A Bênção da Generosidade
Joubert de Oliveira Sobrinho
Devocional CEDUC de 01.06.16
O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre. Provérbios 22.9 (RA)
As mãos generosas são abençoadas, porque repartem o que têm com quem precisa, Provérbios 22.9 (Bíblia MSG)
Generosa é a pessoa amável, boa, benigna, sensível às necessidades dos outros. O generoso está disposto a dar do que é seu para suprir a necessidade de quem precisa: um copo de água, alimento, roupa, atenção, abraço, etc. A Bíblia diz que há bênção para o generoso, isto é, ele obterá graça e será especialmente favorecido por Deus.
Certo rapaz muito pobre pediu ao Senhor que lhe desse condições melhores de vida. Ele tinha planos, mas, parecia difícil realizá-los. Ao sair da igreja, tropeçou e caiu. Ao levantar notou que em seus dedos havia um pedaço de barbante. Limpou-se do pó e seguiu pensando em que aquele barbante poderia lhe ser útil. Instantes depois, alguns balões perdidos, levados pelo vento, passaram em sua frente. Correu, pegou-os e usou o barbante para amarrá-los.
Uma vendedora de flores carregava o cesto numa mão e o filho pequeno na outra, que logo começou a pedir à mãe que lhe comprasse um. Mas a mãe dizia que não tinha dinheiro. O rapaz, então, resolveu dar os balões ao menino. A vendedora, agradecida, entregou-lhe um lindo ramalhete de flores.
Mais adiante o rapaz encontrou um jovem com semblante triste. Perguntou-lhe a razão e o jovem disse que naquela noite pediria sua noiva em casamento, mas não tinha nada para levar-lhe de presente. O rapaz entregou-lhe, então, o ramalhete. O jovem, contente, deu ao rapaz três laranjas como sinal de gratidão.
O rapaz continuou seu caminho quando encontrou um vendedor de tecidos a carregar um pesado carrinho. Este lhe perguntou onde poderia beber água, pois estava com muita sede. O rapaz não sabia, mas sensibilizado, ofereceu-lhe as três laranjas para aplacar sua sede. O vendedor, feliz com a generosidade do rapaz, deu-lhe um grande tecido colorido com o qual poderia costurar um belo fato. Espantado com o presente, foi o rapaz pelo caminho.
Adiante, uma a carruagem real virou a esquina e parou. Da janela a formosa princesa perguntou-lhe onde comprou o lindo tecido, pois pensava em costurar um fato para o príncipe que aniversariava naquele dia. O rapaz, surpreso, resolveu dar o tecido como presente de aniversário para o príncipe.
A jovem princesa, em gratidão, tirou de seu pescoço uma rica joia de ouro adornada com pedras preciosas e a deu ao rapaz, elogiando-o por sua generosidade. Ao final do dia, o jovem foi avaliar o presente da princesa: valia milhares de dólares. Já não estava distante de seus sonhos. Deus abençoou o rapaz que decidiu agir com generosidade. (Adaptado de um conto japonês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário