terra.

Se as forças fracas que unem as partículas do núcleo dos átomos fosse pouco diferente, não existiria a tabela periódica, por sua vez não existiria o universo. E se um destes elementos principais não existisse na terra , não existiria vida. Recentemente descoberta, se não existisse a chamada partícula de Deus dentro do núcleo dos átomos, não existiria o universo. Se as constantes universais da física, como a constante gravitacionais, fossem pouco diferentes, nada poderia existir.

Parece que esta lista é interminável! Se ocorrer a proliferação de um vírus ou bactéria nociva sem controle, como quase já ocorreu várias vezes na historia, a humanidade e muitos animais deixariam de existir. Se um átomo reagir errado nas milhões de reações na formação de um DNA, não existira a formação de um ser vivo e se não existir um elemento para esta formação , não existirá a vida .

Quanto maior o tempo considerado para que viesse a existir a vida na terra, muito maior a probabilidade de um cataclismo ocorrer ou um evento dar errado, eliminando a possibilidade da existência da vida. Se não existisse a dor, os homens e muitos animais morreriam sem saber que estavam doentes e não procurariam se curar .

Se não existisse a adrenalina, não tomaríamos atitudes ousadas para nos livrar do perigo e morreríamos dentro de uma catástrofe.Se não existisse a misericórdia, não existiria ser humano, pois em nossa história necessitamos de um auxilio extra para permanecermos vivos e a história está cheia de exemplos: como alguém nos salvando de um afogamento. Se não existisse a justiça o homem se destruiria procurando sempre levar a melhor. Se não existisse o perdão e a vingança dominasse, pense.

Alguém dirá, tudo vem pelo acaso. Eu direi uma frase conhecida (dita por Jesus):
“Louco. Hoje mesmo te pedirão a tua alma”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário