sexta-feira, 29 de maio de 2015

Notícias de Luanda - 28.05.15

Inez e Joubert (diretora e capelão) estão em Luanda, 
Angola, compondo a equipe que organiza e dirige 
a escola cristã de educação por princípios - CEDUC.
Notícias de Luanda
150528
Luanda, 28 de maio de 2015.

...e, nos dias em que buscou o SENHOR, Deus o fez prosperar, 2Cr 6.5

Odebrecht e Kambas do Bem


No dia 30 de abril recebemos a visita oficial das principais instituições que possibilitaram a construção do prédio do CEDUC: Odebrecht e Kambas (amigas) do Bem. Na ocasião o Pr. Itamar, como Mantenedor e a Diretora Inez mostraram às representantes daquelas entidades o andamento da escola: a equipe de trabalho do CEDUC, a administração, as instalações até então obtidas e as principais ações implementadas e em pleno funcionamento.

Preparamos, então, o Devocional semanal com os visitantes e as crianças. Cantamos louvores e encenamos uma peça cuja mensagem era: Quem é Realmente Feliz? onde três trabalhadores, que faziam o difícil trabalho de quebrar pedras para a construção de uma grande Igreja, tinham visões totalmente diferentes sobre a razão de seus trabalhos. Ao serem perguntados sobre o que estavam a fazer, o primeiro respondeu irritado, a lamentar, que quebrava pedras; o segundo respondeu que trabalhava pelo salário que iria receber; e o terceiro, demonstrando satisfação, disse estar construindo uma grande Igreja para as famílias do vilarejo. 

Concluímos que o terceiro trabalhador era mais feliz porque olhava para o propósito nobre e grandioso de seu esforço (Leia este devocional logo abaixo neste blog). Oramos, então, para que a alegria do Senhor estivesse nos corações de todos os que trabalharam para a construção da escola que está abençoando as famílias do bairro do Zango III, na cidade de Luanda.


As crianças agradeceram carinhosamente as representantes das entidades que, além de comovidas, ficaram admiradas ao ver tão bons resultados em tão pouco tempo de atividades (quatro meses!). Foi uma manhã muito rica, agradável e de bons frutos.

O Dia das mães
   
Na semana seguinte, dia 07.05, preparamos o Devocional cujo tema era o Dia das Mães. Após um alegre tempo de louvor e adoração com apresentação de danças e declarações de amor e gratidão das crianças para as mamães, destacamos o cuidado, a importância e o amor que Jesus demonstrou para com sua mãe, Maria, mesmo no momento de maior angústia e dor. 
  
Depois contamos a história da mulher que maltratava sua mãe e, após a morte desta, descobriu que sua pequena filha pretendia, no futuro, tratá-la da mesma maneira (devocional a ser publicado em breve neste blog). Fomos encorajados a agir como Jesus: amando, cuidando e atendendo nossos pais, especialmente as mamães, em suas necessidades.
As crianças juntos com os professores, fizeram alguns presentes especiais para suas mamães. Os menores prepararam um caixinha pintada por eles tendo em seu interior um bombom e algumas balas para adocicar o dia das mamães. Os maiores capricharam no artesanato produzindo pequenas carteiras feitas de caixas de leite revestidas de tecidos.



A Sala da Iniciação


A Pastora Fabiana, esposa do Pr. Itamar, esbanjou talento ao preparar a decoração da sala da Iniciação (equivalente à Educação Infantil) onde as crianças têm em torno de cinco anos. Ela voluntariamente comprou os materiais, os preparou e depois os instalou na sala que ficou um brinco. Veja que espetáculo! As crianças amam ainda mais a sua sala. Elas se sentem amadas. Esta é a realidade aqui no CEDUC. 



Palavras Surpreendentes


Por fim, eu e a Inez fomos impactados com algumas declarações que nos encheram de satisfação e, ao mesmo tempo, nos fizeram sentir o peso da responsabilidade que todos nós temos no Reino de Deus.


Aos domingos, Domingas e família 

Domingas ao centro da foto
A aluna Domingas tem ido conosco para a igreja aos domingos. Ela só pode ir se levar seus quatro irmãos menores – uma “escadinha” em que a menor, a Santinha, é um bebê que ainda não aprendeu a andar. Domingas tem quatorze anos e estuda na classe do Módulo (equivalente ao Supletivo). Há três meses atrás ela aceitou a Jesus ao final da ministração da Palavra. Dias atrás ela nos surpreendeu expressando a consciência e o desejo do seu coração para com Deus dizendo no carro, enquanto íamos para a igreja:

Pastor, não vejo a hora do próximo batismo! Eu quero que você me batize! 

O pedido de um pai


Noutra ocasião, saíamos da escola eu e a Inez, quando fomos abordados, já no portão, por um pai cujos filhos são alunos do CEDUC. Ele fez questão de nos cumprimentar, fazer alguns elogios pelo trabalho da escola e fazer especialmente alguns pedidos. O primeiro tinha a ver com a administração da escola e o segundo nos surpreendeu pela sinceridade e franqueza. Com humildade pediu um favor:


– Gostaria de pedir ao pastor que desse orientação espiritual ao meus filhos, nas coisas da fé. Por favor ensine a Bíblia para eles. Agora que ganharam a Bíblia, eles querem conhecer mais as histórias. Isso é muito bom; faz muito bem para a gente e para eles também...

E a “Chapa Crente” esquentou


Periodicamente uso uma aula para dar aos alunos a oportunidade de perguntarem sobre qualquer assunto. Chamo de “Chapa Crente”. Explico que meu compromisso é tentar responder de acordo com os princípios que a Bíblia ensina e conforme os conhecimentos que tenho. Se eu não souber responder, digo que não sei e vou procurar a resposta. Quem vai para a “chapa” quente sou eu e, geralmente, eles amam me “fritar”. Para que não tenham vergonha, proponho que escrevam num papel sem necessidade de identificação. 

Alguns chegam até a ficar nervosos querendo ver minha expressão ao ler suas perguntas “apimentadas”... Mas em geral, as perguntas giram em torno dos mesmos assuntos: namoro, curiosidades da ciência, sexualidade, namoro, morte, problemas no lar, namoro, sentimentos, dúvidas bíblicas, namoro e etc.

Abro cerimoniosa e misteriosamente cada pedacinho de papel e leio em voz alta. De vez em quando ouço um Ooooh! generalizado quando a pergunta é considerada ousada. Assim vou abrindo e respondendo na medida do possível.

No meio dos papéis desdobro um pedaço menor que todos, com poucas palavras escritas. Surpreendo-me. A força delas é muitas vezes maior que qualquer escabrosa questão. O ínfimo bilhete pesa toneladas em minhas mãos. O impacto das letras me desarticula. Eu não ouso pronunciá-las. Experimento uma satisfação permeada do fardo da responsabilidade que, pela consciência de meus frágeis limites, deságua em tremor e temor diante de Deus que, em tudo, me conhece. 

Constranjo-me. Naquele papel não está uma dúvida. As palavras não formulam uma pergunta infantil. O manuscrito é um documento de confissão terna de um anelo que, em algum momento, brotou no coração da criança:

Pastor eu quero ser como tu.

Abração,
Inez e Joubert

Fotos:
Ionara Vieira 
Joubert de O. Sobº


Motivos de oração
  • Que os novos convertidos permaneçam na fé.
  • Pela abertura da nova igreja no CEDUC (Estratégia: evangelização de crianças).
  • Por nossa saúde.
  • Por vitórias nas batalhas e resistências espirituais.
  • Suprimento para compra de um carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário