“Entrada do Inferno” descoberta na vizinhança do Anticristo
Exclusivo: Joel Richardson argumenta que Gogue e Magogue vêm da Turquia moderna
Joel
Richardson
Uma
importante descoberta arqueológica na região oeste da Turquia pode conter uma
pista profética sobre a nação da qual o Anticristo algum dia surgirá no cenário
mundial.
De acordo com
uma recente reportagem da Fox News, arqueólogos descobriram a antiga “entrada
do inferno.” Não literalmente, é claro, mas em vez disso descobriram um antigo
templo pagão conhecido como “Portal de Plutão,” a caverna que se cria ser o
portal do Hades, na mitologia greco-romana.
De acordo com
o geógrafo grego Strabo, a caverna emitia um vapor denso que mataria qualquer
pessoa que tivesse contato com ele. Conforme Francesco D’Andria, o arqueólogo
que descobriu a entrada: “Podíamos ver as propriedades letais da caverna
durante a escavação. Vários passarinhos morreram ao tentarem chegar perto da
abertura quente, mortos instantaneamente pelos vapores de dióxido de carbono.”
Alguns
estudantes de profecia notaram a semelhança da entrada do inferno ao “Abismo”
conforme está descrito no livro do Apocalipse:
“Assim que
ela abriu o poço do Abismo, subiu dele fumaça como a de uma colossal fornalha.
O sol e o céu escureceram com a fuligem que saía do Abismo. Desta fuligem
saíram gafanhotos que vieram sobre a terra e lhes foi concedido poder como o
dos escorpiões da terra.”
(Apocalipse 9:2-3 KJA)
O que é mais
interessante sobre esse achado e sua relação com a profecia da Bíblia é o fato
de que a entrada foi descoberta em Pamukkale, na Turquia, conhecida nos tempos
antigos como Hierápolis. De acordo com o historiador do primeiro século
conhecido como Plínio, o Velho, Hierápois era também conhecida como “Magogue.”
Aliás, era
especificamente essa antiga conexão turco-magogue que fazia parte da
compreensão de um grande número de teólogos judeus e cristãos com relação à
região da qual os exércitos de Gogue e Magogue viriam para a terra de Israel.
Gogue e
Magogue, de acordo com o profeta bíblico Ezequiel, são exércitos dos inimigos
finais do povo judeu, os quais invadiriam a terra de Israel logo antes da volta
de Jesus. Embora os mestres de profecia hoje se apeguem à ideia de que a
Batalha de Gogue e Magogue é uma batalha preliminar e distinta da Batalha do
Armagedom, essa convicção é de fato uma opinião relativamente nova e
minoritária dentro da história da igreja. Considere a seguinte pesquisa parcial
sobre as opiniões de teólogos, tanto cristãos quanto judeus, que há muito
esperavam que os exércitos anticristãos de Gogue e Magogue viriam da terra da
Turquia:
Hipólito de
Roma (170–235), um teólogo cristão
primitivo, em suas crônicas, conectou Magogue com os gálatas na Ásia Menor, ou
Turquia moderna.
Moisés Ben
Maimonides (também
conhecido como Rambam) (1135–1204), o reverenciado mito judeu, em Hichot
Terumot, identificava Magogue como estando na fronteira da Síria e moderna
Turquia.
Nicolau de
Lira (1270–1349), um estudioso hebreu
e renomado exegeta bíblico, cria que Gogue era outro título do Anticristo. Lira
também afirmou que a religião dos “turcos,” um termo usado para se referir aos
muçulmanos em geral, era a religião do Anticristo.
Martinho
Lutero (1483–1546) compreendia que Gogue
era uma referência aos turcos, os quais Deus havia enviado como flagelo para
castigar os cristãos.
Sir Walter
Raleigh (1554–1618),
em sua História do Mundo, também colocava Magogue na Ásia Menor, ou Turquia
moderna:
“Contudo, não
dá para se negar que os citas dos tempos antigos que vieram do nordeste
devastaram a melhor parte da Ásia Menor, e se apossaram da Cele-Síria, onde
construíram Citópolis e Hierápolis, que os sírios chamam de Magogue. E a
referência de Ezequiel a essa Magogue é muito clara, pois a cidade de
Hierápolis, ou Magogue, fica exatamente ao norte da Judeia, de acordo com as
palavras de Ezequiel, que das regiões do Norte essas nações deveriam vir.”
John Wesley (1703–1755), em suas Notas Explicativas
sobre Ezequiel 38 e 39, identificava as hordas de Gogue e Magogue com “as
forças do Anticristo” que viriam da região da moderna Turquia.
Jonathan
Edwards (1703–1758),
um dos mais renomados teólogos da história americana, também via a Turquia moderna
como a nação que traria a invasão de Gogue e Magogue.
John Nelson
Darby (1800–1882), evangelista
britânico-irlandês e pai do moderno dispensacionalismo e futurismo, em sua
Sinopse dos Livros da Bíblia, vê Gogue como as forças finais do Anticristo que
Deus trará contra Israel:
“Gogue é o
fim de todas as interações de Deus com respeito a Israel, e que Deus levanta
essa potência arrogante a fim de manifestar na terra, mediante um juízo final,
Seus tratamentos com Israel e com os gentios, e para plantar Sua bênção, Seu
santuário e Sua glória no meio de Israel.”
C.I. Scofield
(1843–1921), autor da Bíblia de
Referência Scofield, via o oráculo de Gogue de Magogue em Ezequiel 38 e 39 como
falando da Batalha do Armagedom. Scofield falou do oráculo de Ezequiel do seguinte
modo:
“A destruição
deveria sobrevir no auge da última tentativa louca de exterminar o remanescente
de Israel em Jerusalém. A profecia inteira pertence ainda ao futuro ‘dia de
Jeová’; Isaías 2:10-22; Apocalipse 19:11-21 e à Batalha do Armagedom (Apocalipse
16:14).”
Charles Lee
Feinberg (1909–1995),
um proeminente comentarista judeu messiânico em seu comentário sobre Ezequiel,
declara: “Os exércitos do capítulo 38-39 parecem estar incluídos nas
confederações universais vistas em Zacarias 12 e 14.”
Charles Ryrie, em sua Bíblia de Estudo Ryrie, vê
Gogue e suas hordas como o Anticristo e seus exércitos.
Dave Hunt, apologeta, escritor e comentarista de
programa de rádio, identifica a Batalha de Gogue e Magogue com outras profecias
do Anticristo e a vê como uma referência à batalha final do Armagedom.
Dava para
citar muitos outros teólogos cristãos proeminentes. Se todos esses teólogos
estão corretos, e o Anticristo/Gogue realmente virá da moderna nação da
Turquia, então certamente pareceria conveniente que a Turquia fosse a sede da
localização mitológica da antiga entrada do inferno.
Fonte:
www.juliosevero.com
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