quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Semana da Criação


A Semana da Criação

Pr. Joubert de Oliveira Sobº
Capelão - CEDUC


“No princípio criou Deus os céus e a terra”, Gênesis 1.1




Todos nós podemos criar alguma coisa. Nossa criatividade, além da inteligência, depende dos materiais e instrumentos de que dispomos. Um oleiro pode fazer vasos bonitos de barro, mas ele depende da argila, da mesa, dos instrumentos, pincéis, além da habilidade das mãos, para poder trabalhar. Um marceneiro pode criar uma cadeira bonita e diferente, mas ele precisa da madeira, do ferro, cola e parafusos, além dos instrumentos de trabalho. Enfim, todos nós podemos criar alguma coisa, mas sempre dependeremos de materiais disponíveis e existentes ao nosso redor.

A criatividade de Deus é diferente. Ele é tão poderoso que criou tudo o que existe do nada! Não havia nada antes de Deus criar as coisas que criou. Não havia nenhuma matéria, nenhum instrumento. Mas ele desejou, previu, ordenou e tudo passou a existir. Deus criou tudo ordenadamente em seis dias. Todos os dias, até o quinto dia, ao final do dia, Deus olhava sua Criação e a aprovava: “...e viu Deus que era bom!”. No sexto dia a Criação foi especial de forma que sua aprovação foi diferente (você a conhecerá no final deste artigo). No 7º dia Deus descansou, isto é, parou de criar, apenas contemplou sua Criação.

Vejamos o que Deus criou a cada dia da Semana da Criação, pois nela poderemos perceber até mesmo as sementes das matérias que estudaremos na escola.

1.º Dia – No princípio criou Deus os céus e a terra. ...E disse Deus: – Haja luz, e houve luz.

Após a criação do céu e da terra, Deus criou as ondas iniciais de energia luminosa, a luz e a separou das trevas, nome dado à ausência de luz. A luz percorre o universo em grande velocidade. É uma energia fundamental para a vida.

Deus criou a luz através da Palavra falada. Através da Palavra dita, tudo passou a existir. Há poder nestas Palavras. Toda vontade e desejo de Deus se expressou através da ordem dada por sua boca. A vontade foi comunicada através da linguagem de Deus. No âmbito da educação esta é a semente do sistema de Linguagem.

Sem luz não há visão. Enxergamos porque nossa retina recebe a luz, o cérebro entende os sinais e gera a imagem. Você já percebeu que quando existe pouca luz não podemos ver as cores?
Deus criou a luz através da Palavra falada. No âmbito da educação, aqui se encontra a semente do Sistema de Linguagem.


Ao final, passou-se a tarde e a manhã do primeiro dia

Esta é a menção da ordenação dos acontecimentos dentro da linha do tempo. Tudo o mais que ocorreria a seguir estaria ordenado nesta sequência onde os fatos, os acontecimentos da Criação de Deus, estariam relatados dentro do tempo.

Pela ordenação dos acontecimentos na tarde e manhã do dia, encontramos a semente da História.


2º Dia – Separação das águas acima da expansão e debaixo da expansão - a atmosfera, o ar.

Na atmosfera estão os gases que preservam nossa vida. Um deles é o oxigênio para nossa respiração. Sem ar, morremos, não poderíamos sentir os perfumes, não teríamos os ventos, não teríamos proteção dos raios solares.

Sem ar não há respiração. A mistura de oxigênio e nitrogênio (além de pequenas quantidades de outros gases) na atmosfera é perfeita para manutenção da vida. Se houvesse uma composição diferente de oxigênio, o ar poderia se tornar combustível, pegaria fogo! Se houvesse maior quantidade de outros gases, sufocaríamos envenenados.
Aqui está a semente das Ciências Naturais.

O ciclo das águas com alteração do estado (líquido, gasoso, sólido) onde as águas da terra evaporam e formam as nuvens no céu, nos mostram a importância e o valor fundamental da água seja na terra (rios, lagos e mares) ou na atmosfera.

3º dia – Separação entre terra seca e mares, criação da relva, ervas, árvores, semente e frutos.

A terra seca, com a relva verde, separada dos mares trouxe ambiente favorável para os diferentes seres vivos que seriam criados a partir do 5º dia. Os continentes foram formados. Quantos benefícios temos no mundo vegetal! Sem frutas e verduras nossa saúde estaria comprometida; as árvores nos dão sombras e o frescor sobre a terra.

Nos continentes se espalham as variedades da vegetação. Sem árvores não há sombras, frutas, flores, madeira, etc. O clima da terra é influenciado pelas matas, florestas e relvas. As árvores e a relva verde nos dão oxigênio através da fotossíntese, onde se produz oxigênio para repor na atmosfera.
Na separação da terra seca dos mares vemos a semente da Geografia.


4º dia – O Sol, a Lua e as estrelas.

Sem eles não haveria vida. O Sol provê calor e luz, organiza o  clima; a Lua influencia as marés e ilumina a noite, as estrelas são referências nas viagens e todos eles embelezam o céu dia e noite. Na regularidade dos movimentos dos astros encontramos a semente da Matemática.

Sem Sol não há calor, portanto, sem ele não haveria nenhum tipo de vida, quer vegetal, animal ou humana. O Sol é o gerador de energia que mantém a vida da terra e é referência na contagem do tempo. Se o Sol estivesse apenas um pouco mais próximo da Terra, tudo seria queimado. Se estivesse apenas um pouco mais longe, tudo congelaria. O Sol está na distância exata para manutenção da vida. A Lua também influencia nas marés, e, como refletora da luz do Sol, ilumina a noite. Ela também mantém a regularidade na contagem dos dias, meses, e anos. As Estrelas também são referência na localização das pessoas e nas viagens.
Na regularidade dos movimentos dos astros encontramos a semente da Matemática.


5º dia – Répteis, aves e peixes; “Deus os abençoou: sede fecundos e multiplicai-vos… segundo a sua espécie”.

Deus iniciou a Criação do reino animal criando os répteis, as aves e peixes, e os abençoou para que se multiplicassem segundo a sua espécie. Eles tinham a bênção de Deus para se reproduzir e se multiplicar. Os animais alegram, embelezam o planeta e são fundamentais em algumas regiões da terra. Eles também são nossos companheiros na vida dada por Deus.

Muitos dos animais e seres viventes são companheiros e cooperadores da humanidade, outros exercem papel fundamental na manutenção do sistema ecológico. Eles foram abençoados por Deus, portanto, não devemos maltratar os animais.

            
Por que Deus criou todas estas coisas?

Qual a finalidade de Deus em criar: os céus e a terra; a luz; a expansão do ar; a terra seca, os mares e as plantas; o Sol, a Lua e as Estrelas; e os animais ?

Deus criou tudo isto porque que ele se importa com aqueles que haveria de criar no 6º dia! Tudo o que Deus criou foi para o bem daqueles que iriam viver na Terra a partir do 6º dia: a humanidade.

6º dia – Os animais terrestres e o homem e a mulher à imagem e semelhança de Deus para dominar sobre tudo: peixes, aves, animais e répteis.

Depois de criar os animais terrestres, Deus criou o homem e a mulher. Estes são o ponto mais alto, a coroa de sua Criação. Tudo que Deus criou antes foi preparando as condições e o ambiente para o homem e a mulher.

É impossível não ver o cuidado especial que Deus teve ao criar condições para que pudéssemos viver felizes na Terra. Cada detalhe da Criação mostra o quanto Deus se preocupa e cuida de seus filhos. Deus tudo criou porque nos ama!

Deus tudo criou pensando em nós, porque, ao terminar a Criação, olhou tudo e viu que “era MUITO bom”!
Porque Deus criou o homem e a mulher com corpos físicos dos quais deveriam cuidar, além do espiritual, reconhecemos aqui a semente da Educação Física.


7º dia – Deus descansou – parou de criar e passou a contemplar a sua Criação.

Tudo havia sido criado de acordo com seu plano e propósito. Tudo estava perfeito. Nada mais era necessário. Como um artista, Deus parou para contemplar, admirar e se relacionar com toda a sua Criação. O sábado se tornou um memorial do Criador e sua obra.

Aqui está a semente das Artes.

Realmente Deus nos ama demais! Em cada detalhe de sua Criação vemos seu cuidado e amor. Quem cuida, ama. Dar condições para que a vida seja melhor é uma maneira de demonstrar amor. Vamos conhecer a história de um garoto que percebeu o quanto foi amado por Deus ao ver que oportunidades lhe foram dadas que mudaram sua vida para melhor. Aquele jovem resolveu também ser usado por Deus para criar oportunidades para que outros pudessem mudar para melhor.


A História do CEDUC


Itamar era um garoto como muitos outros que viviam em sua cidade. Tinha uma família com muitos irmãos, mas nem sempre podia ter tudo o que desejava. Como os demais ao seu redor ele era pobre.

Um professor de Inglês começou a lhe falar sobre Deus e sobre a necessidade de conhecer a Jesus para ter os pecados perdoados e herdar a vida eterna. O professor o convidou para participar de um retiro de sua igreja. Ali Itamar, aos 13 anos de idade, entregou a vida a Jesus.

Quando ele tinha 15 anos algo especial aconteceu. Uma porta se abriu. Havia em sua cidade uma escola técnica federal que era uma das melhores da região. Os cursos eram ótimos, porém, muito caros. Somente famílias com muito boa condição financeira poderiam colocar seus filhos ali. Era algo distante da realidade de Itamar. Mas a direção da escola resolveu iniciar um projeto social para beneficiar crianças de famílias que não tinham dinheiro para pagar os cursos. Os melhores colocados nos exames concorreriam a bolsas de estudos. Itamar fez os exames e conquistou os primeiros lugares. Mesmo assim, assistentes sociais visitaram sua casa para ver se ele realmente era carente. Após a visita eles lhe deram bolsa integral.


Por aquele tempo Itamar conheceu Mandela, um garoto angolano. Este se tornou seu melhor amigo e também irmão em Cristo. Através dessa amizade, Deus mudaria sua vida.

Na escola Itamar estudou muito e aprendeu a ser um ótimo profissional. A escola era muito boa e o ajudou a ser um melhor estudante e o preparou para ser um ótimo funcionário. Itamar logo arrumou um emprego numa boa empresa, começou a ganhar o seu próprio salário e, de repente, já não era um jovem carente.

Itamar havia crescido na igreja. Desde cedo ouviu e aceitou o chamado de Deus para evangelizar e liderar ministérios. Ao abrir uma célula (pequeno grupo de estudo bíblico) em um bairro carente de sua cidade na Paraíba, logo viu crescer o desejo de fazer algo que ajudasse as pessoas. Como ele poderia ajudar crianças e jovens a crescer pessoal, material e espiritualmente? Educação e conhecimento de Deus foram os meios através dos quais Deus o abençoou. Ele desejou ajudar crianças e jovens da mesma maneira. Itamar começou a sonhar com uma escola em que pudesse oferecer cursos profissionalizantes para jovens carentes. Ajudar como ele foi ajudado. Mas como fazer isto?

Depois de alguns anos Itamar aceitou o convite de seu amigo Mandela: foi trabalhar em Luanda, Angola.
E foi em Angola que o sonho de Itamar começou a se tornar realidade. Vendo a necessidade dos jovens, elaborou cursos profissionalizantes que os preparavam para a profissão e para vida, além de leva-los ao conhecimento de Jesus. Os cursos deram tão certo que milhares de jovens foram atingidos.



Seu trabalho foi conhecido por pessoas que também quiseram contribuir: viram o desejo do coração de Itamar e o ajudaram a fazer nascer o seu sonho: o CEDUC – Centro Educacional Cristão de Angola, uma escola primária, com um método cristão de educação por princípios bíblicos, e cursos profissionalizantes.

Mandela, Itamar (Mantenedores do CEDUC) e Diretora Inez
O CEDUC foi uma semente de Deus colocada no coração do jovem Itamar. Um projeto sonhado, previsto, construído e organizado por pessoas que amam e cuidam das crianças e das famílias daquela região de Luanda. ONGs, Empresas, empresários, Igrejas e indivíduos se uniram para que as crianças e as famílias tenham uma vida melhor e possam cumprir o propósito de Deus em sua jornada. Dar condições para que a vida seja melhor é uma maneira de demonstrar amor. O CEDUC é uma forma de demonstrar amor por cada criança e cada família que ali é atendida para que, amanhã, elas possam, também, fazer como o Pr. Itamar. Com a bênção de Deus você também sonhará e realizará projetos que vão abençoar com amor muitas outras pessoas.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário