terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quando a irmã Candinha orou por mim



Joubert de O. Sobº
Devocional 02 JayCbe – 18.02.11

Grande parte do ministério de Jesus, além de ensinar, estava em curar doentes de várias enfermidades:
Mateus 4:24  E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava.
Lucas 4:40  E, ao pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, impondo as mãos sobre cada um deles, os curava.
Lucas 6:19  E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude que curava todos.

Depois de curar as pessoas, ele ensinou os discípulos a fazerem o mesmo:
Mateus 10:1  E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para curarem toda enfermidade e todo mal.
Mateus 10:8  Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Lucas 10:9  E curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: É chegado a vós o Reino de Deus.

E eles o fizeram e continuaram a fazer:
Lucas 9:1  E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios e para curarem enfermidades;
Lucas 9:2  e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
Lucas 9:6  E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda a parte.
Lucas 10.17  E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.

Por que haveríamos de parar?
Além da ordem direta de Jesus a todos os seus discípulos para imporem as mãos sobre enfermos para que sejam curados, ainda há um dom de cura, onde quem o possui é usado de forma especial e distinta:

Marcos 16.17,18 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
1 Coríntios 12:9  e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
1 Coríntios 12:28  E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Nunca vou esquecer...
Eu estava me sentindo muito mal e não queria brincar. Minha mãe logo percebeu. Com a mão em minha testa sabia que eu ardia em febre. Mesmo assim fui com ela à igreja. Nem me lembro do culto. Eu tinha uns sete anos. Só me lembro de minha mãe, na porta da igreja, chamando aquela irmã que costumava orar pelas pessoas.

A irmã Candinha era uma negra de quase oitenta anos que andava lentamente e curvada com o peso do tempo. Com uma das mãos se apoiava em uma bengala, com a outra segurava onde podia. Sua voz esganiçada e rouca saía não sem esforço da garganta, depois de driblar a má adaptada dentadura. Sempre tinha um lenço na cabeça devido ao pouco cabelo. Era simples e pobre. Dizia-se que descendia de família de escravos e tinha visto e vivido muita injustiça. Mas seus olhos eram muito brilhantes. Em sua face havia vivacidade excepcional; a alegria de seu sorriso remoçava a face enrugada. Ela amava orar e estar com Deus.

Minha mãe lhe disse que eu estava doente e pediu que orasse por mim. A irmã Candinha pôs as mãos ossudas, com dedos compridos, em minha cabeça. A pele de suas mãos era escura por cima e clara por baixo. Ela fechou os olhos e, mesmo curvada, levantou a cabeça pedindo ao Senhor que me curasse. Ordenou que toda a enfermidade saísse em Nome de Jesus. Enquanto ela orava fiquei todo aquecido da cabeça aos pés, por dentro e por fora.

Mal ela disse o Amém, senti uma bela dor de barriga. Minha mãe, espantada, me viu sair do templo e deslizar pelo corredor lateral em direção ao banheiro. Bem, desculpe mencionar, mas toda a enfermidade foi para o esgoto... Fui curado imediatamente.

Muito tempo, muitas curas e enfermidades se passaram. Em minha família, mesmo orando, algumas doenças só foram embora com remédios. Outras, não foram embora. Melhor dizendo: elas foram embora com as pessoas... Mas uma coisa eu aprendi: aquela ordem de Jesus continua valendo.

A oração é o seu primeiro ou último recurso?
Quantas vezes oramos somente quando a situação já está insuportável?! Por que não orar antes? Você costuma chamar alguém para orar por você ou com você por algum assunto em que precisa de direção ou livramento? Você já se ofereceu para orar com alguém ao perceber sua angústia? Você gostaria que orassem com você agora?

Mas, minha mente cética pergunta: e se não houver cura?
Então farei o que sempre faço quando não oro. Com uma diferença: já permiti que Jesus fosse à frente naquele assunto, como alguém que por amor, dever ou educação concede a honra a seu Amigo, permitindo que entre em um ambiente antes de si.

Peço a Deus que faça de você uma “irmã Candinha” ou um “irmão Candinho”. Alguém que apesar da fragilidade e simplicidade, ama a Deus e ousa praticar o que Ele ensinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário