sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A quem você vai encorajar hoje?


Joubert de Oliveira Sobrinho
Devocional CRE – 07.02.11
JayCBe – 12.02.11

A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra. Pv 12.25

Encorajar significa dar coragem, incentivar, estimular. Em nossas interações pessoais somos mais desencorajados do que encorajados. É muito mais fácil desestimular e desanimar alguém do que animar e incentivar. É preciso avaliar nossos relacionamentos. O que as pessoas sentem quando terminam de conversar conosco? Encorajamos ou desanimamos as pessoas? A maioria de nós espera ouvir uma boa palavra, encontrar alguém ou algo que nos dê ânimo ou nos estimule positivamente para continuarmos a caminhada diária.

Às vezes um comentário infeliz, uma má brincadeira de amigos, uma insensibilidade ou maldade de alguém pode nos desanimar profundamente. Por outro lado, como é bom quando alguém nos faz um elogio, nos fala algo que nos alegra e incentiva.

O que uma boa palavra fez pela ciência

Edmond Halley era um cientista muito dedicado. Ele foi o primeiro astrônomo a teorizar que os cometas seriam objetos periódicos e previu que no ano de 1758 um cometa cruzaria o sistema solar. Devido a essa previsão, em sua homenagem, o cometa passou a ser chamado cometa de Halley. 

Edmond Halley

Ele e seus amigos da Royal Society tinham um problema: queriam encontrar uma explicação para a mecânica do movimento planetário. Como os planetas mantinham seus movimentos ao redor do sol? Por que não escapavam para o espaço? Por que não eram atraídos definitivamente para o Sol? Alguém chegou a oferecer um prêmio para quem conseguisse provar as teorias apresentadas.

Nessa busca, Halley foi visitar Isaac Newton em Cambridge. Isaac era um cientista muito trabalhador e frutífero. Apresentou obras que contribuíram significativamente com a matemática, química, física, mecânica e também, teologia, pois ele amava a Bíblia, lendo e pesquisando-a constantemente. Ele disse: 

A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.

Acredita-se, inclusive, que muitas das suas descobertas não foram anotadas. 

Halley apresentou-lhe a questão e, para sua surpresa, Newton já havia resolvido o problema dos movimentos planetários. Inclusive já teria elaborado os cálculos matemáticos demonstrando que a órbita seria uma elipse, porém as anotações se extraviaram. Ele não sabia onde os havia guardado.

Isaac Newton

Então, Edmond Halley, reconhecendo a ímpar genialidade de Newton e também, sua modéstia, o encorajou a reescrever os cálculos oferecendo-se para publicar seu trabalho e pagar as despesas da impressão dos livros. Newton encorajado, animado e estimulado por Halley, escreveu uma das maiores obras-primas produzidas pela mente humana, o Philosofiae Naturalis Princípia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural) em 1687, obra que estabeleceu as bases para o estudo da Matemática e mudou a forma como as pessoas viam o mundo.

Provavelmente este é o livro de ciências naturais de maior influência jamais publicado. Ele contém as Leis de Newton para os movimentos dos corpos que formam a fundação da mecânica clássica, assim como a Lei da Gravitação Universal. Na formulação das teorias da Física, Newton desenvolveu um campo da matemática conhecido como Cálculo. Ele conseguiu provar o que Kepler afirmava apenas empiricamente sobre o movimento dos planetas.

Ilustração da obra Principia


    
Frontispício (primeira capa do livro)

















































E se Halley, com inveja de Newton, o desestimulasse de reescrever os cálculos? Toda humanidade perderia. Graças a Edmond Halley, Newton pode documentar suas descobertas e enriquecer o mundo. Não é à toa que Newton escreveu esta frase numa carta para Robert Hooke em 15 de Fevereiro de 1676:

"Se enxerguei mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”

Certamente Halley foi um dos gigantes em cujos ombros Newton subiu.


Jesus sempre nos encoraja a perseverar no que é correto

Jesus sempre nos encoraja a continuar e não desistir de fazer o que é certo. Sua Palavra nos anima. Jairo recebeu a notícia da morte de sua filha enquanto levava Jesus para sua casa para orar por ela. Jesus, ao ouvir a má notícia, lhe disse: Não temas; crê somente, e será salva. Lc 8.50. Por causa desta palavra de encorajamento Jairo não desistiu, levou Jesus até sua casa e sua filha que estava morta foi ressuscitada.

Durante a caminhada com Jairo uma mulher que tinha uma hemorragia por doze anos o tocou e foi curada. Jesus parou a caminhada e forçou que ela se revelasse perante todos. Ela temerosa, pois violava a Lei ao estar no meio da multidão sendo uma mulher doente, após explicar sua situação, foi encorajada por Jesus: E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. Lucas 8:48. Ter bom ânimo é o mesmo que ter coragem.

Muitas vezes Jesus encorajou pessoas com palavras boas. Essas palavras estão direcionadas a nós hoje: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16:33.
Na verdade Jesus é o grande gigante nos ombros do qual subimos para olhar para a vida eterna que ele nos prometeu dar. Ele renunciou sua Glória e sua Vida para nos encorajar a voltar para a casa do Pai.

Você é daqueles poucos que animam, encorajam e estimulam os outros a fazerem o que é bom ou é daqueles muitos que desanimam as pessoas ao seu lado? Experimente dizer algumas palavras boas para alguém; faça um elogio sincero; veja o que há de bom nas pessoas e diga para elas o que você vê. Está disposto a ser um gigante para que outros subam em seus ombros? A quem você vai encorajar a fazer grandes coisas hoje?



Confortai as mãos fracas e fortalecei os joelhos trementes. Is 35.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário