terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ele escolheu salvar você


Joubert de Oliveira Sobº
Devocional CRE – 21.02.11

E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam: Salvou os outros e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça, agora, da cruz, e creremos nele; confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus. Mt 27.41-43

Jesus salvou a muitos

Jesus livrou muitas pessoas de situações críticas. Grande parte de seu ministério foi dedicado a trazer solução para casos sem esperança, estados insolúveis e definidos de infortúnio, miséria, luto e angústia.

Ao entrar na cidade de Naim Jesus achou-se diante de uma multidão que carregava um defunto, filho único de uma viúva. Jesus condoído por ela, disse-lhe: - Não chore. Tocou o esquife e disse ao rapaz morto: - Jovem, eu ordeno a você: levante-se! O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à sua mãe, Lc 7.11-16. Que enorme salvação Jesus trouxe para aquela mãe que, além de viúva, havia perdido seu único amparo.

Noutra ocasião Jesus curou um cego de nascença. Que perspectiva tinha um cego naqueles tempos a não ser mendigar e depender de pais, parentes ou da boa vontade de conhecidos durante toda a vida? Jesus cuspiu na terra, fez lodo e aplicou nos olhos do cego ordenando-lhe que se lavasse no tanque de Siloé. O cego, após lavar os olhos, passou a enxergar tudo! Jesus o salvou daquele destino inevitável e impossível de ser alterado pelos homens.

Um leproso prostrou-se diante de Jesus dizendo: — Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser!
 Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: — Sim! Eu quero. Você está curado. No mesmo instante a lepra desapareceu! Lc 5.12-14. Muitos foram os livramentos excepcionais que Jesus proporcionou aos desesperançados, salvando aos que estavam nas piores crises de suas vidas.

“Médico, cura-te a ti mesmo”

Agora a situação era impensável. Jesus havia sido preso, espancado e agora pendia numa cruz como alguém sem salvação, sem esperança, em dor e sofrimento. Seus inimigos com ironia logo expressaram o que para eles lhes soava como discrepância: - Salvou os outros e a si mesmo não pode salvar-se... Jesus já havia predito este momento: - Sem dúvida, me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo, Lc 4.23.O que, de fato, estava ocorrendo naquele momento de afronta dos incrédulos? Talvez a história que se segue possa esclarecer-nos.

A história do velho pregador

Quando o jovem pastor apresentou o orador convidado, um velho pregador caminhou para o púlpito e contou a sua história:

Um pai, o seu filho, e um amigo deste navegavam pela costa do pacífico quando foram surpreendidos por uma terrível tempestade que virou o seu barco, varrendo-os para o oceano. Agarrando uma corda de salvamento, numa fração de segundo, o pai teve de tomar a mais dolorosa decisão da sua vida — para quem iria atirar a outra ponta da corda e qual o que iria sacrificar? Ele sabia que o seu filho tinha aceitado Cristo no seu coração e o outro rapaz não.

Angustiado, o pai gritou “Eu te amo filho!” e atirou a corda ao amigo do seu filho. Quando puxou o rapaz de volta para o barco capotado, o seu filho já tinha desaparecido por entre as ondas. O seu corpo nunca foi encontrado. O pai sabia que o filho entraria na eternidade com Jesus e não conseguia suportar a ideia do seu amigo passar a eternidade sem Cristo.

Uma revelação surpreendente

No final do culto, um adolescente da igreja aproximou-se do homem e disse:

- É uma história interessante, mas... qual o pai que, no seu juízo perfeito, iria sacrificar a vida do seu filho na esperança de que o outro rapaz se tornasse Cristão?

- Tens alguma razão no que dizes — respondeu o velho pregador. A história parece não ser realista. Mas eu estou aqui hoje para lhe dizer que esta história me dá uma ideia sobre o que terá sido para Deus sacrificar o Seu Único Filho por nós.  

E continuou: - Sabe... Eu era aquele pai, e este seu jovem pastor era o amigo do meu filho.

Os fariseus que assistiram à morte de Cristo disseram: “Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se”. E eles tinham a razão. Naquele momento Jesus não podia fazer as duas coisas, então, Ele escolheu salvar você.

Você quer receber, hoje, a sua oferta de salvação?

Com base em relato mencionado em
A Palavra Para Hoje - Nº 12, pg. 23.


Nenhum comentário:

Postar um comentário