quarta-feira, 8 de abril de 2015

A Bíblia e o anúncio da Salvação

À Família CEDUC

A Bíblia e o anúncio da Salvação

Joubert de Oliveira Sob – Capelão
Devocional de 11.03.15 Nº 04




A Bíblia é um livro ÚNICO
Deus escolheu se revelar através da palavra escrita e que a palavra Bíblia significa biblioteca. Ela contém 66 livros, sendo 39 livros no Velho Testamento (antes de Jesus nascer) e 27 livros no Novo Testamento (depois que Jesus nasceu). O principal assunto da Bíblia é Jesus Cristo, o Verbo, a Palavra de Deus.

Único no tempo de escrita – Os 66 livros foram escritos dentro de um período de mais de 1500 anos.

Único na diferença entre os autores – São mais de 40 autores que escreveram durante mais de 40 gerações. Cada um com formações diferentes. Moisés era formado no Egito; Amós era pastor de bois; Neemias, copeiro do rei; Daniel, Primeiro-Ministro; Lucas, médico; Salomão, rei; Mateus, cobrador de impostos; Paulo, fariseu, rabino.

Única em diferença nos estilos, lugares, condições, circunstâncias dos autores e idiomas – Há diferentes estilos na Bíblia: História, poesia, biografia, cartas, etc. Os livros foram escritos na Ásia, Europa e África. Alguns escreveram em condições de alegria e paz, outros em tristeza e desespero. Escreveram em circunstâncias diferentes: Jeremias escreveu numa masmorra, Daniel num palácio e numa colina, Paulo em uma prisão, Lucas durante uma viagem, Davi em tempos de guerra, Salomão em tempos de paz. Foram escritos em Hebraico, Aramaico e grego.

Única em coerência – Tendo tantos diferenciais e tratando de tantos assuntos controversos (que podem gerar opiniões discordantes) poderíamos esperar um livro repleto de incoerência e desacordo entre os autores. Mas este é o grande milagre: apesar de tratar de centenas de temas controversos os escritores não discordam entre si. Os 66 livros são coerentes, demonstrando uma harmonia sobrenatural.

A Bíblia anuncia a salvação
Essa é a mensagem da Bíblia: a salvação dos pecados e da separação eterna de Deus por meio de Jesus. Jesus morreu na cruz e ressuscitou para que pudéssemos voltar a ter comunhão com Deus. Por isso o versículo que resume toda a Bíblia é João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito (Filho único), para que todo aquele que nele crê não pereça (morra eternamente), mas tenha a vida eterna.

O anúncio da libertação da escravidão
Conta-se que em num país distante, o Imperador assinou o fim da escravidão, a libertação dos escravos. Um anúncio foi colocado nos principais lugares da cidade para ser lido por todos. O documento trazia o selo real e dizia: “O Imperador decreta extinta a escravidão em todo o território nacional a partir desta data...”.

A tristeza estava em que muitos escravos, por medo de seus senhores, não acreditavam na mensagem contida no anúncio. A razão era simples: eles não sabiam ler e não podiam conferir o documento exposto nas ruas. Eles não ousavam questionar seus patrões. Porém, os que acreditavam, saíam livres a recomeçar uma nova vida em liberdade e sem opressão.
Você pode conferir se a mensagem de salvação da Bíblia é verdadeira ou não. Se você crer, disse Jesus, você será salvo. Creia, então, na mensagem de salvação em Jesus que Deus lhe deixou na Bíblia!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário