segunda-feira, 23 de março de 2015

A Palavra de Deus Escrita


A Palavra de Deus Escrita

À Família CEDUC

Devocional de 04.03.15 – Nº 03

Joubert de Oliveira Sob – Capelão




E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, Jo 1.14



A vinda do Verbo

Vimos anteriormente que Deus é o Criador e tudo criou porque nos ama. Nosso Deus se apresenta em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles são tão unidos em amor e propósito que formam um único Deus. Mas, o Deus Filho, aquele que se manifestou através da Palavra falada por Deus quando disse: – Haja Luz!, veio à terra e habitou entre nós para nos salvar. Ele é Jesus é o Verbo de Deus, a Palavra de Deus. Na Bíblia está escrito:



“No princípio era o Verbo (Jesus), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez (a Palavra de Deus)... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jesus nasceu entre os homens), cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito (Filho único) do Pai.”, João 1.1,3,14.



“Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus... No manto, sobre a coxa, traz escrito o nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Jesus).”,  Ap 19.13,16.



Bíblia - A Palavra de Deus escrita e o principal assunto

A Palavra escrita foi o melhor meio para revelar aquele que é o Verbo, a Palavra de Deus, Jesus Cristo. Essa Palavra escrita é a Bíblia. Deus inspirou escritores para que relatassem vários assuntos, tais como o início do mundo, a história do povo de Israel, a vida de personagens, poesias, profecias, etc. Em meio a estes escritos, ele revelou a sua pessoa e vontade, sendo que o principal assunto da Bíblia é Jesus Cristo, o Messias prometido, o Verbo, a Palavra de Deus revelada. Por ser de inspiração divina era de se esperar que a Bíblia fosse um livro único e excepcional, e ela é!



Bíblia – A biblioteca de 66 livros

A palavra Bíblia significa biblioteca ou coleção de livros. Na Bíblia estão unidos 66 livros escritos por cerca de 40 autores dentro de um período de mais de 1.500 anos. Os livros escritos antes do nascimento de Jesus são chamados de Velho ou Antigo Testamento e possuem 39 livros. Os livros escritos depois do nascimento de Jesus são chamados de Novo Testamento e possuem 27 livros. 


Bíblia - 66 Livros
Antigo Testamento
Novo Testamento
39 Livros
27 Livros


A Bíblia resumida em um único versículo:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito (Filho único), para que todo aquele que nele crê não pereça (morra eternamente), mas tenha a vida eterna. João 3.16



Leia a Bíblia diariamente

Quando lemos a Bíblia todos os dias, podemos ouvir a voz de Deus a falar conosco. Este livro divino e especial revela a vontade, o caráter e os planos de Deus para sua vida em particular, sua família e para o mundo. Não há nenhum outro livro igual. Comece lendo o evangelho de João, depois os Salmos e os demais livros do Novo Testamento. Podemos orientá-lo na leitura se sentir necessidade. Vamos conhecer a revelação escrita de Deus!



Um bandido capturado pela Bíblia

Juan Chavez era um perigoso e temido bandido do México. Por onde passava praticava roubos e até matava sem piedade. Além disso, ele fugia sem deixar nenhum rastro. A polícia nunca conseguia capturá-lo. Um dia, Juan Chavez fez um grande roubo na cidade. E entre o que fora roubado, havia uma Bíblia

 

As autoridades o buscaram por todas as partes, mas ele sumiu. Escondeu-se numa cova no meio de uma montanha entre os arbustos. Ali ficou por vários dias até conseguir atravessar a fronteira. Como ele não tinha nada para fazer e não podia sair daquele lugar, começou a ler aquela Bíblia. A polícia, cansada, desistiu da busca. 

 

Meses depois aconteceu algo inacreditável. No tribunal da cidade de Saltillo, Coahuila, se apresentou um homem dizendo:

 

– Venho entregar-me à justiça! Eu devo ser preso!
– Mas quem é o senhor? Por que eu o privaria da sua liberdade?
– Eu sou Juan Chavez, e venho entregar-me voluntariamente.
– Mas quem capturou o senhor
? Quem o trouxe até a justiça? Perguntou o juiz perplexo. 

 

Com muita paz Juan Chavez mostrou a Bíblia que fora roubada. E apontando para ela disse:

 

– Este livro me capturou! Estou aqui para pagar a minha dívida com a sociedade, assim como Jesus pagou a minha dívida para com Deus.
 

Que poderosa é a Palavra de Deus! Ela é capaz de mudar o coração do homem mais perigoso e distante de Deus! Ela é poderosa para mudar o seu coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário